WRC: Cyril Abiteboul disse que Tanak “pode ser o nosso Max (Verstappen)”, o que achará Neuville disso?

Por a 8 Novembro 2023 14:53

A ‘química’ entre Thierry Neuville e Ott Tanak nunca foi muito boa, vão ambos ser novamente colegas de equipas em 2024, o que aliado ao facto da Hyundai MotorSport estar já num patamar de forma que lhes permite baterem-se com a Toyota, abre perspetivas que o próximo ano seja bem interessante em termos da dinâmica da equipa de Alzenau.

É um facto que têm de melhorar a fiabilidade, a diferença dos historial da Toyota a esse nível, face à Hyundai é altamente desfavorável para os carros coreanos, mas se isso for resolvido tudo indica que vamos ter um campeonato de 2024 bem diferente, até pela perspetiva de que Kalle Rovanpera possa não disputar toda a competição.

Para criar ainda mais frisson numa relação que nunca foi boa entre Tanak e Neuville as recentes declarações de Cyril Abiteboul, ao referir esperar que Ott Tänak possa trazer algum domínio para a Hyundai Motorsport ao estilo de Max Verstappen na F1, isso não deve ter agradado nada a Neuville.

Mas se há um chefe de Equipa que pode saber gerir bem a relação de Tanak com Neuville é Abiteboul, como seria Andrea Adamo, mas certamente o francês não vai ter vida fácil: “Na minha própria história no desporto automóvel sempre me inspirei nas organizações que se dedicam a uma estratégia vencedora e tudo é orientado pelos resultados. Estou a pensar na Red Bull e, francamente, se o Ott estivesse na Fórmula 1, tenho quase a certeza de que estaria a pilotar para a Red Bull Racing. É essa a inspiração que quero levar para a Hyundai – gostaria que pudéssemos ser a Red Bull Racing do WRC, e o Ott poderia ser o nosso Max [Verstappen].”

Estas palavras pode ter caído que nem ‘mosca na sopa’ para Neuville, mas o belga, recentemente tinha dito não ver razão para que ele e o seu futuro companheiro de equipa na Hyundai, Ott Tänak, não possam trabalhar bem juntos na próxima temporada, com Abiteboul a liderá-los…

Tänak e Neuville foram colegas de equipa em 2020 e 2021, quando Andrea Adamo liderava, e nessa altura nada transparece de ‘crises’ entre os pilotos, mas quando chegámos a 2022, tudo foi bem diferente, com Julien Moncet, que assumiu interinamente quando saiu Andrea Adamo.

Aí sim, houve muita confusão e o ‘bom feitio’ de Moncet, não foi suficiente para acalmar as hostes, mas em 2024, Abiteboul tem outra estaleca, pois os anos de F1 deram-lhe isso, num meio que é muito mais complicado que o WRC.

Thierry Neuville teve um estatuto este ano na Hyundai que não terá para o ano, esse papel no mínimo, irá partilhá-lo com Tanak, e isso vai criar divisões entre os pilotos da equipa, basta olhar para as palavras de Abiteboul, que mais do que servirem para motivarem Tanak, são ‘ótimas’ para deixar Neuville à beira de um ataque de nervos…

É óbvio que Neuville sabe o desafio que tem pela frente na equipa, mas Tanak também não vai estar tão confortável, pois Neuville domina aquela equipa há muito tempo.

O ponto favorável para Tanak é, como já percebemos, Abiteboul.

Podia ter dito que “os meus pilotos vão fazer o mesmo que Verstappen na Red Bull”. Mas não, privilegiou Tanak. Vamos ver o que acha disto Neuville…

Mas é quase certo que ambos vão lutar pelo campeonato e o belga já disse: “pode haver alguma tensão aqui e ali, mas é por isso que temos o chefe e a direção para tomar as boas decisões.”

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado