GP Abu Dhabi, F1: Charles Leclerc liderou tabela de tempos no segundo treino livre
Numa sessão que foi duas vezes interrompida com bandeira vermelha e muito tempo perdido nos dois acidentes que marcaram o treino, Charles Leclerc foi o piloto mais rápido com o registo de 1:24.809s, enquanto Lando Norris precisou de mais 0.043s para realizar a sua volta mais rápida.
Max Verstappen foi o terceiro mais rápido do treino, a 0.173s do piloto monegasco.
Carlos Sainz foi o primeiro piloto envolvido num acidente nesta sessão, levando a uma paragem de cerca de 25 minutos sob bandeira vermelha. Quando a sessão recomeçou, Nico Hülkenberg também bateu nas proteções do traçado do circuito de Yas Marina, levando a nova paragem, dessa vez mais breve do que a anterior. Ainda assim, as equipas tiveram ainda menos tempo para todos os seus trabalhos previstos, levando a que muito do trabalho de simulações de corrida não fosse concluído.
Já com os 20 pilotos habituais aos comandos dos monolugares, depois do primeiro tempo livre onde dez jovens pilotos marcaram presença, a segunda sessão de treinos realizou-se à hora da corrida de domingo, sendo por isso muito importante para as equipas.
George Russell voltou a colocar-se na liderança da tabela de tempos logo na sua fase inicia, com o registo de 1:25.906s, sendo seguido por Daniel Ricciardo, com uma diferença de 0.468s.
Ainda nos primeiros dez minutos, Carlos Sainz saiu com uma trajetória mais larga numa das curvas do traçado de Marina Bay, levando o Ferrari a passar bem por cima do corretor. Poucos instantes depois, na curva 3, o piloto espanhol perdeu o controlo do monolugar italiano, embatendo com violência nas barreiras de proteção. A sessão foi interrompida durante vários minutos, tanto para a retirada do carro como para a reparação das barreiras. Pela segunda semana consecutiva, os mecânicos da Ferrari têm um grande trabalho de reparação em mãos, podendo o piloto voltar a incorrer numa penalização.
A interrupção com bandeira vermelha reduziu o tempo disponível para as equipas e pilotos começarem as simulações em condições representativas à mesma hora que acontecerá a corrida no domingo.
A sessão foi recomeçada cerca de 25 minutos depois do acidente de Sainz, só com 19 carros. Até ao momento da paragem, apenas Valtteri Bottas (duros) e Logan Sargeant (macios) tinham experimentado outro composto em pista que não o médio. Quando o semáforo no final da via de saída das boxes passou novamente a verde, os pneus macios foram os mais utilizados.
No entanto, Nico Hülkenberg perdeu o controlo do Haas VF-23 na curva 1, logo na sua primeira volta rápida, batendo nas proteções do circuito e ficando parado em pista, levando a uma nova suspensão da sessão com bandeira vermelha, reduzindo ainda mais o tempo disponível para os trabalhos a realizar.
Pela terceira vez na sessão, o semáforo no final do pitlane passou a verde, com cerca de 15 minutos para o final do treino.
Na saída dos carros pelo túnel que dá acesso do pitlane para a pista de Marina Bay, Max Verstappen fartou-se de esperar pelos adversários e ultrapassou George Russell, Lewis Hamilton e ainda Pierre Gasly para reiniciar o seu trabalho o mais rapidamente possível.
Com pouco mais de 12 minutos para o final da sessão, os pilotos terminaram a sua primeira volta rápida, passando Valtteri Bottas para o topo de tabela de pneus, com pneus macios, sendo pouco depois batido pelo registo de Charles Leclerc que terminou a sua volta em 1:24.809s, deixado o finlandês da Alfa Romeo a 0.645s de diferença. Nessa altura, Pierre Gasly era o terceiro mais rápido, sendo seguido por Zhou Guanyu e Oscar Piastri.
Os dois pilotos da Red Bull, que não estiveram presentes no treino anterior, estavam em pista com pneus médios e subiam para o décimo segundo posto (Verstappen) e 14º (Sergio Pérez). Para os últimos minutos do treino ambos regressaram à pista com pneus macios, depois de 5 voltas concluídas com os conjuntos de médios anteriores.
Como seria óbvio, a fase final do treino foi caótica, com todos os 18 pilotos a tentarem realizar voltas rápidas. Lando Norris aproveitou e bateu o tempo de Bottas, passando para o segundo lugar da tabela de tempos, ficando a 0.043s, enquanto Verstappen melhorou bastante com os pneus macios novos montados, passando para o terceiro posto, com uma diferença de 0.173s para o piloto monegasco da Ferrari que ainda liderava.
Poucos segundos antes da bandeira de xadrez, Russell completou a sua volta mais rápida do treino, subindo para o quinto lugar da tabela de tempos naquela altura, mas Pérez veio depois para tirar o britânico desse posto, ficando a 0.303s do registo de Leclerc e atrás de Bottas, que terminou o treino com um bom quarto tempo alcançado nas poucas voltas rápidas realizadas.
Na frente não houve qualquer mudança, terminando Leclerc e Norris separados por 0.043s, com vantagem para o monegasco.
Foto: Philippe NANCHINO / MPSA
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