F1, GP de Las Vegas: Charles Leclerc foi o mais rápido no TL2
Chalres Leclerc foi o piloto mais rápido no Treino Livre 2 para o GP de Las Vegas, uma sessão alargada para compensar o tempo perdido no TL1. A Ferrari mostrou bom andamento e Carlos Sainz conseguiu o segundo lugar, seguido de Fernando Alonso a completar o top 3, no final de um dia atribulado para a F1.
Seis horas depois de termos visto os últimos carros em pista, após um TL1 que durou aproximadamente 10 minutos, os monolugares da F1 regressaram à pista para os 90 minutos do TL2, que foi feito à porta fechada. A organização não conseguiu garantir staff necessário para ajudar os fãs e manter as condições de segurança e, por isso, as bancadas foram fechadas. Depois de um atraso de 2 horas e meia, os carros foram para a pista, quando eram 2:30 da manhã, num dia que já ia longo para as equipas. O treino terminaria às quatro da manhã.
Lando Norris foi o primeiro a entrar em pista, seguindo-se Oscar Piastri. Os poucos, os pilotos foram iniciando os trabalhos, numa altura em que a pista estava com 15,5 °C de temperatura.
A sessão começou mal para Norris, com problemas técnicos no seu McLaren, que o obrigaram a regressar às boxes. Outros pilotos também tinham problemas em encontrar a aderência ideal com temperaturas baixas e uma pista ainda muito verde. Max Verstappen foi o primeiro a entrar no segundo 41, com pneus médios, com Sainz a baixar para o segundo 39 com pneus macios. Os tempos nesta fase diziam pouco, com Leclerc a baixar para o segundo 38 pouco depois, com Hamilton a suplantar o monegasco segundos depois, ambos com pneus macios. A FIA permitiu que as equipas usassem os pneus que não usaram no TL1 neste treino, pelo que a gestão de pneus não seria tão relevante nesta fase. Verstappen regressou ao topo da tabela, ainda no segundo 38, mas com pneus médios, o que mostrava bem a força da Red Bull nesta fase.
Lando Norris regressou à pista depois de resolvidos os problemas de software e arrefecimento que afetaram o seu carro nas primeiras voltas.
A primeira meia hora de treino esgotou-se o top 10 era este:
- Verstappen, Red Bull
- Leclerc, Ferrari
- Albon, Williams
- Sainz, Ferrari
- Perez, Red Bull
- Hamilton, Mercedes
- Norris, McLaren
- Magnussen, Haas
- Sargeant, Williams
- Ocon, Alpine
Depois da primeira meia hora de treinos, os macios começaram a ser a opção preferência e os tempos continuaram a cair, com Carlos Sainz a entrar no segundo 36, seguido de Verstappen, Leclerc, Pérez e Albon.
Chegados a meio da sessão, os Ferrari continuavam a ser a referência, com Leclerc na liderança, seguido de Hamilton, muito perto e Sainz. Mas cinco minutos depois, Alonso tratou de tirar 0,003 segundos ao tempo de Leclerc assumindo a liderança da tabela de tempos.
Depois de Verstappen ter recuperado o primeiro de forma breve, Leclerc foi o primeiro a entrar no segundo 35, evidenciando o bom andamento da Scuderia.
Os tempos estabilizaram por alguns instantes e a vinte minutos do fim da sessão, mais de metade da grelha estava nas boxes a preparar a última saída para a pista. Este era o top10 nesta fase:
- Leclerc, Ferrari
- Alonso, Aston Martin
- Sainz, Ferrari
- Perez, Red Bull
- Bottas, Alfa Romeo
- Verstappen, Red Bull
- Hulkenberg, Haas
- Stroll, Aston Martin
- Hamilton, Mercedes
- Albon, Williams
A sessão encaminhou-se para o fim e vimos pequenos mudanças na ordem da tabela, mas o trabalho estava concluído. Charles Leclerc terminou o dia com o melhor tempo da sessão, seguido do seu colega Carlos Sainz
A Ferrari destacou-se e mostrou ser sempre uma das mais rápidas, apesar da Red Bull ter escondido um pouco o jogo. Os tempos não foram espantosos, mas a equipa fez muitas voltas com pneus médios, talvez mais focada no ritmo de corrida, enquanto a Ferrari mostrou mais ritmo de qualificação. A Alfa Romeo, pela mão de Valtteri Bottas, pareceu também competitiva e Nico Hulkenberg, com a configuração antiga, conseguiu estar no top 10, enquanto Kevin Magnussen, com a nova configuração (por escolha pessoal) ficou fora do top10. A Alpine e a McLaren tiveram um a sessão menos conseguida longe dos primeiros lugares, enquanto a Aston Martin mostrou argumentos de peso.
As equipas, sendo agora quatro da manhã em Las Vegas, vão fazer o debrief, desmontar o carro e preparar tudo para amanhã… ou melhor, daqui por umas horas. Um horário demasiado ambicioso, numa altura em que as equipas e os pilotos estão cansados.
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“os carros foram para a pista, quando eram 2:30 da manhã”
“sendo agora quatro da manhã em Las Vegas, vão fazer o debrief, desmontar o carro e preparar tudo para amanhã”
Numa em 2 palavras:
AMERICAN CAGADA