GP Abu Dhabi, F1: 12ª pole position do ano para Max Verstappen
Max Verstappen deu a volta a uma situação menos boa desde o último treino livre para conquistar a pole position para o Grande Prémio de Abu Dhabi, com o tempo de 1:23.445s, batendo Charles Leclerc por 0.139s. O piloto monegasco foi ainda mais rápido do que os dois McLaren, depois de ter tido uma primeira volta rápida mais lenta do que Lando Norris e Oscar Piastri, que se tinham colocado como os principais adversários de Verstappen pela luta da pole nessa altura da qualificação.
Norris tentou forçar o ritmo na sua última volta, mas cometeu um exagero no último setor e perdeu tempo com esse pequeno erro, vendo Oscar Piastri a melhorar o seu anterior registo e a passar para o segundo lugar da tabela de tempos nessa altura. Só que Leclerc, que não conseguiu teve o seu melhor desempenho na primeira tentativa de volta rápida, com pneus novos no Ferrari SF-23 passou para o segundo posto, completando a sua volta com o registo de 1:23.584s, ficando a 0.1s do neerlandês.
Piastri ainda esteve envolvido num episódio de alegado impedimento a Pierre Gasly que será analisado pelo Colégio de Comissários Desportivos, podendo incorrer numa penalização para o australiano.
O britânico da McLaren perdeu ainda mais uma posição, depois de George Russell ter melhorado o seu anterior registo, passando para o quarto posto da tabela de tempos.
Logo atrás de Norris, terminou Yuki Tsunoda e Fernando Alonso, com Nico Hülkenberg na frente de Sergio Pérez e Pierre Gasly.
Filme da qualificação:
Q1, Carlos Sainz eliminado
No primeiro segmento da sessão, com 18 minutos de duração, o relógio começou a contar sem que qualquer piloto deixasse a box em direção à pista. Passou quase 4 minutos até que os primeiros carros entraram no traçado de Abu Dhabi, na esperança que as condições de pista melhorassem mais perto do final do Q1.
Logo na sua primeira volta rápida, Logan Sargeant viu o seu tempo ser apagado por excesso dos limites de pista, enquanto Max Verstappen colocou a primeira referência na tabela de tempos, com a sua volta em 1:24.160s, colocando-se Alexander Albon no segundo posto, até que Lando Norris passou para essa posição, ficando a 0.208s do neerlandês.
Juntando-se a Sargeant, Zhou Guanyu e Nico Hülkenberg também viram os seus tempos anulados nas primeiras tentativas. A 8 minutos do final do Q1, Pierre Gasly e Kevin Magnussen estavam, com os três pilotos sem tempo marcado, na zona de eliminação.
Lewis Hamilton, Lance Stroll e Fernando Alonso ocupavam as três posições imediatamente a seguir à zona de eliminação, com o britânico no 13º posto da tabela de tempos.
Sargeant fez o que precisava para sair das últimas posições, subindo para o quarto posto a cerca de 3 minutos para o final do primeiro segmento, mas foi novamente apagado o seu registo, exatamente pelo mesmo motivo, na curva 1. Tinha sido um boa volta do piloto norte-americano.
Alexander Albon, sem cometer o mesmo erro do seu companheiro de equipa, saltou para o segundo posto da tabela de tempos, ficando a 0.138s do registo de Verstappen, que ainda era a referência a menos de dois minutos para terminar o Q1.
Tentando escapar à eliminação, Nico Hülkenberg saltou para o quinto posto já no último minuto deste segmento, enquanto Yuki Tsunoda saltava para o segundo posto, a 0.126s do tempo mais rápido do neerlandês da Red Bull.
Carlos Sainz, com dificuldade na sua última volta rápida, ainda conseguiu sair momentaneamente dos últimos cinco lugares da tabela de tempos. No entanto, Sergio Pérez melhorou o seu registo e saiu das posições de eliminação para o segundo posto, fazendo com que o piloto espanhol da Ferrari voltasse a cair para a zona a eliminar.
Q2, Lewis Hamilton fica de fora da discussão da pole
Max Verstappen saiu para o Q2 com pneus macios novos e alcançou o tempo mais rápido no final das primeiras tentativas, com um bom registo. O neerlandês terminou a sua volta com o tempo de 1:23.740s, deixando o George Russell a 0.720s e Yuki Tsunoda a 0.811s.
Lando Norris, com um bom segundo setor, alcançou o segundo posto da tabela de tempos, a 0.180s do registo de Verstappen. Mais nenhum piloto experimentou sair para a primeira tentativa com pneus novos, dando bons sinais para o que a McLaren podia fazer, uma vez que Norris registou um bom tempo com pneus macios usados em comparação com o que fez Verstappen com novos.
Para a segunda tentativa no Q2, numa altura em que Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Alexander Albon, Esteban Ocon e Nico Hülkenberg, com o primeiro tempo apagado, seria expectável que os pilotos usassem pneus novos macios.
Alexander Albon saiu sozinho para a pista, completando a sua volta com o tempo 1:24.434s, subindo ao quinto posto da tabela.
Sem sair da box para uma segunda tentativa no Q2, Max Verstappen viu os seus adversários regressarem à pista com pneus novos para tentar a passagem ao Q3.
Com várias mexidas na tabela de tempos, o registo de Albon não foi suficiente para a passagem para o Q3, tendo a companhia de Lewis Hamilton, que ficou quase a 0.4s do tempo que George Russell, que alcançou a passagem ao segmento seguinte com o quarto tempo da tabela.
Q3, Lando Norris perde oportunidade de lutar pela pole position
Sem Lewis Hamilton na discussão da pole position do GP de Abu Dhabi e a presença de Yuki Tsunoda da AlphaTauri e Nico Hülkenberg da Haas, Max Verstappen voltou a ser o único piloto a sair com pneus macios novos montados no RB19 para a sua primeira tentativa de volta rápida. O piloto neerlandês encontrou o Mercedes de George Russell na saída da curva 6, alcançando o melhor tempo no final das primeira voltas rápidas, com o registo 1:23.445s.
Lando Norris colocou-se no segundo lugar da tabela de tempos, a 0.371s de diferença para Verstappen, enquanto Oscar Piastri saltou para o terceiro posto, precisando de mais 0.504s para terminar a sua volta rápida.
George Russell terminou a primeira tentativa com o quarto tempo mais rápido, sendo seguido de Sergio Pérez, Yuki Tsunoda, Nico Hülkenberg e Fernando Alonso. Charles Leclerc e Pierre Gasly ocupavam as últimas duas posições entre os dez na discussão do Q3.
A diferença de 0.3s entre Norris com pneus usados e Verstappen com pneus novos abria boas perspetivas para a luta entre estes dois protagonistas na fase final do terceiro segmento da qualificação.
Pierre Gasly e George Russell foram os últimos pilotos a fazerem-se à pista para uma última tentativa de volta rápida, com todos os dez pilotos a usarem pneus novos nessa fase do Q3.
Max Verstappen nem precisou de melhorar o seu primeiro registo, uma vez que Lando Norris terminou a sua volta rápida com um tempo mais lento do que o seu companheiro de equipa Oscar Piastri, com um exagero no último setor do traçado de Yas Marina.
Leclerc ainda surpreendeu a dupla da McLaren, passando para o segundo posto da tabela de tempos, depois de uma primeira volta menos conseguida.
Entretanto, Sergio Pérez viu o seu tempo anulado na última volta rápida, não indo além do nono lugar na tabela de tempos, à frente de Pierre Gasly que terá sofrido um impedimento por parte de Piastri, um incidente que será investigado.
Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool
Naquilo que é a única verdadeira luta ainda em aberto, Mercedes x Ferrari, à partida estão ela por ela, com uma ligeiríssima vantagem da Ferrari. Ambas deixaram um piloto pelo caminho, mas os pontos só se conquistam no domingo, veremos quem leva a melhor.
Numa qualificação tão apertada (menos de 1 segundo na Q1 entre 19 e pouco mais de 7 décimos na Q2), qualquer errinho é a morte do artista, mas dum modo geral não houve grandes surpresas.
Aquele Sargeant…ele até tem velocidade, mas não condegue ficar dentro dod limites de pista.