F1: Pirelli não considera tão importante uma revisão do formato Sprint, mas sim uma boa seleção das pistas
Há quem aprecie as corridas Sprint e há quem as deteste. Max Verstappen, por exemplo, tem dito várias vezes que não gosta, sendo muito crítico do formato dos fins de semana, preferindo manter todos os fins de semana da temporada da Fórmula 1 com apenas uma corrida. Ainda assim, a Fórmula 1 está prestes a apresentar alterações ao formato Sprint, algo que o fornecedor exclusivo de pneus, a Pirelli, não considera fundamental que isso aconteça, sendo preferível escolher como palco as pistas com mais hipóteses de ultrapassagem, criando provas mais emotivas.
Têm sido apontadas várias propostas para a alteração do formato dos fins de semana de Fórmula 1 com Sprint, ainda sem qualquer confirmação oficial, mas em declarações à Sky em São Paulo, Toto Wolff deu conta de alguns dos planos. Desta forma, o Sprint Shootout pode passar para as tardes de sexta-feira, a seguir ao único treino livre, enquanto a corrida Sprint pode-se realizar na manhã de sábado e a qualificação para o Grande Prémio nas tardes de sábado, no mesmo horário que as rondas sem este formato. O dia de domingo continuaria dedicado exclusivamente ao Grande Prémio, com a corrida mais longa de todo o fim de semana.
São ainda as ideias da criação de um novo campeonato apenas dedicado às Sprint, grelhas invertidas tendo por base a classificação do campeonato do mundo ou um prémio monetário para os vencedores de cada uma das corridas – tudo para aumentar o interesse dos fãs neste formato, que é uma aposta da Formula One Management – que mais especulação têm gerado sobre o tema.
Max Verstappen sempre foi crítico deste formato e quando foi questionado sobre a possibilidade de alterações radicais em 2024, manteve a sua posição, afirmando no México que “essa corrida não significa nada para mim. Quando cruzo a linha de meta, penso que amanhã é a verdadeira corrida. Podem fazer o que quiserem, mas não acho interessante”.
Também há equipas que partilham a opinião do tricampeão do mundo, mas a Fórmula 1 aposta neste formato para gerar mais interesse nos fãs, existir mais tempo em pista onde se ganha realmente alguma coisa e potenciar os ganhos comerciais da competição e não parece que esteja em risco de deixar de existirem os fins de semana Sprint.
Simone Berra, engenheiro da Pirelli, considera que não se deve alterar a distância máxima das corridas Sprint, “é melhor decidir corretamente o que o traçado do circuito pode ajudar muito porque podemos tomar decisões para ajudar o sprint a ser ainda mais espetacular”. O responsável do fornecedor exclusivo de pneus acrescentou que “o traçado do circuito é muito importante, para selecionar os circuitos adequados para ter um bom espetáculo”.
Berra recordou que o equilíbrio em construir pneus com o nível de degradação certo não é fácil, algo que, além das Sprint, pode ser visto como muito importante para as corrida dos Grande Prémio. “Se tivermos uma degradação elevada, os pilotos têm de gerir [baixando o ritmo], mas se tivermos uma degradação baixa, podem forçar, mas não há qualquer diferença de ritmo, porque a degradação é baixa para todos”.
Certo nesta altura, é que a Fórmula 1 mantém-se firme no seu conceito que foi uma das suas maiores apostas, consolidado nos dados que mostram que os fins de semana de Sprint são bem sucedidos em termos de interesse e envolvimento dos fãs, apensar do promotor do Grande Prémio dos EUA ter afirmado que a venda de bilhetes para o dia de sábado da edição deste ano não foi maior do que no ano passado, apesar de haver uma prova Sprint a realizar. Mesmo assim, o dia de sexta-feira, com qualificação no “menu” é mais fácil de vender.
Há também a questão da dificuldade que apenas um treino livre levanta para as equipas. Após esse momento a configuração dos carros é fixada pelas condições de parque fechado, deixando-os com muito pouca informação para tomarem as decisões certas, como a Mercedes e a Ferrari descobriram em Austin. Também na questão do parque fechado, as equipas tentam pressionar a FIA a alterar as condições.
As discussões sobre as alterações do formato Sprint terão lugar nas próximas semanas e envolverão as equipas, antes do anúncio do calendário das Sprint para a próxima temporada.
Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool