Dakar: etapa de 48 horas pode baralhar muitos as ‘contas’

Por a 2 Janeiro 2024 11:07

O Rali Dakar nasceu de um pesadelo vivido pelo seu mentor, Thierry Sabine, e depois de um período de profunda solidão e drama, veio a inspiração, de uma prova que colocasse todo o tipo de desafios aos concorrentes, proporcionada pela natureza e pelos elementos. É assim até hoje, com graus de maior ou menor dificuldade, o Dakar sempre ‘quis’ ir para lá dos limites, agora nos novos tempos, sem os ultrapassar.

Mas continua sem dúvida a ser a prova de todo-o-terreno mais exigente do mundo.

Este ano, novo tipo de etapa faz a sua estreia, uma etapa de 48 horas. Nunca vista no Dakar.

Este é um novo formato de etapa, disputada em dois dias com as restrições de uma etapa maratona, embora os concorrentes possam ajudar-se mutuamente durante a noite. Contudo, os pilotos e as equipas estarão espalhados por oito bivouacs diferentes pois quando os relógios ‘baterem’ as 16 horas, todos os veículos terão de parar no ‘acampamento’ mais próximo que encontrarem. Sem ligação e, portanto, sem conhecerem os desempenhos dos seus rivais – como se estivesse a decorrer um dia de etapa normal – os concorrentes acamparão e partirão de novo às 7 horas da manhã do dia seguinte para completar a parte restante do percurso. A ‘contagem’ será feita após cerca de 600 quilómetros de etapa especial.

É este o espírito original do Dakar, longas etapas sem assistência, mas este ano a ASO tentou manter de fora toda a estratégia, mas é certo que antes as equipas podem ter uma abordagem mais orientada para a estratégia nas etapas que antecedem esta Maratona, pois quem sair à frente, não vai ter vida nada fácil.

Mas serão 48 horas em que deverá suceder tanta coisa, que esse facto, sair à frente, até pode ser de somenos importância. Normalmente, a navegação para as equipas de automóveis é ligeiramente facilitada pelos trilhos já estabelecidos pelas motos e quads, mas para a etapa de 48 horas, as motos/quads percorrerão um percurso separado dos automóveis.

Pelo menos espírito original do Dakar vai regressar nestes dois dias, isso é certo. As equipas não podem levar ligações satélite, e internet no ‘Empty Quarter’ é algo que não existe, pelo que ninguém vai saber o que estão a fazer os ‘outros’. As contas sabem-se no fim…

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado