F1: Charles Leclerc conquista a pole position para o GP Las Vegas

Por a 18 Novembro 2023 09:03

Os Ferrari foram os carros mais rápidos durante toda a sessão de qualificação e ambos os pilotos terminaram o último segmento com os dois primeiros postos da tabela de tempos, com Charles Leclerc a ser o mais veloz da dupla, com o registo 1:32.726s, conseguindo a pole position para o primeiro Grande Prémio de Las Vegas no circuito da Strip, batendo Carlos Sainz por 0.044s.

O piloto espanhol, fruto da penalização que sofreu com a troca de vários componentes após o incidente do treino livre 1, não vai arrancar da primeira fila da grelha de partida, herdando Max Verstappen o lugar logo ao lado de Leclerc, tendo terminado a qualificação a 0.378s do registo do seu adversário monegasco.

George Russell garantiu o quarto tempo mais rápido do Q3, seguido de Pierre Gasly e Alexander Albon, enquanto Logan Sargeant, Valtteri Bottas, Kevin Magnussen e Fernando Alonso fecharam a tabela de tempos na Q3.

Sem Lewis Hamilton e Sergio Pérez na discussão da pole position na Q3, eliminados ambos no segmento anterior, além dos dois McLaren (eliminados na Q1), os pilotos Ferrari eram os favoritos aos melhores lugares da grelha de partida, depois de terem sido os mais rápidos durante a sessão até aquele momento. Por seu turno, os dois pilotos da Williams eram a única dupla da mesma equipa na Q3, além de Leclerc e Sainz pela Ferrari.

Consistente com aquilo que se tinha visto antes, os pilotos da Ferrari saltaram para a liderança da tabela de tempos no final da primeira volta rápida concluída na Q3, com Leclerc a registar 1:33.021, deixando Sainz a 0.022s, enquanto Max Verstappen se instalava no terceiro posto a 0.083s do monegasco. Seguia-se Fernando Alonso (+0.534s), Pierre Gasly (+0.746) e Kevin Magnussen (+1.254s). Nessa altura, George Russell, Alexander Albon, Logan Sargeant e Valttteri Bottas não tinham ainda qualquer tempo registado.

Quando o piloto britânico da Mercedes terminou a sua tentativa, Russell alcançou o quinto tempo, ficando entre Alonso e Gasly, com um atraso de 0.546s para Leclerc.

Nas últimas tentativas de voltas rápidas, Charles Leclerc melhorou o seu anterior registo, completando a volta ao traçado citadino em 1:32.726s, enquanto Max Verstappen regressou à box sem alcançar registos significativos nos dois setores iniciais, ficando de fora da discussão pelo tempo mais rápido. Além de Sainz, que por via da penalização imposta nunca iria arrancar da pole position para a corrida, George Russell era o único piloto que podia intrometer-se entre os Ferrari. No entanto, ao terminar o setor dois, já o piloto da Mercedes parecia afastado da possibilidade da pole position, terminando ainda com um tempo mais lento do que o de Verstappen na sua primeira tentativa.

Sainz, o único que acompanhou o seu companheiro de equipa, ficou a 0.044s do tempo de Leclerc, ficando com o segundo melhor registo da sessão, sabendo que arranca fora das cinco primeiras filas da grelha devido à penalização.

Destaque positivo para os dois Williams, arrancando Alexander Albon do quinto posto da grelha e Logan Sargeant do sexto, já contando com a perda de posições de Sainz. Em sentido contrário estão a McLaren, que perdeu Lando Norris e Oscar Piastri logo na Q1, Lewis Hamilton e Sergio Pérez.

O que aconteceu durante a Q1 e Q2:

Após as primeiras voltas da Q1, Charles Leclerc cedo saltou para o topo da tabela de tempos, com 1:34.898s, enquanto Max Verstappen e Logan Sargeant se colocavam logo atrás do piloto monegasco.

Ainda com 10 minutos para o final do primeiro segmento, Carlos Sainz passou momentaneamente para a liderança, mas acabou por ficar a 0.715s do seu companheiro de equipa, que melhorou o seu anterior registo, passando para o topo da tabela de tempos com 1:34.072s.

Sergio Pérez, Lewis Hamilton e Lando Norris registaram melhores tempos do que Carlos Sainz, passando o piloto espanhol para o quinto posto. Sem parar para trocas de pneus entre as equipas da frente, Max Verstappen passou a rodar no segundo posto, com Alexander Albon a passar para o terceiro lugar. Ainda assim, os pilotos da Ferrari voltaram a demonstrar estarem rápidos, voltando a liderar a tabela de tempos à entrada para os últimos 3 minutos de segmento. Leclerc rodou em 1:33.617s, seguido de Sainz com 0.234s de diferença.

