F1: Terceiro título mundial foi “o melhor”, considera Max Verstappen
O terceiro título mundial de Fórmula 1, tendo fechado as contas do Campeonato na corrida Sprint do Catar, é o favorito de Max Verstappen, revelou o próprio piloto, uma vez que mostrou um domínio avassalador.
Depois do primeiro título de Campeão do Mundo de Fórmula 1 ter sido conquistado num ano de muita luta, como não se via há muito tempo na competição, com Lewis Hamilton como adversário, que obrigou a luta a ir até à última volta da última prova do ano, Max Verstappen consolidou a sua presença entre os nomes mais icónicos da F1 com mais duas conquistas em temporadas consecutivas. Em 2022 foi o mais forte, mas esta temporada dominou, alcançando recorde atrás de recorde, quase ao mesmo tempo que foi triunfando nas corridas.
Apesar de considerar que todos os troféus referentes à conquista do título mundial “parecem iguais”, o piloto neerlandês terá de esperar a entrega do terceiro até à Gala da FIA, mas sem qualquer problema, uma vez que “o novo só tem um nome a mais. Posso esperar mais um pouco”, disse Verstappen, citado pelo Motorsport-Total.com.
Comparando as três conquistas deste troféu, o piloto da Red Bull admitiu que o deste ano “é o melhor. Acho que o primeiro foi o mais emocionante, porque foi aí que os sonhos na Fórmula 1 se tornaram realidade, mas […] este foi meu melhor ano com muitas vitórias consecutivas”. Foram 10 triunfos consecutivos entre a prova em Miami e Itália, batendo mais este recorde, que pertencia a Sebastian Vettel.
Afirmando que analisa o seu “desempenho de corrida para corrida e não apenas com base numa corrida”, Max Verstappen sublinhou que em 2021, apesar de ter sido das temporadas mais emocionantes da história da F1, não esteve consistente durante toda o ano. “Um campeonato é ganho ao longo de toda a época”, reforçou o tricampeão, que por isso considera que “este ano é definitivamente o melhor ano em termos de desempenho. O primeiro ano foi o mais emotivo”, acrescentando que “o carro em si, provavelmente, também estava em melhor forma. Para mim, este ano é aquele de que mais me orgulho, porque foi muito consistente”.
Verstappen não se esqueceu da equipa, dizendo que foi “incrível” viver a conquista do tricampeonato tão próximo dos elementos que compõem a Red Bull, que também alcançou novo título mundial de construtores.
Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool