WRC/Rali da Europa Central: Neuville perto do triunfo Rovanpera do título

Por a 28 Outubro 2023 23:29

Terminado que está o segundo dia do Rali da Europa Central, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) lideram com um avanço de 26.2s para Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) com Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1) em terceiro, mas a quase dois minutos de distância.

Apesar de ter perdido a liderança, Rovanperä colocou uma mão e meia no seu segundo título do WRC já que Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) tiveram um ‘tropeção’ ao sair de estrada e abandonando.

Agora, apenas quatro troços separam Kalle Rovanperä do seu título consecutivo do WRC, pois apesar de Evans voltar no domingo, só com uma verdadeira hecatombe nos resultados dava a volta ao texto.

Tendo dominado os traiçoeiros troços de sexta-feira na República Checa e com isso construir uma liderança dominante no rali, Rovanperä, já tinha feito mais do que o suficiente para defender com sucesso o seu título de pilotos do WRC 2022, mas uma ‘derrapagem’ na segunda especial de sábado permitiu a Thierry Neuville reduzir a vantagem do finlandês em mais de metade, mas a dinâmica mudou completamente no final da manhã, quando o companheiro de equipa de Rovanperä na Toyota, Elfyn Evans, que era terceiro na classificação geral, saiu fora da disputa.

Evans precisava de ultrapassar o seu colega por pelo menos um ponto nesta penúltima ronda para continuar na luta pelo título, mas despistou-se numa curva escorregadia à direita e deslizou para um celeiro. O galês vai recomeçar a prova no domingo, numa tentativa desesperada de recuperar os pontos de bónus da Power Stage, mas a Rovanpera agora só lhe resta levar o carro até ao fim sem problemas, e com isso somará sempre pontos mais do que suficientes para chancelar o título, a não ser que lhe suceda alguma coisa e perca muito tempo ou desista.

Sacrificando as suas hipóteses de vencer o rali para se concentrar nas suas perspectivas no campeonato, Rovanperä reduziu muito a sua velocidade. Neuville, como resultado, deixou Neuville construir uma vantagem de 26,2 segundos. “É bom estar no final do dia”, disse Rovanperä, que só precisa de uma prova sem dramas nas últimas especiais para conquistar o título. “Foi difícil, acho que estas são as condições de rali em asfalto mais difíceis que já vi.”

Já Thierry Neuville, que está na linha para se tornar o primeiro vencedor do Rali da Europa Central, acrescentou: “Durante toda a tarde tentamos gerir a diferença e estou feliz por terminar o dia na liderança do rali. Estamos a seguir o nosso objetivo”.

Ott Tänak assegurou que os três construtores de topo terminassem o dia no pódio, levando o seu Ford Puma até ao final num solitário terceiro lugar da geral. Um travão de mão que não funcionou causou algumas frustrações ao homem da M-Sport na PE14, e ele ficou atrás de Rovanperä por mais de um minuto, com Sébastien Ogier a 31,1 segundos.

A luta pelo quinto lugar estava ao rubro entre Takamoto Katsuta, da Toyota, e Teemu Suninen, da Hyundai. Katsuta teve dificuldades em sentir-se confiante nas estradas de asfalto escorregadio durante a manhã, mas aumentou o seu ritmo durante a tarde para conquistar a posição por 10,9 segundos.

Grégoire Munster é foi sétimo na geral, à frente de Pierre-Louis Loubet. Adrien Fourmaux e Emil Lindholm, líder da categoria WRC2 num Hyundai i20 N Rally2, completaram a tabela classificativa.

O final da prova de domingo conta com dois troços diferentes, cada um deles percorrido duas vezes, em dois países. Böhmerwald, na Áustria, é a primeiro a ser percorrido, antes de Passauer Land, na Alemanha, cuja segunda passagem constitui a Power Stage, que vale pontos de bónus.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado