F1, GP de São Paulo, Alonso sobre Ocon: “Ainda é imaturo”
A relação entre Esteban Ocon e Fernando Alonso voltou a azedar. Depois do incidente na Sprint Shootout em que Ocon embateu no carro de Alonso que os dois têm trocado argumentos através dos media.
O incidente aconteceu na SQ1, com Ocon a perder momentaneamente o carro e a embater em Alonso que não deixou o espaço todo para o Alpine passar. Os comissários analisaram o sucedido e não tomaram qualquer medida. Alonso lamentou o sucedido, Ocon reafirmou o que disse no rádio logo após o toque, apontando o dedo a Alonso por não ter dado espaço, defendendo que não perdeu o carro na curva 3.
“Foi um impacto forte, estou um pouco dorido, mas não importa”, explicou Esteban Ocon depois de ter passado pelo centro médico do circuito e ter sido ouvido pelo CCD. “É um acidente difícil de engolir, porque queria melhorar naquela volta e passar ao SQ2, mas apanhei o Fernando pelo caminho e há quem diga que perdi o controlo do carro, isso não está correto. Corrigi, como acontece com todos do pelotão, até na volta mais rápida do Lando teve de corrigir naquele sítio e alargar a trajetória”.
Fernando Alonso foi confrontado com essas declarações depois da corrida Sprint e respondeu à sua maneira, citado pela Soy Motor:
Sim, eu ouvi o que esse tipo disse. Ele ainda é muito imaturo e não mudou a sua forma de ver as coisas, mas há outras coisas que também não mudam. Ele saiu atrás de mim como no ano passado e ficou lá, como no ano passado. Portanto, é tudo normal”.
Era o vídeo que faltava para uma análise mais justa. É verdade que o Alonso deu uma guinadinha à esquerda, mas parece que é uma correcção de trajectória. Também me parece que, se o Alonso não estivesse ali, o Ocon não faria a curva dentro dos limites da pista. Nenhum foi penalizado, boa decisão dos comissários.
Curiosamente, tinha ouvido, há pouco, um sujeito a dizer que o Alonso fizera de propósito e merecia ter sido desqualificado. Um pouco exagerado, não?
Não direi que o Alonso fez de propósito – mas que deu uma guinada para a esquerda quando o Ocon, que vinha numa volta lançada, se aproximou, lá isso deu. Não foi para corrigir a trajectória, porque vinha numa volta lenta. Mas a verdade é que o Ocon também dá uma guinada para a direita, sem a qual provavelmente o toque não teria acontecido. Estiveram bem os comissários em não penalizar, tal como esteve bem a Pity em corrigir o comentário inicial sobre o assunto em que atribuiu a culpa toda ao Ocon.
Por isso eu escrevi, na altura, que faltava uma imagem de cima, que é sempre a melhor.
Não foi a primeira vez, nem terá sido a última, que eu mudo de opinião. Faço-o sempre que acho correcto fazê-lo.