GP dos EUA de F1: Mercedes, Ferrari e McLaren podem dar luta à Red Bull?

Por a 22 Outubro 2023 10:26

A corrida Sprint do GP dos EUA teve o condão de mostrar que Max Verstappen é de novo o grande favorito a vencer o Grande Prémio, mas também nos mostrou que a Red Bull está a ter mais oposição do que nunca, este ano. Max Verstappen liderou a corrida Sprint do princípio ao fim, e venceu com quase 10s de vantagem para o Mercedes de Lewis Hamilton, mas contenda mostrou que pode haver alguma esperança que Verstappen tenha um pouco mais de dificuldades na corrida de mais logo, ainda que para que isso suceda são várias as etapas em que Verstappen ‘precisa’ de ter dificuldades, para que esta seja uma corrida muito mais difícil de vencer que todas as anteriores.

Bem mais provável é que essas etapas sejam mais rapidamente ultrapassadas, literalmente, por Verstappen, do que o neerlandês ficar ‘retido’ e demore a passar os seus adversários.

Sabendo que Verstappen parte de sexto, tem na frente Charles Leclerc, Lando Norris, Lewis Hamilton, Carlos Sainz e George Russell.

Sabendo-se que nenhum deles é mais agressivo que Verstappen, também se sabem que não são ‘presas fáceis’ e se desta feita as coisas correrem menos bem a Verstappen, lá na frente, não tanto Charles Leclerc, mas mais Lando Norris e Lewis Hamilton, podem ganhar um avanço importante.

No mínimo, protelar lá mais para a frente vermos Verstappen na frente.

Mas tudo isto pode nem sequer suceder se Verstappen for perfeito na partida e nos primeiros momentos da corrida. Tendo em conta que o DRS é aqui muito importante, irá chegar lá à frente, a questão, do ponto de vista da emoção da corrida, é quanto tempo pode demorar.

Se passar dois ou três pilotos logo na primeira curva/volta, então em duas ou três, se não antes, está na frente. Se tiver mais dificuldades, podemos ter um grande Grande Prémio! Ou algo lá pelo meio…

Lewis Hamilton viu ontem o que vale o Red Bull nesta pista, pois observou-o de perto durante algum tempo. E o que disse: “Tudo o que posso dizer é que todos os outros, incluindo nós, têm muito trabalho pela frente se quisermos competir com eles no próximo ano.”

Uma das razões para a menos boa qualificação de Verstappen na sexta-feira, é porque a Red Bull pretendeu poupar os pneus traseiros mesmo dando um carro que Verstappen não gosta tanto de guiar. Ao conseguir fazê-lo a Red Bull vai ficar com mais opções estratégicas, e nada do que os adversários façam lhes vai valer, mais tarde ou mais cedo.

O carro de Verstappen com pneus médios, numa pista mais fria, com uma escolha de asa que protege os pneus, é de longe o mais rápido numa corrida. “Eles têm meio segundo de vantagem sobre nós”, resumiu Hamilton.

Tendo em conta os altos níveis de asa que estão a ser utilizados em Austin, por causa da primeira metade da volta, o DRS é muito mais eficaz em reta. Em Monza é o contrário. A diferença que o DRS faz é muito menor. Portanto vai ver-se muita ultrapassagem com DRS.

Lá na frente, Leclerc e a Ferrari parecem ter pouco ritmo de corrida, pelo que se Norris e Hamilton o conseguirem passar, podem afastar-se e se os Ferrari atrasarem Verstappen, podemos ‘ter corrida’.

São muitos ‘mas’, não são?

É o que temos hoje em dia. A diferença do binómio Verstappen/Red Bull para a concorrência é tão grande que para termos alguma emoção, ‘precisamos’ que as coisas corram menos bem a quem está melhor.

Percebemos porque a Liberty Media já diz que o domínio de Verstappen e da Red Bull está a tirar público à F1. É assim que as coisas funcionam, ninguém quer ver corridas, nem mesmo a F1, em que com uma volta já se conhece o vencedor.

Mas disso a Red Bull ou Verstappen não têm culpa, porque fazem bem o seu trabalho, como outros já fizeram anteriormente na história da F1. Sempre foi assim e sempre assim será, a questão do equilíbrio terá sempre a ver com o que consegue fazer quem está mais atrás e nesse aspeto é de tirar o chapéu ao trabalho da Red Bull que tem ofuscado gigantes como a Mercedes, Ferrari e McLaren, equipas que para já ainda estão na frente da Red Bull nas estatísticas. Até quando?

FOTOS Philippe NANCHINO/MPSA

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
leandro.marques
1 ano atrás

“ Sabendo-se que nenhum deles é mais agressivo que Verstappen”

😂😂😂😂😂😂😂

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado