WRC, Kalle Rovanpera: “Este ano tivemos que guiar com mais sensatez, houve mais equilíbrio”

Por a 30 Outubro 2023 08:31

Depois de ter sido coroado o mais jovem Campeão do Mundo de Ralis de sempre em 2022, Kalle Rovanperä, agora com 23 anos, sobe mais um degrau num caminho que todos anteveem de excelência. O que já era projetado há uns anos está a confirmar-se na totalidade, com o jovem finlandês a tornar-se no sexto piloto a conseguir títulos consecutivos na história do WRC: “Sinto-me muito bem neste momento. Estou muito aliviado, porque há sempre um grande peso nos ombros quando se está a lutar por um título.

Penso que este ano foi mais difícil e um desafio maior do que no ano passado.

A concorrência era mais apertada, mas fizemos um trabalho muito bom. Estou muito orgulhoso da época que fizemos e acho que vou gostar mais desta do que da primeira.

Esta foi uma prova difícil, com algumas das condições mais complicadas que tivemos desde há muito tempo, mas mantivemos a calma e cumprimos o nosso plano.

Tínhamos de tirar partido da nossa posição de partida na sexta-feira, o que fizemos, mas assim que Elfyn saiu, ficou claro que já não precisávamos de lutar pela vitória, porque havia um objetivo maior que queríamos atingir.

Um grande obrigado ao Jonne e a toda a equipa, e a todos os que nos apoiam. Agora vou desfrutar do Rali do Japão”, começou por dizer o jovem piloto que revelou já sentir maior maturidade, sendo esta prova um exemplo perfeito disso mesmo ao ser bem mais calculista, preferindo não lutar pelo triunfo para não arriscar o título. No passado já o vimos andar ‘feito louco’ nas PowerStage, sem grande necessidade disso: “Este ano tivemos que guiar com mais sensatez, houve mais equilíbrio, e por isso guiamos mais vezes de forma inteligente e com isso conseguimos o máximo de pontos possível em todos os ralis em vez de arriscar problemas aqui e ali”, disse Rovanpera cuja consistência se percebe bem logo nas suas primeiras provas do ano, em que liderando o campeonato, arrancava para os ralis de terra na frente e as suas classificações pareciam um relógio suíço: “Eu diria que um fator foi a velocidade pura em muitas condições, mas também conduzimos muitas vezes de forma muito constante e fomos conquistando esses pontos ao longo da temporada, o que foi claramente uma tática este ano”, disse Rovanperä, que para o ano vai atrás do almejado tri: “será ainda mais difícil, as diferenças certamente diminuirão, mas o campeonato será sempre o único objetivo”, disse.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado