F1: Chefes de equipa preocupados com possível conflito de interesses entre Toto e Susie Wolff 

Por a 2 Dezembro 2023 14:50

Há relatos de preocupação por parte de alguns responsáveis das equipas de Fórmula 1 sobre o potencial conflito de interesses entre o chefe de equipa da Mercedes Toto Wolff e a diretora-geral da F1 Academy – subsidiária da Fórmula 1 – Susie Wolff. 

A edição de dezembro da revista Business F1 dá conta desta situação, reportando ainda que Toto Wolff alegadamente recebeu informações confidenciais da FIA sobre a análise aos limite de custos da temporada de 2021, passando a ser do conhecimento dos órgãos de comunicação social antes de todas as outras terem tido acesso aos resultados, incluindo a Red Bull que foi considerada culpada de infringir o regulamento financeiro e ter sido sancionada pela entidade federativa. 

O possível acesso de Wolff a esta informação, segundo a mesma publicação, terá sido concedido por Shaila-Ann Rao, que substituiu interinamente Peter Bayer como Secretária-Geral da FIA em junho de 2022. Rao tinha ocupado anteriormente o cargo de Diretora Jurídica da FIA – entre 2016 até ao final de 2018 – para depois passar três anos e meio com a Mercedes, como Conselheira Geral e depois Conselheira Especial do diretor-executivo e chefe de equipa Toto Wolff.

Ainda antes da polémica com o limite orçamental, o anúncio da diretiva técnica da FIA sobre o ‘porpoising’,na temporada passada, levou a alguma desconfiança sobre Brackley ter tido conhecimento disso antes, conseguindo a equipa dar a volta a uma situação muito complicada com o seu monolugar.

Shaila-Ann Rao deixou o cargo na FIA em novembro do ano passado, no entanto, e segundo a publicação britânica The Telegraph, teria enviado uma carta à entidade federativa acusando Mohammed ben Sulayem de comportamento sexista antes da sua saída.

A alegada fuga de informação terá sido embaraçoso para o Presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem, que agora estará na dúvida se a preocupação mostrada por alguns chefes de equipa sobre a relação entre Toto e Susie Wolff, que trabalha para a Fórmula 1, é motivo de alarme ou se se tratam de apenas de pressões sobre o responsável da equipa adversária.

A publicação não avança com nomes dos responsáveis das equipas que se terão mostrado apreensivos por Toto Wolff poder ter acesso privilegiado à informação da Fórmula 1, pelo facto da sua esposa ser funcionária desta entidade. Segundo a publicação, um responsável de equipa sugeriu que certos temas discutidos entre as equipas, à porta fechada sem a presença de alguém da Fórmula 1, são, mesmo assim, conhecidos pelo promotor da competição.

O Presidente da FIA terá tido conhecimento desta situação durante, pelo menos, um encontro informal com um chefe de equipa. 

Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
1 ano atrás

Não estão à espera que um casal, em casa, não fale dos seus respectivos trabalhos, pois não? 🙂 Se o Toto tivesse casado com uma Spice Girl não havia problema, ou se em vez de dirigir a Mercedes, dirigisse a Haas também não….

leandro.marques
Reply to  Pity
1 ano atrás

O mal não está em se falar do trabalho. É usar essa informação privilegiada. Informação todos podem ter, se a usam ou não já entra na ética.

Scirocco
Scirocco
Reply to  Pity
1 ano atrás

Em termos de compliance esta situação não deverá ser admissível. Exactamente o problema é que eles vão falar daquilo que deverá ser confidencial e que nenhum chefe de equipa deve saber antes dos outros. Quando ao comentário da Spice Girl é completamente a despropósito…mas revelador

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado