GP São Paulo, F1: Nem a tempestade parou Max Verstappen
Antes de mais, convém recordar que assistimos a uma excelente qualificação e apesar da grelha de partida poder não representar fielmente o andamento que cada um dos pilotos demonstrou nos restantes segmentos, podemos vir a assistir a uma corrida bem movimentada, com recuperações na classificação.
Posto isto, nem a tempestade que se abateu em São Paulo parou Max Verstappen e impediu o piloto da Red Bull de regressar às pole positions. Quando o piloto neerlandês da Red Bull iniciou a sua volta rápida no Q3, que viria a ser a única devido à instabilidade meteorológica, a imagem que vimos na transmissão internacional parecia de uma corrida noturna, tal era a cor do céu por cima do Autódromo José Carlos Pace.
Verstappen parecia ter nos McLaren os seus principais adversários à conquista da pole position, assim como os Ferrari poderiam estar na calha a uma potencial terceira pole consecutiva. No entanto, a pista mudou bastante entre o Q2 e o Q3, com mais vento, chuva e uma temperatura diferente. Quem conseguiu tirar mais partido disso foi Max Verstappen, conquistando a 31ª pole da carreira na Fórmula 1, em mais uma demonstração de poder do binómio piloto-RB19.
O tempo final da pole position em São Paulo (1:10.436s) acabou por não ser o mais rápido do piloto neerlandês, causado pelas alterações das condições da pista. Se fosse no Q2 este tempo, e numa clara demonstração de como mudou tudo em poucos minutos, Verstappen não teria passado ao Q3.
O azar também bateu à porta de Sergio Pérez, que foi o último piloto a sair do pitlane para o Q3. Apesar de sentir mais dificuldades na sua volta rápida, apanhando condições ainda mais traiçoeiras, viu o McLaren de Oscar Piastri a sair de pista à sua frente, tendo sido obrigado a levantar o pé do acelerador nessa situação, sendo prejudicado no tempo por volta. O nono posto da grelha de partida não parece ser representativo do que podia fazer Sergio Pérez, que mesmo assim teria em Piastri e Lando Norris adversários de peso.
Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool