F1, GP de Las Vegas: Max Verstappen faz a melhor aposta e vence

Por a 19 Novembro 2023 07:43

Num fim de semana de altos e baixos, o GP de Las Vegas acabou por ser uma corrida interessante e entretida. O resultado foi o esperado, mas a história da corrida foi bem mais animada do que a tabela mostra. Max Verstappen cruzou a linha de meta em primeiro, mas teve de lutar muito para o conseguir. Charles Leclerc tentou tudo para vencer, mas, mais uma vez, a sorte não lhe sorriu e Sergio Pérez ainda sonhou com a vitória (danificou a asa dianteira no caos da curva 1, teve sorte com os Safety Cars e recuperou muito bem), mas teve de se contentar com o terceiro lugar e com a garantia que terminará o campeonato em segundo lugar. Leclerc, com um erro a oito voltas do fim, perdeu o segundo lugar, mas recuperou a posição na última volta, numa manobra espetacular.

A luta na curva 1 foi intensa entre Verstappen e Leclerc, com o piloto da Red Bull a empurrar Leclerc para fora de pista, sendo penalizado por isso. O desgaste de pneus obrigou Verstappen a entrar primeiro nas boxes, com Leclerc a assumir a liderança. Mas o segundo Safety Car (o primeiro foi provocado pelo acidente de Lando Norris, que acabou no hospital para fazer exames) motivado por um toque entre George Russell e Verstappen, complicou as contas da Ferrari e a Red Bull ficou com vantagem estratégica, que se materializou já nas últimas voltas.

Esteban Ocon terminou em quarto lugar, recuperando doze posições, mas o ambiente na Alpine poderá azedar, pois a equipa deu ordens para Ocon ficar atrás de Gasly, ordem ignorada com sucesso. Ocon terminou em quarto e Gasly em décimo, pelo que o argumento do #31 será forte.

Lance Stroll conseguiu terminar no top 5 (excelente corrida), seguido de Sainz (um pião no arranque da corrida e uma boa recuperação), Lewis Hamilton (toque com Oscar Piastri provocou danos e estragou a corrida do #44), Russell (cruzou a linha de meta em quarto, mas a penalização de cinco segundos despromoveu-o a oitavo), Fernando Alonso (pião e toque no arranque da corrida) e Piastri (excelente corrida e volta mais rápida).

O filme da corrida

Na primeira corrida na Las Vegas Strip, a F1 entrava na reta final do fim de semana, a corrida, onde todos esperavam que o espetáculo equivalesse o hype criado para esta prova. A parada de celebridades era grande na grelha, enquanto os pilotos e equipas se preparavam para a prova.

As incógnitas para a esta corrida eram grandes, sem dados para as equipas suportarem as suas estratégias. Para piorar a situação, alguns carros clássicos usados na parada de pilotos largaram óleo na reta da meta, para desagrado de Max Verstappen, que viu o seu lugar da grelha ficar cheio de óleo. Também a estratégia dava dores de cabeça, com as temperaturas baixas a provocarem problemas no aquecimento de pneus (o que provoca um aumento substancial do desgaste de borracha). Teríamos uma, duas ou três paragens, ou apenas uma?

Dos homens do top 10, apenas Lewis Hamilton escolheu não começar com os pneus médios, optando pelos pneus duros para o arranque.

O arranque foi caótico com uma luta acesa entre Max Verstappen e Charles Leclerc, com Valtteri Bottas, Fernando Alonso e Carlos Sainz a perderem muitas posições na curva 1, com um pião a envolver Alonso e Bottas. Lewis Hamilton também perdeu quatro posições enquanto Lance Stroll ganhou dez lugares, com Sérgio Pérez a ser primeiro a parar, para trocar de asa dianteira. Fernando Alonso também entrou para trocar de asa dianteira e pneus.

O Virutal Safety Car foi acionado para limpar os detritos da pista e pouco depois o VSC foi retirado.

Na volta 4, Lando Norris saiu de pista e provocou a entrada do Safety Car. O piloto britânico perdeu o carro, com as temperaturas baixas dos pneus a complicarem a vida dos pilotos.

Este era o top 10 na volta 7, quando as bandeiras verdes foram mostradas:

  1. Verstappen, Red Bull
  2. Leclerc, Ferrari
  3. Russell, Mercedes
  4. Gasly, Alpine
  5. Albon, Williams
  6. Sargeant, Williams
  7. Ocon, Alpine
  8. Magnussen, Haas
  9. Hulkenberg, Haas
  10. Tsunoda, AlphaTauri

Max Verstappen recebeu uma penalização de cinco segundos por empurrar Leclerc para fora de pista. No entanto, Verstappen já tinha dois segundos de vantagem sobre o Ferrari, e poderia facilmente anular essa penalização.

Se na frente da corrida, tudo parecia estável, mais atrás, Carlos Sainz, em 14º, tentava recuperar posições, com Fernando Alonso a seguir o exemplo do compatriota. Um pequeno erro de Logan Sargeant abriu a porta a Esteban Ocon, que subiu ao sexto lugar. Sargeant perdeu mais um lugar para Piastri e Hamilton logo a seguir. Os pneus começavam a ceder e estávamos na volta 14.

Leclerc encurtou o espaço para Verstappen e a diferença era já inferior a um segundo e na volta 16, Leclerc regressou ao primeiro lugar, com o Red Bull a ser chamado para trocar de pneus. Lewis Hamilton atacou Piastri e ambos não evitaram um toque. Hamilton queixou de um furo e perdeu muitas posições, tal como Piastri que terá tido algum problema depois do toque, entrando imediatamente para as boxes. Piastri regressou em 14º e Hamilton regressou em 19º.

Na volta 21, Leclerc foi chamado para as boxes para colocar pneus duros, o composto mais usado nesta fase. Leclerc regressou no terceiro lugar, enquanto Verstappen estava em sétimo, atrás de Russell e Alonso, que lutavam pelo quinto posto. Nesta fase a luta era entre os pilotos que tentavam uma paragem apenas e os que apostavam em mais do que uma paragem. A meio da corrida, o top 10 era o seguinte, depois de Sainz perder dois lugares para Russell e Verstappen (Zhou Guanyu ainda não tinha parado):

  1. Perez, Red Bull
  2. Stroll, Aston Martin
  3. Leclerc, Ferrari
  4. Russell, Mercedes
  5. Verstappen, Red Bull
  6. Sainz, Ferrari
  7. Alonso, Aston Martin
  8. Zhou, Alfa Romeo
  9. Gasly, Alpine
  10. Piastri, McLaren

A luta entre Russell e Verstappen azedou, com um toque a provocar danos na asa dianteira do Red Bull. Esse contacto provocou um Safety Car, o que beneficiava os pilotos que apostaram na segunda paragem.

No recomeço da corrida, foi atribuída uma penalização a Russell, que virou para a curva sem entender que Verstappen estava por dentro. Leclerc manteve a liderança quando o SC regressou às boxes, mas Sergio Pérez parecia estar ao ataque, tal como Oscar Piastri que subiu ao terceiro posto, apesar de ter de parar uma segunda vez.

Na volta 32, Pérez passou para a frente da corrida e parecia bem encaminhado para regressar às vitórias (com Hamilton fora dos pontos e com o segundo lugar no campeonato praticamente assegurado). Na volta seguinte, Verstappen subiu ao terceiro lugar, após passar Piastri. Na Alpine, tensão, pois Ocon e Gasly lutavam entre si pelo quinto posto, com a equipa a pedir a Ocon para manter as posições.

Na volta 35, Leclerc regressou ao primeiro lugar, com o Red Bull de Pérez a perder ritmo. Pérez tinha mais apoio aerodinâmico e uma asa com mais arrasto, algo que pelo qual pagou caro, com Leclerc e Verstappen com asas mais pequenas. E na volta 37, Verstappen regressou ao primeiro posto.

A oito voltas do fim, Leclerc falhou a travagem para a curva 14 e cedeu o segundo lugar a Pérez. Leclerc tratou de recuperar e pressionar Pérez até ao fim.

A quatro voltas do fim, Nico Hulkenberg desistiu com problemas no seu carro, enquanto Leclerc pressionava Pérez, com Tsunoda a desistir também com problemas na sua caixa de velocidade.

O melhor estava guardado para a última volta, com Leclerc a ultrapassar Pérez no limite, numa espetacular manobra que valeu o segundo lugar ao homem da Ferrari. Verstappen venceu uma entusiasmante corrida, com Leclerc e Pérez como companheiros de pódio.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
1 ano atrás

Excelente corrida para quem dizia que este circuito de Las Vegas era mau, afinal foi bastante interessante com muitas ultrapassagens e lutas em pista, Perez merece o piloto do dia grande recuperação do piloto mexicano que esteve muito perto de vencer, mas infelizmente não foi suficiente, mesmo assim assegura o primeiro 1-2 da red bull no mundial de pilotos na sua história e provavelmente garantiu o seu lugar em 2024 na red bull! Leclerc excelente corrida, deu tudo o que tinha, pena o ritmo de duros do ferrari tenha sido tão mau comparado com a red bull, mesmo assim este… Ler mais »

Daniel Sousa
Daniel Sousa
1 ano atrás

A melhor aposta foi a do costume. Abalroar o pessoal e sair de pista com o adversário para ficar na frente. A manobra comum de Interlagos que continua a ter poucas consequências práticas….

Phil1971
Phil1971
Reply to  Daniel Sousa
1 ano atrás

Eu diria que nenhum piloto faria algo diferente do que o Verstappen fez, lutou tentou ganhar a posição o que qualquer verdadeiro piloto faria ( Aírton, Lauda, Prost, Mansell etc) mas aceita-se a penalização. O estranho é depois não fazer qualquer comentário quando o mesmo piloto envolve-se também no incidente com Russell e também Russell ter sido penalizado.

nunofernandesp12023_gmail_com
nunofernandesp12023_gmail_com
1 ano atrás

Verstappen e Leclerc os melhores. É urgente acabar com a treta dos 5 segundos e obrigar a devolver a posição de imediato.
Leclerc não teve a sorte do seu lado mas lutou até ao final e conseguiu p2 merecidamente.
Grande Leclerc!
Forza Ferrari!

patrick-london
patrick-london
1 ano atrás

A Mercedes deu sempre falsos sinais de evolução ou seja nunca evoluiu.Os projetos de 2022 e 2023 falharam completamente.

Pity
Pity
1 ano atrás

O show à volta do GP foi uma pepineira, mas a corrida, que é o que conta, foi emocionante. Afinal, tivemos “cool down room”, dentro de um carro, mas tivemos. Não gostei dos fatos dos Red Bull, o do Perez quase se confundia com o da Ferrari. Mas vamos à corrida: O vencedor até pode ser o mesmo, mas dá gosto ver uma corrida com luta a sério pelos lugares do pódio. Leclerc foi um lutador, nunca baixou os braços, só não deu para a vitória. Perez também fez uma excelente corrida, atendendo ao lugar de que partiu. O menos… Ler mais »

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
Reply to  Pity
1 ano atrás

Concordo com a análise e subscrevo. Quanto a Abu Dhabi, acho que a luta pelo 4º lugar está completamente fechada e a Mclaren vai alargar a diferença para a Aston Martin, certeza absoluta. A Ferrari tem uma boa oportunidade para conseguir o 2º lugar nos construtores, mas é a luta mais em aberto e será 50/50. A Mclaren e a Red Bull vão ser as equipas mais rápidas no Abu Dhabi, no novo layout que só tem curvas de média e alta velocidade, como suzuka e qatar, é onde a mclaren se sente melhor e vai estar extremamente competitiva, o… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  GuiMoreiraMclaren
1 ano atrás

Você gosta muito de previsões, mas eu sou como o outro “prognósticos só no fim do jogo”, neste caso, da corrida. Numa corrida tudo pode acontecer, uma batida, um pneu furado e, sendo a última corrida, até um motor ou caixa estourar. A tendência, é como diz, mas é apenas uma tendência.

canam
canam
1 ano atrás

Mais uma espantosa corrida do Vestappen que ganha contra a adversidade provando que está acima de tudo e de todos que rolam nas pistas. Penalização algo forçada, á partida, de seguida leva pancada do Russell (como de costume !),que lhe provoca danos na asa. Tudo isto lhe podia arruinar a prova. E no fim consegue ganhar sem margem para dúvida. De se lhe tirar o chapéu. O Perez deixa-se comer no fim, provando mais uma vez a diferença de categoria que tem. E a Ferrari continua a não conseguir ganhar, por muito bem que ande nos treinos. Esta pista muito… Ler mais »

Last edited 1 ano atrás by Canam
Thor
Thor
Reply to  canam
1 ano atrás

O Verstappen parece o Calimero…😁

leandro.marques
1 ano atrás

Max sofreu uma penalizacao que é a habitual nestes casos. Algo que para mim deveria ser revisto mas é, infelizmente, o que temos atualmente. Arrancar do lado sujo da pista, com isso ficando com sujidade nos pneus, com óleo largado da americanice dos carros clássicos na sua zona de largada e com os pneus frios seria de prever que não conseguisse segurar o carro na curva 1. Algo reconhecido pelo seu adversário nessa disputa. Foi demasiado ambicioso dado todas as circunstâncias, acredito que no calor do momento nem se tenha lembrado delas dado ser um animal competitivo, e recebeu a… Ler mais »

Phil1971
Phil1971
1 ano atrás

Uma corrida interessante, com boas lutas. E a Ferrari face ao desempenho demonstrado poderia ter saído com uma melhor classificação no mundial caso o Sainz não tivesse tido uma penalização muito injusta. Venha agora a última prova

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado