Revolução no sistema pontual do WRC 2024
A FIA publicou os regulamentos desportivos do WRC 2024, e há alterações sensíveis no sistema de pontuação. Já se sabia que essa questão estava a ser discutida, era claro que iriam existir alterações e elas aí estão, com os Campeonatos do Mundo de Ralis de Construtores, de pilotos e co-pilotos, a passarem a ser atribuídos pontos para até ao final do dia de sábado, depois há uma pontuação só para o dia de domingo e ainda acrescem os pontos da PowerStage. Ou seja, o total máximo é à mesma 30 pontos, mas divididos por 18 (sábado) 7 (domingo) 5 PowerStage. A primeira parte do rali, independentemente se começar na 5ª feira, termina no sábado, em que existe uma classificação geral (com todas as penalizações de tempo acumuladas até e incluindo o último controlo horário de sábado) de acordo com a seguinte Escala:
1º: 18 pontos
2º: 15 pontos
3º: 13 pontos
4º: 10 pontos
5º: 8 pontos
6º: 6 pontos
7º: 4 pontos
8º: 3 pontos
9º: 2 pontos
10º: 1 ponto
Para marcar pontos, a equipa deve estar classificada na Classificação Final. Ou seja, para efeitos de pontuação do ‘rali’ a prova termina ao sábado.
Posteriormente, para o Campeonato do Mundo de Ralis para Fabricantes, para Pilotos e Navegadores, serão atribuídos pontos adicionais de acordo com a seguinte escala serão atribuídos de acordo com uma classificação geral acumulada classificação geral acumulada apenas de domingo, compreendendo a parte desde o primeiro controlo horário após o reagrupamento noturno até e incluindo o último controlo horário do elemento de competição do rali (com todas as penalizações de tempo acumuladas nesta parte da competição).
Ou seja, o domingo tem pontuação adicional desse dia, evitando-se assim andar a poupar para a PowerStage, que continua a existir tal como era.
Os pontos a atribuir do dia todo de domingo:
1º: 7 pontos
2º: 6 pontos
3º: 5 pontos
4º: 4 pontos
5º : 3 pontos
6º: 2 pontos
7ª: 1 ponto
Por fim, para os Campeonatos do Mundo de Ralis de Construtores, Pilotos e para co-pilotos, serão atribuídos pontos adicionais de acordo com a seguinte tabela serão atribuídos de acordo com a classificação da Power Stage, tal como já existia, ou seja, no domingo temos pontos para o dia inteiro e ainda para a Power Stage.
1º: 5 pontos
2º: 4 pontos
3º: 3 pontos
4º: 2 pontos
5º: 1 ponto
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
E a solução é… ligar o complicómetro.
Talvez fosse mais lógico criar condições de haver 20-25 carros na classe principal em vez de 8, que na realidade, infelizmente, são apenas 6.