F1: Obras em Monza deverão começar este mês
Itália quer manter as duas atuais provas no calendário da Fórmula 1 até 2030, mas Stefano Domenicali, responsável máximo da Fórmula 1, admitiu recentemente que o traçado de Monza continuar a receber a competição, seria preciso os promotores melhorarem o evento e as obras necessárias terem início o mais rapidamente possível.
O Presidente do Automobile Club d’Italia (ACI) explicou ao La Gazzetta dello Sport em novembro passado, que faltavam “apenas” alguns pormenores para serem finalizados os acordos de renovação por cinco anos entre os organizadores do GP de Itália em Monza e o GP de Emília-Romagna em Imola, tendo como objetivo assinar a renovação com a Fórmula 1 no final de 2024. No entanto, Domenicali disse pouco mais tarde, que “os trabalhos em Monza deveriam ter começado depois do Grande Prémio e ainda não começaram em dezembro. Agora devem começar num futuro próximo”.
A edição italiana do Motorsport.com indica agora que as obras para modernizar o circuito deverão arrancar nos primeiros dias deste mês, sendo o mais urgente um novo asfalto no traçado, a manutenção e ampliação de passagens subterrâneas para o público, melhorando, dessa forma, o fluxo de pessoas durante o Grande Prémio. Ao mesmo tempo, deverão ter sido autorizados os fundos necessários à melhoria da cobertura das boxes e para a construção de novas bancadas.
A prova em Monza realiza-se em setembro, mas até essa altura, devendo ocorrer a inspeção da FIA um pouco antes disso, as entidades italianas terão de ter a pista com o novo asfalto e as passagens subterrâneas finalizadas. Será bastante ‘apertado’ e terá de convencer a Fórmula 1 para a renovação do contrato por mais cinco anos após 2025.
Quando terminam os contratos com os atuais circuitos do calendário da Fórmula 1? Veja na seguinte tabela:
GP | Circuito | Final de contrato |
Japão | Suzuka | 2024 |
Grã-Bretanha | Silverstone | 2024 |
Bélgica | Spa-Francorchamps | 2025 |
Mónaco | Monte Carlo | 2025 |
Itália | Monza | 2025 |
México | Hermanos Rodriguez | 2025 |
Itália | Imola | 2025 |
Países Baixos | Zandvoort | 2025 |
China | Xangai | 2025 |
EUA | Las Vegas | 2025 (plano para se manter durante mais 10 anos) |
Azerbaijão | Baku | 2026 |
EUA | COtA, Austin | 2026 |
Espanha | Barcelona | 2026 |
Singapura | Marina Bay | 2028 |
Áustria | Red Bull Ring | 2030 |
Brasil | Interlagos | 2030 |
Abu Dhabi | Yas Marina | 2030 |
Arábia Saudita | Jidá e futuro circuito de Qiddiya | 2030 |
Canadá | Montreal | 2031 |
EUA | Miami | 2031 |
Hungria | Hungaroring | 2032 |
Catar | Lusail | 2032 |
Barém | Sakhir | 2036 |
Austrália | Albert Park | 2037 |
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI