F1: Equipas afastam-se da investigação da FIA e defendem Susie Wolff

Por a 6 Dezembro 2023 18:11

A FIA iniciou uma investigação para entender se há troca de informação entre Toto e Susie Wolff. Já tinha sido notícia no final da semana passada a preocupação de alguns chefes de equipa face a Toto Wolff e Susie Wolff. Havia relatos sobre o potencial conflito de interesses entre o chefe de equipa da Mercedes e a diretora-geral da F1 Academy – subsidiária da Fórmula 1.

A edição de dezembro da revista Business F1 dá conta desta situação, reportando ainda que Toto Wolff alegadamente recebeu informações confidenciais da FIA sobre a análise aos limite de custos da temporada de 2021, passando a ser do conhecimento dos órgãos de comunicação social antes de todas as outras terem tido acesso aos resultados, incluindo a Red Bull que foi considerada culpada de infringir o regulamento financeiro e ter sido sancionada pela entidade federativa. 

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem terá sido pressionado e pediu uma investigação sobre isso. A declaração da FIA, que não mencionava nomes, dizia: “A FIA está ciente da especulação dos media centrada na alegação de que informações de natureza confidencial foram passadas a um diretor de equipa de F1 por um membro do pessoal da FOM. O Departamento de Conformidade da FIA está a analisar o assunto”.

Ora hoje, por volta da mesma hora e com o mesmo conteúdo, todas as equipas, à exceção da Mercedes, lançaram um comunicado onde se pode ler o seguinte (usaremos o comunicado da McLaren como exemplo, mas todas publicaram o mesmo):

“Podemos confirmar que a McLaren não apresentou qualquer queixa à FIA relativamente à alegação de que informações de natureza confidencial foram transmitidas entre um Diretor de Equipa de F1 e um membro do pessoal da FOM. Temos o prazer e o orgulho de apoiar a F1 Academy e o seu Diretor-Geral através do nosso compromisso de patrocinar um concorrente com as nossas cores a partir da próxima época”.

Neste comunicado, Susie Wolff é defendida por todas as equipas e, ao contrário do inicialmente dito, não terão sido as equipas a pressionar a FIA a avançar com a investigação

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
17 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
917/30
9 meses atrás

Ora bem, se isto não é a F1 a ser políticamente correcta não sei o que será… quanto não valeu a menção á misóginia na declaração da Sra Wolff…

Pity
Pity
9 meses atrás

Como o campeonato acabou e ainda faltam três meses para o próximo, há que entreter a “maralha” seja com verdades ou mentiras. Ou será antes mais um capítulo da guerra FIA x FOM? Aguardo cenas dos próximos capítulos.

Phil1971
Phil1971
9 meses atrás

Ora todas as equipas fizeram um comunicado a dizer que não fizeram qualquer queixa! Mas será que aqui alguns que ontem disseram que era e paço a citar “Tudo show da redbull…” tem agora a coragem de se retratar? Creio que não!

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Phil1971
9 meses atrás

Ainda estás naquela fase do “se não sobes aquele telhado não és “homem” nem és nada”?
Podia-lhe explicar as coisas de forma profunda mas não vale a pena. Estive a ler os seus comentários à notícia de ontem, e fiquei desapontado. Não sabe ser imparcial no que diz respeito à Mercedes.

917/30
Reply to  Daniel Sousa
9 meses atrás

Falaste em “imparcialidade”? Tu??? 🤣🤣🤣🤣

Phil1971
Phil1971
Reply to  Daniel Sousa
9 meses atrás

Está muito enganado se for ler os meus comentários, não só o de ontem mas todos os que envolvem possíveis fraudes ou prevaricações o que digo sempre é que quem os viola tem que ser responsabilizado e após isso tema encerrado. Isto é ser imparcial percebe a diferença! Quanto a ser homem, coerente e íntegro tem muito que aprender basta ler os seus comentários ao longo dos meses

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Phil1971
9 meses atrás

Deixe-se lá de tratar mal as pessoas…
Gostava que fosse imparcial a analisar spa de 2021 e o campeonato de pilotos de 2021.
Ficarei a aguardar.

4RcNg
4RcNg
9 meses atrás

Afinal ninguêm tem queixa de nada, nem o ‘grande problema’ é sequer um problema. Lá está a FIA em modo ‘montanha a parir um rato’!

garantia4
garantia4
Reply to  4RcNg
9 meses atrás

Até podemos dar um título ao folhetim: ‘Toto the untouchable’.

garantia4
garantia4
9 meses atrás

Entre o primeiro comunicado de uma equipa e o último passaram trinta e seis minutos.
E todos com o mesmo texto.
Portanto, a dúvida: Bluff de quem ? Não ? Expliquem lá então porque é que a fia inventou que um ” Team Principal” pediu a abertura de um inquérito/ investigação….. Alguém tem uma resposta ?

Pity
Pity
Reply to  garantia4
9 meses atrás

Tenho eu, foi o Ron Dennis 🙂 🙂 🙂 Não é Team principal, mas já foi. A FIA não especificou se é um TP actual….. 🙂 🙂

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
9 meses atrás

Olhe, depois dos desmentidos de todas as equipas, queria que ficasse bem claro que
NÃO FUI EU A DENUNCIAR O TOTO
TENHO ORGULHO EM SER APOIANTE DA ACADEMIA DA SUSIE

nos tempos que correm, nunca se sabe ( será que preciso de advogado?)

P.S. Foi o Vettel. 10 segundos de penalização. E 5 lugares na grelha.

Last edited 9 meses atrás by jo baue
Pity
Pity
Reply to  garantia4
9 meses atrás

De facto, o melhor é levarmos o caso a rir-

Scirocco
Scirocco
9 meses atrás

A FIA continua a ser a mais responsável neste imbróglio ao convidar a S. Wolff para o cargo em questão. É claro que há conflito de interesses. A questão não é se houve ou vai haver fuga de informação, mas sim a possibilidade de o haver e esta é clara. Na realidade quando um Presidente acha que um pedido do filho é suficiente para começar uma investigação sobre decisões de 4 milhões de Euros e isso não ser um conflito de interesses, porque é que nos admiramos quando uma FIA faz o mesmo? Sem duvida a cereja no topo do… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Scirocco
9 meses atrás

Há uma grande confusão entre FIA e FOM / Liberty. A F1 Academy é da responsabilidade desta última, não da FIA. Foi a FOM / Liberty que convidou a Susie Wolff, portanto, a FIA não tem qualquer responsabilidade na contratação. A FIA só se meteu ao barulho por causa da Susie ser casada com o chefe da Mercedes.

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
9 meses atrás

E quem meteu a mulher do Wolf ali? E quantas reuniões à porta fechada não teve ela com a FIA? E o acesso a “vozes do corredor” que possam interessar a alguém teve ela ambiente fia?

iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
9 meses atrás

A FIA devia se ter preocupado era tido vergonha do 1º campenato do Max que foi vergonhoso… Aqui não há nada de confito de interesses porque estes não se cruzam, é uma estúpidez… Metem cérebro nesta gente…

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado