WRC: Kalle Rovanperä com programa parcial, não defende o título em 2024
É a grande surpresa do dia. Depois de ontem, Kalle Rovanperä ter dito “Vamos continuar da mesma forma”, deixando antecipar que se iria manter a tempo inteiro no WRC, foi hoje confirmado que o bicampeão não irá fazer a época a tempo inteiro.
Elfyn Evans e Takamoto Katsuta serão os pilotos a tempo inteiro da marca nipónica, com Sébastien Ogier e Rovanperä a fazerem um programa parcial. Os rumores de que o jovem campeão poderia declinar uma época completa já corriam há algum tempo, mas foram hoje confirmados.
Kalle Rovanperä tornou-se este ano o mais jovem de sempre a conseguir títulos consecutivos no WRC, com 23 anos, e assinou um novo contrato plurianual com a TGR-WRT. Mas apesar da sua juventude, Rovanperä precisa de se afastar um pouco mais dos ralis e recalibrar, como explicou:
“Há algumas razões para isso, mas a principal é o facto de eu pilotar nos ralis há muito, muito tempo. Achei que era um bom momento para fazer uma pausa, recarregar as baterias e ter um pouco de tempo livre para me concentrar no futuro e ter mais energia e mais força nos próximos anos. Compreendo que pareça que somos muito jovens e que não estamos há muito tempo no WRC, mas eu já compito há muito tempo – não sei, seis ou sete anos com épocas completas, mesmo nas categorias mais baixas. É claro que, quando se é jovem e a maior parte do tempo foi passado nos ralis, sente-se muito, por isso acho que é um bom momento para fazer um reset. É preciso muito tempo e muita energia para fazer as épocas – essa é, sem dúvida, a maior razão: estamos sempre a dar a volta ao mundo e, quando se está a lutar por um campeonato, estamos sempre mentalmente em modo de competição durante toda a época. É preciso muito esforço e força para o fazer”.
“Vamos ver o que acontece no próximo ano”, disse ele. “Adoro todos os tipos de desportos motorizados. Só espero que tenhamos alguns eventos divertidos. Espero fazer alguns eventos fixes, drifting, ralis e algo mais. Tenho a certeza que vamos fazer algo de bom.”
“Definitivamente, o plano é apenas para o próximo ano. Depois disso, já temos contrato para as épocas completas dos próximos anos. O contrato é plurianual [e] de certeza que é apenas uma época para isto e depois voltamos a lutar pelos campeonatos a tempo inteiro.”
Jari-Matti Latvala mostrou muito compreensivo com a decisão tomada e pareceu até concordar com ela, apesar de lhe dificultar a vida para a próxima época:
“Com o Kalle, temos de nos lembrar que ele tem 23 anos”, disse Latvala. “Parece que ele é jovem – e é muito jovem – mas, na verdade, ele compete em carros de rali desde os oito anos. Não é profissional desde então, mas quando tinha 17 anos já estava a pilotar para fabricantes e a lutar por campeonatos de forma profissional. Já tem milhares de quilómetros percorridos e já fez muito trabalho – é um pequeno alívio poder relaxar a mente e tirar alguma energia para os últimos anos.”
Assim, Rovanperä terá apenas participações esporádicas e o não irá defender o seu título em 2024.