Dakar: As principais mudanças nos regulamentos dos autos

Por a 2 Janeiro 2024 10:09

Como sempre, todos os anos há mudanças mais ou menos significativas nos regulamentos do Dakar: aqui ficam as principais mudanças, muito resumidas.

Extensão do Setor Seletivo

A quilometragem de uma Etapa pode incluir grandes Zonas de Transferência (velocidade controlada) e os concorrentes devem ter conhecimento disso o mais cedo possível, tanto para a sua estratégia desportiva como por razões logísticas.

NÚMEROS DE CORRIDA, IDENTIFICAÇÃO OBRIGATÓRIA E PUBLICIDADE

Fundamentação> Permitir que os concorrentes que participem tanto no W2RC como nas Bajas utilizem um único formato para os números de corrida e identificação, evitando assim a necessidade de mudar constantemente a pintura e o posicionamento dos parceiros

PRÓLOGO

Justificação> Simplificar e evitar a “dupla penalização” no caso de um mau Prólogo, em que um concorrente acaba por ter uma má ordem de partida para as Etapas 1 e 2.

ALTERAÇÕES AO REGULAMENTO:

  • Art. 2.25: nova definição de Prólogo (já não é a Secção 1 da Etapa 1)
  • Art. 33.1.4: o Prólogo é organizado antes da Etapa 1 e determina a ordem de partida da Etapa 1
  • Art. 33.2: a extensão do Prólogo é de 5 a 30 km
  • Art. 33.3.1: O Prólogo continua a ser cronometrado ao décimo de segundo, mas deixa de ser necessário arredondar os tempos
  • Art. 33.4.1: o Prólogo não conta para a classificação geral
  • Art. 33.4.3: ausência de participação ou desistência no Prólogo = última posição do grupo
  • Art. 33.4.4: registo tardio no CT antes do início do Prólogo = aplicação do ponto 33.4.3
  • Art. 34.3.3: as reparações efectuadas entre o Prólogo e a Etapa 1 necessitam de uma verificação minuciosa o mais tardar 1 hora antes da hora prevista para o início da prova
  • Apêndice I -Art. 33.º: penalização apenas pela ausência de um piloto na cerimónia de seleção das posições

ORDEM DE PARTIDA PARA A ETAPA 1

Fundamentação> Evitar situações estranhas em que pilotos com poucos pontos (e por isso possivelmente não muito rápidos) arranquem à frente de pilotos de Platina ou Ouro que ainda não estão classificados no Campeonato.

ALTERAÇÕES AO REGULAMENTO:

Art. 32.2.1: apenas os 10 primeiros do Campeonato são considerados para a ordem de partida (NB: quando não há Prólogo)

Art. 32.1.2: Os 5 primeiros dos campeonatos anexos (Challenger, SSV…) partem em primeiro lugar nos seus grupos

Art. 32.1.3: os mesmos princípios utilizados para a 1ª prova do ano, com base na classificação do ano anterior (NB: 32.1.2 suprimido em conformidade)

EXCESSO DE VELOCIDADE DURANTE A PROVA / LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

Fundamentação> Clarificar o texto e simplificar as regras relativas ao excesso de velocidade durante a SS

ALTERAÇÕES AO REGULAMENTO:

Art. 27.2.1: se a lei de trânsito e os limites de velocidade NAV-GPS forem diferentes, deve ser respeitada a velocidade mais baixa

Art. 27.3.1: apenas um impulso de tolerância para o excesso de velocidade durante o SS

Apêndice I -Art. 27.3.1: novas sanções:

  • 10s x número de impulsos entre 1 e 5 km/h
  • 1m x número de impulsos a mais de 5 km/h

PEDIDO DE ULTRAPASSAGEM, ZONAS DE CONTROLO DA VELOCIDADE

Fundamentação> Evitar comportamentos antidesportivos

ALTERAÇÕES AO REGULAMENTO:

Art. 47.3.3: os pedidos de ultrapassagem não podem ser feitos dentro das Zonas de Controlo de Velocidade

Fundamentação> Dar flexibilidade aos organizadores

ALTERAÇÕES AO REGULAMENTO:

Art. 37.2.3: supressão do artigo que proíbe a existência de mais zonas de controlo de velocidade consecutivas com velocidades diferentes numa secção seletiva

PONTOS DE PASSAGEM

Justificação> Adaptar a forma como os WPs dados pelo Carro Oficial de Abertura são implementados

ALTERAÇÕES AO REGULAMENTO:

Apêndice III -Art. 5.3: a numeração do estilo WP.1 para os waypoints do Carro Oficial de Abertura apenas para road books em papel, uma vez que o software do road book eletrónico irá renumerar-se automaticamente

Fundamentação> Definir todas as caixas do road book como WPP em Setores Seletivos de Segurança Tipo B

ALTERAÇÕES DE REGULAMENTOS:

Art. 43.7: As WPP podem ser numeradas e aparecer na lista de balizas do road book

Art. 43.7: Nos Setor Seletivos de segurança de tipo B, cada caixa do road book é considerada uma WPP se não estiver já definida como outro tipo de WPP

PENALIDADES

Fundamentação> Esclarecimento sobre as penalizações que são adicionadas ao tempo do Setor Seletivo

ALTERAÇÕES AO REGULAMENTO:

Art. 2.36: definição melhorada do que é uma penalização desportiva (= adicionada ao tempo da SS)

Apêndice I: especificação, sempre que possível, de que uma penalização é desportiva

Fundamentação> Clarificar a penalização de mudança de bloco do motor

ALTERAÇÕES AOS REGULAMENTOS:

Art. 24.2.1: penalização por alteração do bloco do motor a aplicar na Etapa seguinte à alteração

Apêndice I -Art. 24.2.1: penalização por mudança de bloco do motor fixada em 20 horas (em vez de 50 anteriormente)

ORDEM DE PARTIDA DAS ETAPAS SEGUINTES

Fundamentação> Os pilotos Challenger/SSV são prejudicados quando partem à frente dos Ultimates, que têm velocidades de ponta muito mais rápidas. Esta regra permitirá que todos os concorrentes Ultimate de topo arranquem à frente todas as manhãs.

ALTERAÇÕES AOS REGULAMENTOS:

V1 Art. 32.2.6: novas regras de ordem de partida

V1 Art. 32.3: Os Platinum/Gold com outras viaturas que não a Ultimate serão reposicionados após o último piloto com um tempo inferior a 115% do tempo mais rápido do grupo.

Todos os outros concorrentes

5 primeiros Camiões

Todos os carros com tempo inferior a 120% do mais rápido

Outros pilotos Gold com Ultimate

Outros pilotos Platinum com Ultimate

Pilotos com Ultimate e tempo inferior a 115% do mais rápido

EQUIVALÊNCIA DE TECNOLOGIA ENTRE T1+ E T1.U

Justificação> ligeira atualização dos critérios que desencadeiam o ajustamento da EoT a e melhor distribuição dos custos, evitando a transferência do custo para os condutores privados.

ALTERAÇÕES DE REGULAMENTOS:

V1 Art. 13.4.4: a diferença de aceleração entre os melhores T1+ e T1.U passa a ser medida entre 90 e 160 km/h (em vez de 70-150 km/h)

V1 Art. 13.4.5: os custos de implementação da EoT passam a dizer respeito apenas aos pilotos Platinum/Gold inscritos na primeira ronda do Campeonato, com taxas variáveis em função do registo W2RC e da classe T1+/T1.U

PNEUS PARA PILOTOS PLATINA/OURO COM VEÍCULOS ULTIMATE

Justificação> Alargar uma medida de redução de custos ao Dakar

ALTERAÇÕES AO REGULAMENTO:

V1 Art. 10.1.5: a utilização única de um tipo de pneu é alargada a todas as provas do W2RC

CHECK-IN TARDIO NO TC, PARC FERME, ETAPA MARATONA

Justificação> Evitar tácticas para beneficiar de uma melhor ORDEM de partida

ALTERAÇÕES AO REGULAMENTO:

Apêndice I -Art. 38.2.10: a penalização por atraso no check-in passa a ser de 1 minuto de penalização por minuto de atraso (inalterado em Bajas, continua a ser de 10 segundos por minuto de atraso)

PENALIZAÇÃO DE SECÇÃO SELECTIVA

Fundamentação> Uma equipa que tenha falhado mais de 40% dos WPs numa SS é considerada como tendo-se retirado para toda a Etapa. É mais justo considerá-lo retirado apenas para a SS em causa. Esta regra também evitará cálculos desnecessários para a aplicação de penalizações.

ALTERAÇÕES AOS REGULAMENTOS:

Art. 34.1: Esclarecimentos sobre o motivo de um abandono

V2 Art. 43.1.4: O número máximo de WPs perdidos é 40% do SS, e não 40% de toda a etapa.

V2 Art. 48.1: Uma tripulação que não complete uma SS é penalizada com um Setor Seletivo.

V2 Art. 58.2.4: Uma tripulação que receba mais penalizações de SS do que a metade truncada do número total de SS não será classificada (por exemplo, no caso de 3 SS, a metade truncada é 1).

V2 Art. 58.2.5: Uma equipa que tenha recebido uma penalização de SS na última Etapa, deve trazer o seu veículo para o parque fechado uma hora antes da hora de afixação da Classificação Provisória para ser classificada.

Apêndice I -48.1: A penalização por Setor Seletivo é de 150% do tempo máximo se o concorrente tiver iniciado a SS, e de 200% se não tiver iniciado (com um mínimo de 4 horas).

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