Audi RS Q e-tron mais evoluído: finalmente, à ‘prova’ de Dakar?
A equipa de desenvolvimento da Audi Sport, liderada pelo Dr. Leonardo Pascali melhorou o RS Q e-tron em várias áreas. Aproveitando, como sempre, a aprendizagem de tudo o que ficou para trás, o Rali Dakar sempre teve o condão de surpreender as equipas com ‘novos’ limites de dureza e mesmo depois de milhares de quilómetros em Setores Seletivos o terreno do Dakar consegue surpreender as equipas todos os anos e o último Dakar não foi exceção.
Por isso, terceiro ano, terceira ‘versão’ do Audi RS Q e-tron: “A nova configuração melhora o conforto e é também muito eficiente”, enfatiza Carlos Sainz, que otimizou muitos modelos de rali nos seus quase 40 anos como piloto profissional. Mattias Ekström acrescenta: “Para mim, o que interessa é a forma como conseguimos utilizar o carro na perfeição na areia. Ajuda o facto de podermos conduzir sobre as dunas sem precisarmos de trocar de relação de caixa.”
Edouard Boulanger refere as evoluções ao longo do desenvolvimento: “No início do projeto, a atenção centrou-se, fundamentalmente, no desenvolvimento da complexa tecnologia de transmissão e do automóvel. Entretanto, também encontramos tempo para melhorar muitos aspetos do cockpit.
Podemos controlar melhor os níveis de ruído e os seus efeitos, e o condutor e o copiloto estão também mais protegidos contra as consequências de impactos fortes e cargas extremas.
Os técnicos trabalharam arduamente neste domínio durante o último ano e fizeram verdadeiros progressos. Merecem um grande elogio por isso”. A unidade de tração elétrica do RS Q e-tron conta com uma bateria de alta tensão alimentada por um conversor de energia.
Desde o último Rali Dakar que a Audi tem vindo a utilizar reFuel (à base de resíduos) enquanto combustível para o seu funcionamento, o que permite reduzir as emissões de dióxido de carbono em 60%. Os regulamentos para janeiro de 2024 limitam a potência do sistema de tração elétrica a 286 kW, distribuídos entre os eixos dianteiro e traseiro. Muitos outros novos detalhes reduzem os tempos de manutenção para a equipa e tornam o protótipo mais seguro, mais fiável e mais confortável.