Fórmula 1: 5 histórias do paddock
O paddock do Grande Prémio da Cidade do México fervilhou, tendo a Red Bull, a Audi e Pérez sido o foco das conversas, mas não só.
Norris recusa Red Bull?
É sabido que há um namoro entre a Red Bull e Lando Norris, tendo em vista a possibilidade do inglês se tornar colega de equipa de Max Verstappen num futuro mais ao menos próximo, ainda que o piloto da McLaren tenha contrato com a equipa inglesa até ao final de 2025.
Segundo os rumores, a formação de Milton Keynes terá indagado Norris quanto à possibilidade de este poder substituir Sergio Pérez já no próximo ano, devido às conhecidas dificuldades do mexicano em se aproximar das performances do seu colega de equipa.
No entanto, Norris terá, segundo os boatos, recusado as investidas da Red Bull para substituir Pérez já no próximo ano, preferindo continuar com a McLaren, uma vez que esta tem vindo a mostrar uma evolução notável e lhe poderá dar os meios necessários para vencer sem ter de enfrentar Verstappen no seu próprio ambiente.
A ‘short list’ da Audi
O projeto da Audi para a Fórmula 1 não tem vindo a fazer muitas notícias quanto à sua edificação, sabendo-se apenas que foram realizados alguns testes de dinamómetro em Neuburg e que adquirirá mais uma fatia do capital da Sauber, a estrutura que defenderá as suas cores a partir de 2026.
No campo dos pilotos, o primeiro nome avançado para a formação do construtor de Ingolstadt foi o de Carlos Sainz, mas o espanhol parece estar inclinado a estender a sua permanência na Ferrari por mais duas temporadas, surgindo agora rumores com outras opções para a Audi.
O mais óbvio é Nico Hulkenberg, que tem a seu favor o seu passaporte e sua larga experiência na Fórmula 1, muito embora, nos últimos anos tenha estado na equipa mais pequena da categoria.
Uma opção menos evidente é a de Esteban Ocon, que está presentemente na Alpine e, muito embora seja um piloto consistente, não tem vindo a impressionar de modo a assumir-se como um futuro Campeão do Mundo.
Outro nome que pode entrar na corrida é o de Sergio Pérez, que termina o seu contrato com a Red Bull no final do próximo ano, caso este seja cumprido, e dificilmente continuará na equipa de Milton Keynes.
O mexicano pode estar a passar por um mau momento, mas não é um piloto sem categoria e sem qualidades, podendo ainda levar para a Audi métodos de funcionamento da Red Bull, a equipa a bater da atualidade, o que poderá ser de enorme valor para uma estrutura que se quer afirmar como uma formação de ponta a médio prazo.
Rumores fora de controlo
As performances sofríveis de Sergio Pérez deixam-no numa situação difícil no seio da Red Bull, o que tem vindo a alimentar muitos rumores quanto ao seu futuro, indicando que poderá sair da formação de Milton Keynes antes do final do seu contrato, muito embora Christian Horner sublinhe a intenção de manter o seu atual piloto até ao final de 2024.
Por outro lado, Fernando Alonso, apesar de continuar a acreditar no projeto da Aston Martin, não está satisfeito com a recente evolução, ou falta dela, do AMR23, que te vindo a perder competitividade na segunda metade da época, estando agora afastada a possibilidade de a equipa de Silverstone terminar o Campeonato de Construtores entre os quatro primeiros.
Estes dois factos, incendiados por um ‘tweet’ do jornalista espanhol, Albert Fabrega, levou a que surgisse o boato de que o espanhol poderia rumar à Red Bull por troca com Pérez, que faria o caminho inverso. Este cenário poderia ser interessante para a Aston Martin, que teria acesso à informação que o mexicano levaria da equipa de bandeira austríaca.
A Red Bull, por seu lado, teria ao lado de Verstappen um bicampeão mundial que é considerado um dos melhores pilotos da atualidade, apesar dos seus 42 anos, sendo um claro passo em frente relativamente a Pérez. No entanto, este será um cenário difícil de acontecer.
Audi fica ou sai?
Uma das conversas do paddock na Cidade do México foi a possibilidade de a Audi terminar o seu projeto de Fórmula 1 ainda antes do seu início em pista.
Esta marcha-atrás, segundo a publicação germânica ‘Der Spiegel’, dever-se-ia ao novo CEO do construtor de Ingolstadt, Gernot Döllner, que não é um fã do desporto automóvel, estando ainda o Grupo Volkswagen a passar por uma fase de cortes de custos.
No entanto, esta teoria foi contrariada pelos responsáveis da Audi, que sublinham que nada mudou nas intenções da marca, muito embora Dölner não tenha ainda falado sobre o assunto, mas isso deve-se à política do construtor alemão, com os novos executivos a não realizar comentários nos primeiros cem dias em função.
Porém, existem alguns rumores que dão conta de que o projecto da unidade de potência de 2026 está atrasado e os primeiros resultados ficaram aquém do desejado.
Alfa Romeo de fora?
A Alfa Romeo poderá sair da Fórmula 1 no final da presente temporada, com o término do seu acordo com a Sauber.
Chegou a haver contactos com a Haas para que a marca de Arese pudesse ter uma presença nos carros da equipa americana, através do ‘naming’ dos motores, mas essa possibilidade não terá avançado.
Segundo o que se podia ouvir no paddock da Cidade do México, a Alfa Romeo deverá enveredar pelo caminho do Campeonato do Mundo de Endurance, assumindo o projeto da Peugeot, deixando esta a competição de resistência no final de 2025 para dar lugar à marca transalpina.