Nos últimos instantes, apesar de bandeiras amarelas por breves instantes no setor 1 e 2 por saída de pista de Yuki Tsunoda, houve algumas melhorias de tempos por volta. A maior surpresa no final da Q1 foi a eliminação de ambos os pilotos da McLaren. Norris ficou a 0.020 do 15º posto ocupado por Daniel Ricciardo, seguindo-se Esteban Ocon, Zhou Guanyu, Oscar Piastri e Yuki Tsunoda. Enquanto isso, Leclerc terminou a Q1 com o tempo mais rápido, destacando-se ainda os dois Haas entre os dez mais rápidos – Nico Hülkenberg em quinto e Kevin Magnussen em nono – e o 13º tempo de Pérez, que usou apenas um jogo de pneus macios.

Alguns tempos por volta foram apagados durante o segmento, por excesso dos limites de pista, principalmente na curva 8 e Lance Stroll será investigado após a sessão por possível infração durante as bandeiras amarelas na saída de pista de Tsunoda.

Os pilotos da Ferrari voltaram a abrir a Q2 com os tempos mais rápidos, mas Sergio Pérez, um dos poucos pilotos a iniciar o segundo segmento com pneus novos macios, passou pela liderança da tabela de tempos até Fernando Alonso registar o tempo de 1:33.880s, também com um jogo novo de pneus, deixando o piloto mexicano a 0.085s.

Com melhores condições de pista, George Russell, Lewis Hamilton e depois Max Verstappen passaram pela frente com os tempos mais rápidos, mas os Ferrari voltaram a registar tempos ainda melhores. Leclerc passou ao segundo 32 na liderança, com o registo 1:32.834s, enquanto Sainz ficou a 0.504s do seu companheiro de equipa. Nesta altura, Verstappen ficou a 0.773s do piloto monegasco.

Sem mexidas no topo da tabela, os últimos instantes foram muito importantes para decidir quem passava à Q3 e quem era eliminado. Sergio Pérez não regressou à pista para uma última tentativa e com as melhorias de tempos de Logan Sargeant e Alexander Albon, o piloto mexicano foi eliminado, assim como Lewis Hamilton, depois de Pierre Gasly também ter subido a uma posição que lhe dava acesso à discussão do último segmento da qualificação, e a 1.062s do registo de Leclerc.

Foram ainda eliminados, Nico Hülkenberg, Lance Stroll e Daniel Ricciardo.

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Pity
Pity
11 meses atrás

Surpresa positiva: Sargeant, que secundou Albon numa excelente qualificação dos Williams.
Surpresa assim-assim: Max só 3º e Perez e Hamilton fora do Q3. Aliás, não percebi a estratégia do Perez (ou da equipa com ele).
Surpresa negativa: McLaren e Alpha Tauri, apesar do Ricciardo ainda ter chegado ao Q2.
Leclerc, ainda sem títulos, já vai em 23 poles, contra as 31 do Max. Será este ponto o calcanhar de Aquiles do tricampeão?

2020
2020
Reply to  Pity
11 meses atrás

Não. O calcanhar de Aquiles é o Leclerc ainda não ter carro para lutar pela vitória… Isso sim, mais do que privado, já que enquanto Leclerc teve carro para lutar, max raramente o bateu em prova. A verdade pura.

Pity
Pity
Reply to  2020
11 meses atrás

O calcanhar de Aquiles do Max é o Leclerc não ter carro?????? Meu caro, eu falei em pole, qualificação, não em corrida. Ou seja, Leclerc é melhor em qualificação do que o Verstappen.
Já agora, não faça como os escribas do Autosport, reveja o que escreve. Penso que queria escrever “provado” e não “privado”

2020
2020
Reply to  Pity
11 meses atrás

Sim, o calcanhar de Aquiles do max é o Leclerc não ter carro para ele… Se o max tem i carro que tem e o carro italiano “é i que é”, é mesmo isso… seja pole ou corrida, já que o que me interessa é a prova. Já agora deixe de embirrar comigo pois arranja sempre estratégias para tal; ” Excelência” sim era “provado” e não “privado”… Vê como percebe? Vê-se que tenta “***” comigo por tudo e por nada. Não tem mais nada para insinuar? Já agora, claro “pole”, ” qualificação” , é do mesmo. Já agora, está a… Ler mais »

Last edited 11 meses atrás by simiao jms
Pity
Pity
Reply to  2020
11 meses atrás

Não esteja a ser pateta, porque eu não estou a embirrar consigo, estou a responder-lhe cordialmente. Vou-lhe fazer uma pergunta que não é ofensa, é curiosidade minha apenas, até porque, pelo menos com esse nick, anda por aqui há poucos anos. Há quantos anos vê F1? Gostava que me respondesse.

chicanalysis
Reply to  Pity
11 meses atrás

Pelos disparates que ele diz, não vê F1, de todo.

2020
2020
Reply to  chicanalysis
11 meses atrás

Mete-te naquilo que te diz respeito, já que tb não és “flor que se cheire”
Qt aos disparates, qual foi o que identificas-te como tal? …
Qt ao ver f1, dou-te de avanço.

2020
2020
Reply to  Pity
11 meses atrás

1973… Chega? 😎
Qt ao “nick”… Ui, bué de tempo, pelo menos qd comecei adentrar aqui não havia ” pity”
Ok, se não embirra, tudo ok, as minhas desculpas., mas parece, só isso. Tudo 👍

Pity
Pity
Reply to  2020
11 meses atrás

1973? Brincalhão…
Quanto ao nick “2020”, talvez dois, três anos no máximo, porque o nick “Pity” existe há tanto tempo quanto a RTP deixou de transmitir a F1.

2020
2020
Reply to  Pity
11 meses atrás

1973… Via-se resumos a preto e branco sim nick “2020” É novo velho.

2020
2020
Reply to  Pity
11 meses atrás

Brincalhão? Comecei a ver f1 nessa altura quando a RTP dava resumos seguindo já nessa altura a Ferrari – os 312 das séries b1, 2 e 3 de Ickx, rega, Andretti e merzario.. Assisti ao primeiro gp em Espanha 1979 com o T4 de Gilles, acompanhei as transmissões da RTP nos anos 80, depois Eurosport e agora aquilo que temos. Já agora sou maquetista e coleccionador na maioria Ferrari desde 1949 a 2022… Daí e minha referência de terem uma coluna de modelismo. .. Em vão. O nick é recente pois no passado longo, face ás tempestades que por aqui… Ler mais »

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  2020
11 meses atrás

Yep toda a gente esperta e racional já percebeu que o Verstappen é um bom piloto apenas com muito hype em cima…..

Phil1971
Phil1971
11 meses atrás

Ferrari de parabéns pela excelente qualificação, Sainz sai penalizado pelo problema ao qual ele é equipa são alheios, é uma situação vergonhosa e que penaliza a equipa na discussão pelo segundo lugar no campeonato. Pérez parecem-me que sai penalizado pela estratégia da equipa e Hamilton pareceu que não tinha ritmo para melhor, tendo Russell estado melhor. Uma boa qualificação também para a Williams com dois carros na q3

Pity
Pity
Reply to  Phil1971
11 meses atrás

Não penaliza assim tanto, já que Sainz largará perto de Hamilton. Acabou por ser um mal menor, dadas as circunstâncias, mas que a penalização é uma estupidez, isso é.

2020
2020
Reply to  Pity
11 meses atrás

Não penaliza assim tanto?… Seria a bom!… Só se os apanhar na reta de quase 2km em 5 voltas…

Pity
Pity
Reply to  2020
11 meses atrás

Vamos deixar o clubismo e ver as coisas friamente, como eu faço. Vejamos: Leclerc parte dois lugares na frente de Russell e Sainz dois lugares atrás de Hamilton, o que em termos da luta nos construtores, está ela por ela, com uma ligeira vantagem da Ferrari. Pelo ritmo dos Ferrari até agora, e menos bom da Mercedes, em especial do Hamilton, Sainz tem tudo para recuperar posições e, assim, recuperar alguns pontos à Mercedes. Isto, partindo do princípio que a corrida se desenrola normalmente, sem toques e que a Ferrari não volta a ter problemas de desgaste de pneus.

2020
2020
Reply to  Pity
11 meses atrás

“Sem clubismo, friamente como eu faço”…
Boa!

2020
2020
Reply to  Pity
11 meses atrás

Clubismo?… Sainz foi bem penalizado? Na Austrália ( oh Espanha não tenho bem a certeza) foi bem penalizado? As alterações aos regulamentos a meio da época 2022 quem se lixou?… Em 2015 (creio) com o Ver tell o que aconteceu? Manter títulos a quem cometeu “erros” – fraudes – foi “iibado”, é o quê?…
Sei o que defendo ( é o que gosto) mas sou imparcial…
Daí continuar a ter paciência para ver a f1…
Vemo-nos deixar destas picardias pessoais ok? …

Pity
Pity
Reply to  2020
11 meses atrás

Quem é que começa com as picardias?
O que é que o que se passou em 2015 tem a ver com o que se passou agora? Hoje (ontem) Sainz não deveria ser penalizado, assim como a Ferrari deveria ser compensada do prejuízo (+/- 3 milhões, ao que consta), de resto, o que é que adianta repisar histórias com vários anos?

2020
2020
Reply to  Pity
11 meses atrás

Provocações dá no que dá.

Pity
Pity
11 meses atrás

No meu comentário anterior, esqueci-me de referir a “maestria” de Stroll, ao passar a apenas um centímetro do muro, algo que nem o Max conseguiu (passou a 2 cm)

2020
2020
Reply to  Pity
11 meses atrás

Eles medem a distância… E ainda tinha margem…

2020
2020
Reply to  Pity
11 meses atrás

Acho piada quando as pessoas vêm com essa de passagem a 2cm, 1,5cm dum muro como se aqueles fora de série fizessem alguma medição… Ali é tudo no fio da navalha, quase sem ver… Aquela velocidade… Apenas têm referências para tais manobras, “apenas” isso…

Last edited 11 meses atrás by simiao jms
Pity
Pity
Reply to  2020
11 meses atrás

Claro que eles não medem, nem se apercebem da distância a que ficam dos muros, caso contrário nunca batiam ou raspavam neles, mas é curioso de ver quão perto estiveram do acidente. É isso que a realização mostra. e que eu referi, chamando de “mestria” a algo acidental.

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