F1: General Motors confirma que será fabricante de motores em 2028

Por a 14 Novembro 2023 14:56

A General Motors (GM) anunciou o seu registo oficial junto da FIA como fabricante de unidades motrizes para a Fórmula 1 a partir da temporada de 2028, juntando-se à Red Bull-Ford Powertrains, Ferrari, Honda, Mercedes, Alpine-Renault e Audi como fornecedor.

O construtor automóvel norte-americano estabeleceu uma parceria com a Andretti Global, através da marca Cadillac, para poderem candidatar-se à vaga aberta pela FIA para se estabelecerem como uma nova equipa na competição mundial, faltando a negociação com a Formula One Management (FOM) para o processo ficar completo.

“Estamos entusiasmados com o facto da nossa nova entrada na Andretti Cadillac F1 ser equipada com uma unidade motriz GM”, afirmou o Presidente da GM, Mark Reuss. “Com a nossa profunda experiência em engenharia e corridas, estamos confiantes de que iremos desenvolver uma unidade motriz de sucesso para a série e posicionar a Andretti Cadillac como uma verdadeira equipa de fábrica. Vamos correr com os melhores, ao mais alto nível, com paixão e integridade que ajudarão a elevar o desporto para os fãs de corridas em todo o mundo”.

Este anúncio surge na sequência do apoio incondicional dado pela General Motors à Andretti, na sema passada, quando ficou bem claro que só entram na Fórmula 1 com este parceiro, negando qualquer possibilidade de associar-se a uma equipa já existente do paddock. No final de outubro, relatos da Associated Press davam conta que o fabricante automóvel teria sido abordado para abandonar este projeto e se associar a uma equipa já existente. Sem o apoio da GM, a FOM poderia argumentar que a estrutura de Michael Andretti não teria os meios para ser a 11ª equipa, nem iria valorizar a competição, sendo este um forte argumento usado pela maioria dos responsáveis das atuais equipas. 

Espera-se que a Andretti e alguns executivos de topo da GM estejam presentes no Grande Prémio de Las Vegas deste fim de semana, tentando pressionar a FOM a iniciar a negociação – Andretti revelou que Stefano Domenicali, responsável máximo da F1, não teria ainda respondido às tentativas de contacto sobre este tema – para a sua entrada em 2025, o objetivo declarado.

Michael Andretti acredita que a sua estrutura tem muito para oferecer à Fórmula 1 e aponta para a entrada na competição na temporada de 2025 depois da aprovação da candidatura por parte da FIA, tendo afirmado no mês passado, que teriam construído um carro com especificações deste ano para trabalhar em túnel de vento, prosseguindo desta forma, a sua preparação. A equipa ainda está a ser formada, havendo uma procura de pessoas para ocuparem algumas funções, e que o seu objetivo é ter um piloto dos EUA aos comandos de um dos seus monolugares, estando o nome de Colton Herta no topo dessa lista, apesar de não ter os pontos suficientes para a Superlicença necessária.

O anúncio da GM neste momento, além de dar mais consistência ao projeto Andretti-Cadillac, quer também significar que, caso não a negociação com a FOM não seja bem sucedida, o construtor norte-americano também não avança para a Fórmula 1 apenas como fornecedor de unidades motrizes, uma vez que o objetivo é “posicionar a Andretti Cadillac como uma verdadeira equipa de fábrica”.

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