Para Max Verstappen, F1 em Las Vegas é: “99% espetáculo, 1% desporto (…) ali em pé, pareces um palhaço”

Por a 16 Novembro 2023 12:06

Max Verstappen, piloto da Red Bull, não partilha, nem sequer de perto, o mesmo entusiasmo que a quase totalidade dos seus colegas de pista na Fórmula 1, relativamente ao ‘hype’ da corrida de Las Vegas. Como se sabe, ‘hype’ é um termo inglês que significa “exagero” ou “promoção exagerada”.

Em marketing, o hype é uma estratégia usada para enfatizar uma pessoa, ideia ou produto, geralmente com o objetivo de aumentar as vendas ou a popularidade.

O que não falta em Las Vegas é ‘hype’, que é quase sempre uma ferramenta poderosa, mas para Max Verstappen é “99% espetáculo, 1% desporto”.

Não há muito tempo, Barton Crockett, um analista de pesquisas da Rosenblatt Securities, disse que a “Fórmula 1 tem que se preocupar fortemente com Max Verstappen”, não se referindo só ao domínio que o piloto da Red Bull tem na F1, mas também com o facto de Verstappen não gostar nada de ‘palhaçadas’: “ficar ali em pé a acenar, pareces um palhaço”, disse a propósito da festa de ontem em Las Vegas.

É isto que preocupa a Liberty, ciente que hoje em dia o sucesso de um desporto – e a F1 é acima de tudo um desporto – também se afere pelo que faz melhor que as restantes competições em termos de importância juntos dos muitos milhões que seguem as redes sociais hoje em dia, em todo o mundo. Todos os desportos, empresas, pessoas, sabem que é grande a importância das redes sociais pois são acima de tudo uma ferramenta essencial para quem deseja ligar-se mais e melhor ao seu público, mesmo que este seja amplo e segmentado.

Todo e qualquer desporto tenta criar condições para seduzir cada vez mais gente a juntar-se à sua causa e quando se junta uma cidade como Las Vegas, a capital mundial do entretenimento, à principal disciplina do desporto motorizado, a F1, só podia resultar num espetáculo inesquecível fora de pista, e espera-se que também, dentro dela.

Mas não contem com Verstappen para o espetáculo fora da pista.

Numa entrevista recente à famosa revista Time, Max Verstappen confessou evitar os holofotes da fama, prefere uma vida tranquila, e isso contrasta totalmente com as expectativas da grande maioria dos fãs, especialmente os das redes sociais. E isto vai ter implicações financeiras na F1.

Veja-se a atitude do piloto em Las Vegas: quando lhe perguntaram se estava ansioso por este fim de semana, o tricampeão do mundo foi inequívoco: “Não”.

“Acho que é 99% espetáculo, 1% desporto”, disse Verstappen. “Eles (a Fórmula 1) continuam a ganhar dinheiro, quer eu goste ou não, por isso não depende de mim. Mas eu não vou fingir. Eu sempre expresso minha opinião em coisas positivas, em coisas negativas, é assim que eu sou.

Não é bem a minha onda. Há quem goste de um espetáculo, eu não gosto nada”, disse.

Ontem, para mal dos seus ‘pecados’, Verstappen e todos os seus colegas tiveram perante muitos milhares de espectadores, durante a cerimónia de abertura ao estilo de Las Vegas, bandas de rock, um espetáculo de drones, fogo de artifício, e muito mais. Nem faltou o Elvis Presley. Vários: “Para mim, essas coisas podem ser ignoradas”, disse Verstappen. “ficar ali em pé, pareces um palhaço”.

Imagine-se quem o ler ou ouvir, no meio de uma festa destas.

Provavelmente, a F1, ou a Liberty Media já só pedem que fique calado. Pelo menos não estrague.

Verstappen só se quer preocupar com o que verdadeiramente interessa: “Eu sempre quero me concentrar no lado do desempenho das coisas, mas não acho que a pista seja emocionante.

Será ótimo conduzir na Strip, mas o traçado em si não é o mais excitante”, disse.

Já sabemos, e vai ser sempre assim. O que lhe falta de carisma e tato, compensa em pista. como se vê, de sobra…

Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
1 ano atrás

Verstappen é o piloto mais sisudo da grelha. Por vezes, pelas suas declarações, até parece mais velho do que o Alonso, mas ele tem razão, a Liberty está a pôr o desporto em segundo plano, como se o ênfase for o espectáculo onde, por acaso acontece uma corrida de F1 e não o contrário.
A imagem das boas-vindas ao Sargeant é duma foleirice atroz. Americanices…

Scirocco
Scirocco
1 ano atrás

Mais uma vez o cronista do AS confunde ou inverte as coisas. Max têm carisma de sobra. Não precisa de fingir ou de dizer aquilo que acha que vai ser bem recebido pelas pessoas (veja-se os comentários de Hamilton sobre os residentes que são o reflexo da sua postura para agradar a gregos e troianos que me irrita profundamente). Max é um piloto 100% profissional e não se presta a este tipo de espéctáculo. Têm além disso a capacidade e a transparência de dizer aquilo que pensa, e não respostas orientadas para as redes sociais. Quer se queira quer não,… Ler mais »

Last edited 1 ano atrás by Scirocco
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado