F1, GP de São Paulo, Sprint Shootout: Lando Norris consegue a pole para a Sprint
Lando Norris conseguiu a pole para a Sprint. O piloto da McLaren conseguiu mostrar a velocidade da McLaren em Interlagos, que ontem poderia dar a pole. O piloto britânico tem oportunidade de conseguir um bom resultado na Sprint de mais logo. Com o tempo de 1:10.622, Norris ficou 0.061 seg, à frente de Max Verstappen e 0.073 seg. à frente de Sergio Pérez.
Depois de uma qualificação renhida até a interrupção provocada pelo mau tempo que se abateu sobre a pista de Interlagos, pilotos e equipas regressaram à pista para a Sprint Shootout, qualificação para a Corrida Sprint de mais logo.
O último fim de semana de corrida Spint marca o fim de uma série de três corridas consecutivas. Para hoje, a meteorologista parecia muito mais amena, com o céu nublado, mas sem nuvens ameaçadoras e a pista estava seca e com a temperatura de 46 °C (25 °C no ar). Max Verstappen e Lando Norris eram os protagonistas para esta Sprint Shootout, considerados os favoritos para esta sessão, olhando para as performances de ontem.
SQ1
A sessão começou de forma muito calma, com Verstappen a ser o primeiro a ir para a pista, seguido de Sergio Pérez. Gradualmente, os pilotos foram saindo para a pista, todos com pneus médios.
Max Verstappen estabeleceu a referência com o tempo de 1:11.888, 0.3 seg. mais rápido que o seu colega de equipa, mas Carlos Sainz tratou de se colocar no topo da tabela de tempos, seguido de Lewis Hamilton, numa pista que iria evoluir rapidamente, depois das chuvadas de ontem que “lavaram” a pista, o que reduziu os níveis de aderência.
No final das primeiras tentativas, Sainz estava na primeira posição e na zona de eliminação estava Lance Stroll, Zhou Guanyu, Alex Albon, Yuki Tsunoda e Logan Sargeant. Pérez passou por Verstappen, sem a equipa saber o que surpreendeu o campeão do mundo. Esteban Ocon teve uma saída de pista, que obrigou ao final prematuro da sessão. Ocon perdeu o controlo do carro na primeira secção de curvas e bateu contra o carro de Alonso, o que atirou o Alpine para fora de pista. Ocon, Stroll, Zhou, Albon e Sargeant foram eliminados na SQ1. Sainz (1:11.796) ficou com o melhor tempo, seguido de Norris (+0.028) e Hamilton (+0,074). O top 5 contava com Verstappen e Russell e cabia em menos de 0,2 segundos.
SQ2
A sessão foi adiada para permitir a reparação das barreiras e limpeza da pista, após o incidente entre Ocon e Alonso. No arranque da SQ2, as equipas apressaram-se a sair para a pista, novamente com os Red Bull na frente do pelotão, com todos os carros a usarem pneus médios. O carro de Fernando Alonso continuava a ser reparado e dificilmente estaria em pista para poder tentar a passagem à SQ2.
O vento começava a ficar mais forte e a atrapalhar os pilotos, mas Verstappen começou com o tempo de 1.11:449, a primeira referência desta parte da Sprint Shootout. Carlos Sainz colocou-se em segundo lugar, seguido de Pérez, Leclerc, Piastri, Hulkenberg, Norris, Magnussen. O resto dos pilotos ainda não tinham ido para a pista.
A Aston Martin confirmou que Alonso não iria para a pista, com os danos depois do incidente com Ocon a serem demasiado severos, numa altura em que os pilotos entravam em pista para as derradeiras voltas. Lando Norris conseguiu o melhor tempo com pneus médios usados e Magnussen, Hulkenberg, Gasly, Bottas e Alonso foram os pilotos eliminados. Com o tempo de 1:11,221, Norris ficou com o melhor registo, seguido de Pérez (+0.009) e Verstappen (+0.041). Seguiram-se Ricciardo (médios novos), Leclerc, Hamilton, Sainz, Russell, Piastri e Tsunoda (médios novos) com a maioria dos pilotos a colocar médios usados para as últimas voltas.
SQ3
Na entrada para a SQ3, sabíamos que Verstappen e Norris eram os únicos dos mais rápidos a terem dois conjuntos de pneus macios, o que poderia ser uma vantagem para esta sessão de oito minutos.
Com dois minutos de sessão, ninguém tinha saído para a pista, o que parecia mostrar que as equipas iriam apostar em apenas uma volta lançada. Lando Norris foi o segundo em pista e o primeiro a entrar no segundo dez. Verstappen não conseguiu fazer melhor que o piloto da McLaren. Leclerc também não conseguiu melhorar o tempo de Norris e a pole para a Spint parecia cada vez mais próxima. Um a um, os pilotos foram cruzando a linha de meta, sem ninguém conseguir fazer melhor que o #4 que acabou por ficar com a pole, apesar das curtas margens para os adversários. Verstappen ficou em segundo, seguido de Pérez, Russell e Hamilton. Tsunoda, Leclerc, Ricciardo, Sainz e Piastri completaram o top 10.
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Quantos padrinhos tem o holandês na f1?… Mas agora ultrapassa-se dentro das boxes sem que ninguém impeça este tipo fazer o que quer e lhe apetece? … No dia em que o atirarem para fora do recinto, mudam as regras. Cada vez pior.
De acordo. Uma prima dona
Não se preocupe. Ele próprio coloca-se muitas vezes fora da pista. Fora dos limites de pista, por fora nas escapatórias, bloqueios após incursões pela relva, ao tapar os adversários que o ultrapassam acabando ele próprio e o adversário irem para fora…
No Brasil acontece muitas vezes… há o conceito de não dar espaço e o adversário sair de pista devido ao facto de não haver espaço. Mas em Interlagos, chega a ser outro nível. Não só o adversário é empurrado para fora, como ele próprio acompanha o adversário escapatória fora……
Porque quem vai devagar/parado tem de se encostar à esquerda e dar passagem a quem não tem de entrar no esquema das perdas de tempo.
Deve ser o Sábado que menos importância dou à F1. Estou a ver uma corrida há mais de 4h e 30 minutos, com 2 TVs lado a lado, só vi as voltas rápidas das qualificações e mudei logo para o WEC, não entendo como a FIA tem uma corrida Sprint no meio de uma corrida de final de temporada de WEC. Quanto à corrida sprint só vou ver quando a corrida do WEC acabar às 19h, temos pena mas já são corridas de F1 a mais para quem gosta de outras coisas.
Digamos que foi uma qualificação mais normal. Se compararmos a SQ1 com a Q1 de ontem, encontramos grandes diferenças. A Aston Martin e a Alpha Tauri quase trocaram de posições. As condições meteorológicas têm grande influência nestes carros, não há dúvida. É estranho eu dizer isto, mas tive pena do Alonso, que ficou sem poder continuar a qualificação sem culpa nenhuma. A cara dele na box dizia bem o que lhe ia na alma. Irrita-me esta mania dos pilotos ficarem à espera dos últimos momentos para saírem para a pista. Já que querem assim, o melhor é diminuírem o tempo… Ler mais »
Concordo com o que disse.
O primeiro tempo foi marcado a 45 segundos do final. Se pouco antes alguém tivesse batido e desse bandeira vermelha, acabava a SQ3 sem qualquer tempo…