F1: Lando Norris quer ‘chegar-se’ à Red Bull em 2024

Por a 12 Novembro 2023 14:13

A McLaren ainda tem um longo caminho a percorrer para alcançar a Red Bull, mas está a fazer progressos significativos. Se a equipa continuar a evoluir a este ritmo, poderá ser uma ameaça à Red Bull em 2024. Por exemplo, em São Paulo, Lando Norris mostrou que a Red Bull não tinha uma vantagem assim tão confortável como já nos habituou este ano, mas ainda assim, faltou “aquele bocadinho” para lutar pelo triunfo no Brasil…

Lando Norris está com ‘vontade’ que a McLaren seja o maior rival de Max Verstappen em 2024, e a sua ambição projeta-se no facto de, recentemente, a equipa tem dados bons saltos qualitativos, resolvendo a pouco e pouco problemas que os afligiram durante o ano

É óbvio que a Red Bull ganhou ambos os campeonatos com muita facilidade, e o que separa a Red Bull, como um todo, das equipas mais próximas em termos competitivos é grande, sendo o primeiro e provavelmente melhor trunfo dos homens de Milton Keynes, a consistência.

Como se viu pelas poles da Ferrari e de prestações doutras equipas em corrida a sensação que fica é que enquanto as restantes equipas Têm demasiados altos e baixos, veja-se por exemplo a prestação da Mercedes em Austin e depois o que sucedeu no Brasil. A Red Bull está sempre no topo, e quando tem problemas, como teve com o vento no Brasil, Max Verstappen pode ‘tirar pé’ que a equipa permanece “lá em cima”.

Mas as evoluções que o McLaren teve a meio da época resultaram, ao ponto da equipa de Woking estar agora mais perto da Red Bull, mas a McLaren terá ainda de melhorar mais durante o inverno, e a isso esperar que a Red Bull não volte a dar outro salto em 2024.

Um dos pressupostos pode correr bem à McLaren, o outro, não controlam…

Lando Norris está a caminho da sua melhor época de sempre na F1, e isso é um bom sinal de quão longe o monolugar da McLaren chegou desde o início da temporada. Sem vitórias, mas com sete pódios esta temporada, Norris está confiante: “disse ao Max [Verstappen] que desde o nosso upgrade da Áustria sou o segundo piloto com a pontuação mais alta da grelha”, e isso dá-lhe otimismo, até porque Oscar Piastri já mostrou que está em boa condições de continuar a ajudar a McLaren a somar bons pontos, mas quão perto da McLaren pode chegar é uma incógnita pois têm e vão continuar a lutar face a um dos melhores pilotos de Fórmula 1 de sempre, num dos carros mais dominantes… também de sempre.

O outro upgrade da McLaren em Singapura visou as curvas de baixa velocidade, naquele que foi o terceiro pacote de atualizações que a McLaren planeou para esta temporada, e o segundo a ser pensado pela nova estrutura técnica implementada no início do ano.

Como se percebe, cada vez mais o que sucede em pista está relacionado com a valia da equipa técnica e a McLaren está agora bem servida a esse nível. Veja-se o que sucedeu na Mercedes com a saída de Mike Elliot após dois anos de carros maus.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado