GP São Paulo, F1: Max Verstappen conquista pole position em qualificação condicionada

Por a 3 Novembro 2023 19:18

Max Verstappen conquistou a pole position do Grande Prémio de São Paulo com o tempo de 1:10.727s, tendo a seu lado Charles Leclerc, enquanto a Aston Martin colocou os seus dois pilotos na segunda fila da grelha de partida para a corrida de domingo, com Lance Stroll a ser mais rápido do que Fernando Alonso. A sessão foi interrompida quando ainda faltavam mais de quatro minutos para o final da Q3, uma vez que o estado do tempo agravou-se de tal forma, que parecia que tinha caído a noite em Interlagos e os pilotos tiveram muitas dificuldades para completar uma volta rápida. Houve até quem não conseguisse registar uma volta rápida.

Acabou por ser um final de sessão muito menos emotivo do que podia ter sido, uma vez que assistimos a uma das melhores qualificações do ano, com margens tão curtas no Q1 e Q2, e com um resultado final pode não comprovar a 100% o andamento de todos os carros e pilotos. Será, por isso, de esperar por uma boa corrida no domingo, depois da grelha de partida estar um pouco mais “baralhada” do que seria de esperar.

Com a interrupção da sessão de forma definitiva, houve surpresas para a ordenação da grelha de partida. Os dois pilotos da McLaren não tiveram muita pressa para sair do pitlane, assim como Sergio Pérez, e por isso ficaram em posições mais longe do que o previsto, uma vez que sofreram com a chuva que começou a cair no início do terceiro segmento da qualificação.

Os dois pilotos da Mercedes terminaram as suas voltas com um tempo mais lento do que os Aston Martin, com Lewis Hamilton a ser um pouco mais rápido do que George Russell. Lando Norris obteve o sétimo posto da grelha de partida e terá ao seu lado Carlos Sainz, enquanto Sergio Pérez e Oscar Piastri, que não conseguiu registar um tempo no Q3, a fecharem os dez pilotos que disputaram o segmento final da qualificação.

Depois de ter ameaçado durante os dois primeiros segmentos da sessão de qualificação, a chuva apareceu minutos antes do início da decisão da pole position, colocando uma pressão adicional aos dez pilotos que discutiram o Q3. Foi visível nas imagens os espectadores a passarem a usar capas, mas quando os carros entraram em pista, a chuva era muito pouca, no entanto a cor do céu não enganava. Parecia noite quando Max Verstappen iniciou a sua volta rápida, candidato natural à pole position. O neerlandês terminou a primeira tentativa com 1:10.727s.

Os McLaren, que se tinham mostrado rápidos nos restantes segmentos, entraram mal no Q3, com o sétimo lugar de Lando Norris e uma saída de pista de Oscar Piastri, que levou Pérez a ter de levantar o pé do acelerador, uma vez que vinha atrás do australiano.

Com a chuva a cair com mais intensidade nas voltas de entrada no pitlane, seria difícil alguém conseguir rodar em condições para bater os tempos das primeiras tentativas, até que a direção de prova decidiu mostrar a bandeira vermelha, informando que a sessão não seria retomada.

O que aconteceu durante a qualificação:

No final do primeiro segmento da sessão de qualificação do Grande Prémio de São Paulo, com cerca de meio segundo a separar os 17 primeiros do Q1.

Oscar Piastri foi o primeiro piloto a completar a volta rápida na Q1, passando a ser a referência com 1:11.494s, mas rapidamente Lance Stroll passou para o topo da tabela de tempos, batido pouco depois por Max Verstappen e Lando Norris, que terminou a volta em 1:10.623s. Lewis Hamilton, ficando a 0.261s de Norris, ficou à frente de Verstappen no segundo posto da tabela de tempos.

Um incidente, que envolveu George Russell e Pierre Gasly, será investigado após a sessão, podendo tratar-se de um impedimento no final da saída das boxes. O piloto britânico estava mais lento no final do pitlane, o que agora é permitido pelas notas do diretor de corrida, mas não pareceu estar o mais à esquerda possível, que é exigido, enquanto Gasly seguia atrás mais rápido e teve de travar para não bater no Mercedes.

Com novos jogos de pneus macios, os pilotos regressaram à pista para o final da Q1, prevendo-se chuva para os instantes finais, passando Charles Leclerc para a frente da tabela de tempos, com 1:10.472s.

A três minutos do fim do primeiro segmento da qualificação, Daniel Ricciardo, Nico Hülkenberg, Zhou Gunayu, Kevin Magnussen e Logan Sargeant estavam em lugares de eliminação.

Nas últimas voltas rápidas, com a pista a melhorar rapidamente, George Russell passou ao primeiro lugar com 1:10.340s, enquanto Hülkenberg saltou para os três primeiros e saiu da zona de eliminação. Quem não conseguiu escapar foi Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda, que se juntaram ainda Valtteri Bottas, Logan Sargeant e Zhou Guanyu.

Houve ainda mais duas situações de possível impedimento na via de saída das boxes, com um episódio a envolver Max Verstappen, que teve de ir com duas rodas fora do asfalto.

Como não choveu no Q1, como era previsto, e as condições da pista foram melhorando, os pilotos tiveram a necessidade de utilizar mais jogos de pneus macios do que seria expectável, por isso a dúvida se poderia haver uma surpresa no final do Q2.

Os dois Red Bull saltaram para o topo da tabela de tempos no final da primeira volta rápida, mas Lando Norris (com pneus macios usados) e Oscar Piastri, colocaram-se entre o mais rápido Max Verstappen (1:10.162s) e Sergio Pérez.

Com a traseira do Mercedes a querer fugir durante a sua volta rápida, Lewis Hamilton ficou-se pelo sexto tempo na sua segunda tentativa, enquanto George Russell ascendeu ao segundo lugar a 0.154s do tempo de Verstappen, tendo sido batido pouco depois pelo registo de Carlos Sainz. Assim, o piloto neerlandês da Red Bull mantinha-se no topo da tabela de tempos para as últimas tentativas de voltas rápidas, com uma margem de 0.092s.

Quem bateu o tempo de Verstappen foi Lando Norris, com 1:10.021s registado, mantendo os quinze pilotos separados por menos de um segundo.

Alexander Albon, depois da sua volta ter sido apagada por exceder os limites de pista, não regressou à pista, mantendo-se na garagem nos instantes finais, quando havia muitos pilotos a discutir uma vaga no Q3.

Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
21 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
malhaxuxas
malhaxuxas
1 ano atrás

Mclaren. Mas que soberba hein!

Thor
Thor
1 ano atrás

A Aston Martin andava a fazer bluff! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
1 ano atrás

Grande qualificação, bom ver a aston martin para já tão forte neste fim de semana, mas ainda é sexta feira temos de esperar para ver amanhã e sobretudo no domingo, leclerc a carregar a ferrari mais uma grande volta a valer a linha da frente e manter viva a esperança na luta pelo 2º lugar nos construtores, a mercedes na pista provavelmente mais favoravel ao W14 para evitar a primeira época sem vitoria desde 2011,a desiludir e ser batida pela ferrari e pelos 2 aston martin é duro,mas veremos o que acontece amanhã na shootout e na sprint! Tudo muito… Ler mais »

Pity
Pity
1 ano atrás

Vá… digam mal do Stroll, digam… 🙂 ) Que pena aquele atraso no início da qualificação, sem isso, teríamos uma Q3 animadíssima, tal como foram a Q1 e Q2, mas a chuva chegou e ficou tudo decidido na única tentativa. A Aston Martin decidiu meter a marcha atrás e os resultados apareceram, mas Stroll na frente de Alonso, surpreendeu. De resto, nada muito surpreendente na Q3, atendendo às circunstâncias. Surpresa, foi o desempenho da Alpha Tauri, em comparação com o que fizeram no México, mas mais de acordo com o que tinham feito ao longo da maior parte da época.… Ler mais »

Phil1971
Phil1971
1 ano atrás

Vamos começar por: E que dirá agora a comunicação social e os haters do Alonso? Quanto ao Pérez parecem-me que a decisão tardia para saída de pista na q3 o prejudicou e possivelmente até outro incidente, é caso para dizer o homem anda com azar. Relativamente aos outros Verstappen igual a si próprio Leclerc também bem e os Mercedes e McLaren parecem-me que ficaram mal.

Thor
Thor
Reply to  Phil1971
1 ano atrás

Em relação à primeira frase, vão fazer o mesmo de sempre. Desaparecem à espera que algo corra mal. Depois voltam a aparecer.

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  Thor
1 ano atrás

Não é preciso.
Alonso atrás do Stroll só pode ser PDI.
E oferta da Mcl. Em condições normais estariam à frente.
Por isso nem vai ser preciso muito tempo. Amanhã voltam para o seu lugar na rabeira.
Ou ainda têm esperança de voltar a passar a Mclaren?

Thor
Thor
Reply to  malhaxuxas
1 ano atrás

Previsões só no fim do jogo, disse alguém muito sábio, mas há aqui gente muito “instruída”…

dannyricfanclub
dannyricfanclub
1 ano atrás

Será que algum dos comentaristas que vieram aqui antes de mim se apercebeu do pequeno pormenor de que a chuva impediu os pilotos de voltar à pista nos últimos 5 minutos da Q3, que é quando surgem os melhores tempos? Aparentemente, não.

Thor
Thor
Reply to  dannyricfanclub
1 ano atrás

Eu não vi, mas a chuva foi para todos, não foi?

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  Thor
1 ano atrás

Eu vou acreditar que você não é tão nabo como a sua resposta o faz parecer.

Thor
Thor
Reply to  dannyricfanclub
1 ano atrás

Não gosto de nabos, mas quero acreditar que você é mais inteligente do que a sua resposta o faz parecer.

917/30
Reply to  Thor
1 ano atrás

Nahhh, não é acredita, muito pelo contrário!

Thor
Thor
Reply to  917/30
1 ano atrás

Já vi comentários bem escritos por ele, quando quer.

Scirocco
Scirocco
Reply to  dannyricfanclub
1 ano atrás

Não no México

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  dannyricfanclub
1 ano atrás

Lol que dois nabos a chamar nabo um ao outro.

Thor
Thor
Reply to  Daniel Sousa
1 ano atrás

Acalma-te Albert Einstein.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Thor
1 ano atrás

Não posso estar mais calmo, e mais Einstein. Lamento.
De qualquer forma estava a “falar” de forma bem disposta.

driver-on-track
driver-on-track
1 ano atrás

Max limpa tudo mesmo com estas condições….. Leclerc bem , Norris foi guloso ..Russel como sempre a não respeitar os colegas e a ser muito bem penalizado…. excelente prestação do piloto Colgate o tal predestinado a ficar atrás do colega bem na cauda do pelotão ( o seu lugar natural ) …. apesar da qualificação menos conseguida ,Hamilton vai certamente ser o único a dar que fazer ao Max nas corridas

917/30
Reply to  driver-on-track
1 ano atrás

É que não dás uma para a caixa…hater on track. Tens que idade, 10/15 anos? Se for o caso, enfim, espero que te passe, se fores um homem feito, coitado de ti…

Pity
Pity
Reply to  driver-on-track
1 ano atrás

A marca de dentífrico deve pagar-lhe muito bem, tantas são as vezes que a cita…. 🙂 🙂 🙂

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado