GP Abu Dhabi, F1: ‘Arrivederci’ à Alfa Romeo, ainda não é ‘Willkommen’ à Audi
A cooperação comercial entre a Alfa Romeo e a Sauber Motorsport na Fórmula 1, que começou em 2018, chega ao fim no Grande Prémio de Abu Dhabi, como estava planeado desde a decisão da Audi em entrar na competição como fornecedora de unidades motrizes em 2026, tendo como parceira a equipa suíça, tornando-se assim uma equipa de fábrica. No entanto, o fim da ligação entre italianos e suíços não promove a chegada da marca alemã aos monolugares da equipa na próxima temporada. Isso só ocorrerá em 2026.
A parceria entre a Alfa Romeo e a Sauber Motorsport na Fórmula 1 chega ao fim no Grande Prémio de Abu Dhabi. Em 2018, após mais de 30 anos de ausência, a Alfa Romeo regressou ao mais alto nível do desporto automóvel, no âmbito de uma parceria estratégica, comercial e tecnológica com os suíços. Foram seis anos de colaboração entre Alfa Romeo e Sauber Motorsport, dois “pesos pesados” da história da Fórmula 1.
No momento da despedida, a Alfa Romeo – sem ter ainda confirmado os planos para o futuro no desporto automóvel – quis agradecer aos que “partilharam estes anos inesquecíveis com a Alfa Romeo”. Através de comunicado, a marca italiana recordou o falecido Sergio Marchionne, “que desejou fortemente esta parceria e a apoiou com determinação em 2018”. Surgem depois o obrigado aos pilotos que competiram sob bandeira da Alfa Romeo: Charles Leclerc, Marcus Ericsson, Antonio Giovinazzi, Kimi Räikkönen, Zhou Guanyu e Valtteri Bottas.
Na hora da despedida não foram esquecidos os principais elementos da equipa Sauber, a começar por Finn Rausing e, sobretudo, Frédéric Vasseur, mas também Alunni Bravi e Andreas Seidl. Os parceiros comerciais da Alfa Romeo também foram lembrados, assim como também foi mencionada a Ferrari, pelo fornecimento das unidades motrizes. A marca italiana sublinhou ainda o trabalho do Presidente da FIA Mohammed ben Sulayem e o CEO da Fórmula 1 Stefano Domenicali pelo trabalho feito em prol da competição.
Jean-Philippe Imparato, diretor executivo da Alfa Romeo, quis fazer uma balanço das seis épocas de parceria com a Sauber. “Para a Alfa Romeo, esta aventura na F1 representou uma montra internacional ao mais alto nível, bem como uma profunda experiência humana e desportiva que apoiou a dinâmica dos nossos produtos com um grande retorno do investimento, proporcionando uma poderosa plataforma estratégica de marketing mundial para a Alfa Romeo”, explicou Imparato. “Os benefícios em termos de visibilidade servem de referência para todo o grupo Stellantis. A Alfa Romeo tem a competição no seu ADN e voltará a entusiasmar os seus fãs o mais rapidamente possível, quando as condições forem adequadas”.
O responsável da marca italiana sublinhou ainda que “no Grande Prémio de Abu Dhabi, o C43 entra em pista com o número seis estampado em toda a pintura do monolugar, para celebrar os seis anos de parceria com a marca Sauber. Além disso, a frase “Alfa Romeo nei nostri cuori” [“Alfa Romeo, sempre nos nossos corações”] aparece na pintura, como uma homenagem que a equipa Sauber quis fazer à marca e à sua equipa”.
Em declarações ao AutoSport em setembro passado, Imparato afirmou que o futuro da Alfa Romeo no desporto automóvel passará pela “F1 ou WEC”, uma vez que não faz sentido a Fórmula E ou o WRC, onde já estão presentes marcas do grupo Stellantis.
Por seu turno, a Sauber vai sendo adquirida pela Audi até 2026, tornando-se uma equipa de fábrica nessa altura, mas o representante da estrutura suíça, Alessandro Alunni Bravi, esclareceu que não haverá qualquer logótipo da marca alemã até à sua entrada oficial na Fórmula 1. “A Audi entrará em 2026″, respondeu Bravi sobre essa possibilidade após a saída da Alfa Romeo. “Comercialmente falando, é importante ter um grande sucesso em 2026, para não diluir o envolvimento da Audi com a equipa. Por isso, vamos continuar como Sauber, com base na herança do grupo”.
Nas próximas duas épocas, o nome Sauber deverá voltar a ser o nome oficial da equipa, juntamente com um patrocinador. A designação da equipa será anunciada no próximo mês, em linha com a lista oficial de inscritos da FIA para a temporada de 2024 que deverá ser revelada a 10 de dezembro, confirmou o responsável da Sauber.
Bravi esclareceu que entre o Grande Prémio de Las Vegas e o de Abu Dhabi, foi a Ingolstadt para acompanhar a evolução do projeto da Audi e que saiu de lá com a opinião que “há um compromisso absoluto” dos alemães no programa da Fórmula 1, contrariando algumas notícias que têm sido avançadas pela imprensa alemã.
Sem a presença oficial da Audi até 2026, Alessandro Alunni Bravi reiterou que os próximos dois anos “não são dois anos de transição. São dois anos que fazem parte de um projeto a longo prazo que levarão a equipa a outro nível”.Com a saída da Alfa Romeo, a Sauber será a terceira equipa com mudança da sua designação oficial para a próxima temporada, juntando-se à AlphaTauri, que mudará de nome depois da reestruturação da interna anunciada este ano, apesar de ainda não ser conhecida a nova designação. A outra equipa que deverá alterar a sua designação oficial será a Aston Martin.
Foto: XPB / James Moy Photography Ltd./Alfa Romeo F1 Team Stake
Racing Bulls (com logo espetacular) Boss Adidas. Deverá ser o nome.
Quanto à Sauber vejo com enorme pena este nome desaparecer da F1.