MOMENTOS DO ANO: Presidente da FIA iniciou 2023 com anúncio importante para a F1
Fazendo a retrospetiva do ano de 2023, ainda no seu segundo dia, Mohammed ben Sulayem, Presidente da FIA, fez saber que a entidade que lidera iria dar início à abertura de um período de candidaturas para equipas interessadas em competir na Fórmula 1. Seria o primeiro passo para aquele que é um dos cavalos de batalha de ben Sulayem: a adição de mais uma equipa na grelha da competição mundial. Só que, como sabemos, ainda não se concretizou.
Mohammed ben Sulayem anunciou o pedido de abertura à sua equipa do processo de interessados em aderir à Fórmula 1 – ‘Expressions of Interest’ – o que poderá levar ao surgimento de uma décima primeira equipa.
O Presidente da FIA utilizou a sua conta no Twitter para revelar o lançamento do “processo de manifestação de interesse” para determinar qualquer interessado em juntar-se às dez equipas já existentes, sendo o primeiro passo para encontrar equipas ou marcas com o interesse genuíno na criação de uma equipa de Fórmula 1.
Com forte resistência à ideia de acrescentar outra equipa à grelha, a abertura deste processo não foi bem recebido pelas estruturas.
A Andretti tem o desejo de entrar na Fórmula 1, reiterando frequentemente que têm os fundos necessários, mas naquela altura havia a dúvida se a Porsche poderia ser uma das partes interessadas neste processo, o que não se veio a concretizar.
Foto: Philippe NANCHINO/MPSA