F1, GP dos EUA: Charles Leclerc fez a pole, Verstappen viu a sua melhor volta ser apagada
Em mais uma sessão de qualificação emocionante, Charles Leclerc conquistou a pole position para a corrida de domingo. O piloto da Ferrari, com o tempo de 1:34.723 ficou com o primeiro lugar, seguido de Lando Norris, que fez uma última volta brilhante e Lewis Hamilton, que foi um dos favoritos à pole. Max Verstappen conseguiu fazer o melhor tempo na derradeira volta, mas excedeu os limites de pista e, por isso, o seu tempo foi apagado, tendo de largar do sexto posto.
Carlos Sainz ficou em quarto e George Russell completou o top 5, numa qualificação muito competitiva. O favoritismo da Red Bull (Verstappen) era claro, mas tanto Leclerc, como Hamilton pareciam ter argumentos para estragar a potencial festa da Red Bull. E isso acabou por confirmar-se com Charles Leclerc a mostrar a sua espantosa velocidade nas últimas três voltas lançadas (última da Q2 e as duas da Q3), com Hamilton a tentar ficar perto, sem sucesso. Verstappen, claro, esteve na luta, mas um pequeno erro custou caro. Quem se destacou foi Lando Norris, com um segundo lugar brilhante, numa qualificação que até nem parecia estar a correr muito bem, também com uma volta apagada na Q2. Mas guardou o melhor para o fim, com uma boa volta.
Sainz fez uma boa qualificação, mas um furo abaixo do seu colega, à imagem de Russell, que não mostrou o mesmo andamento de Hamilton. Destaque para os Alpine que estiveram bem e conseguiram duas vagas na Q3. Sergio Pérez foi mais uma vez muito discreto e Oscar Piastri, desta feita, não conseguiu igualar o andamento de Norris.
Destaque pela negativa para a Aston Martin, com um pacote de melhorias que pareceu não funcionar da melhor forma, prejudicados pelo azar de Lance Stroll, com problemas nos travões no treino. Nota positiva para a Haas, com Kevin Magnussen a passar à Q2, o que Nico Hulkenberg esteve também perto de fazer com brilhantismo, não fosse uma volta apagada por exceder os limites de pista.
O filme da qualificação
Q1
Depois do Treino Livre 1 em que Max Verstappen foi o mais rápido, com a Mercedes e a Ferrari por perto, veio a qualificação para definir a grelha para a corrida de domingo, sendo que sábado teremos um dia dedicado à Corrida Sprint. Com 35 °C de temperatura no ar e 42.4 °C de temperatura em pista, os pilotos iriam enfrentar muito calor, mas com muito menos humidade em relação ao que viveram no Catar (13% de humidade).
Os pontos de interesse para esta qualificação eram muitos. Max Verstappen era o claro favorito ao primeiro lugar na grelha, mas seria a Ferrari capaz de se aproximar do primeiro lugar, ou seria a Mercedes a fazê-lo. A McLaren não usou pneus macios no treino pelo que começava com a vantagem de ter mais pneus macios, mas menos experiência em pista com as borrachas mais macias (a Aston Martin também não usou, mas Lance Stroll apenas fez cinco voltas e a sessão de Fernando Alonso também foi afetada por problemas de sobreaquecimento nos travões). A Williams tinha sido rápida no treino e a Haas, com a nova atualização, tinha também mostrado um andamento interessante.
À hora certa, a luz verde acendeu-se no final da via das boxes e os pilotos foram para a pista para as primeiras voltas, feitas a um ritmo mais cauteloso, antes das primeiras tentativas a valer.
Os primeiros tempos começaram a surgir pouco depois, com Valtteri Bottas a começar logo no segundo 36, com Lando Norris e Charles Leclerc a passarem pelo primeiro lugar da tabela. Sergio Pérez, na sua primeira tentativa, ficou atrás de Leclerc e Norris, O primeiro tempo de Max Verstappen também caiu no segundo 36, com o top 3 a caber em menos de 0,2 segundos. Lewis Hamilton, com uma volta pouco conseguida, fez o quinto tempo, em quando George Russell subiu ao terceiro lugar. Mas a surpresa da sessão chegou com oito minutos para o fim com Nico Hulkenberg a fazer o melhor tempo, destronando Verstappen, com Pierre Gasly a imitar o alemão da Haas e Carlos Sainz a fazer o mesmo na sua segunda tentativa. A cinco minutos do fim da sessão, com todos os pilotos na boxes a colocar novos pneus macios, tínhamos na zona de eliminação Alex Albon, Kevin Magnussen, Daniel Ricciardo, Zhou Guanyu e Logan Sargeant, com a pista a dar sinais de evolução.
Max Verstappen entrou no segundo 35, superando Carlos Sainz, que tinha sido o primeiro a entrar neste clube, com Sergio Pérez a ficar atrás deste duo. Mas Lewis Hamilton tirou 0.255 segundos ao tempo de Verstappen. Nas contas da zona de eliminação, ficavam de fora da Q2, Nico Hulkenberg (a sua melhor volta foi apagada por limites de pista), Fernando Alonso, Alex Albon, Lance Stroll e Logan Sargeant. Hamilton, com o tempo de 1:35.091, ficou com o melhor tempo, seguido de Lando Norris e Max Verstappen.
Q2
A Q2 começou da mesma forma que a Q1, com os pilotos a não esperarem muito para irem para a pista. Lewis Hamilton, Max Verstappen, Carlos Sainz e Charles Leclerc começaram a sessão com pneus usados.
Os primeiros tempos dos homens da Ferrari e de Lewis Hamilton não entusiasmaram, e Max Verstappen passou para a liderança da tabela de tempos, seguido de Oscar Piastri, Pierre Gasly, George Russell e Lewis Hamilton. A volta de Lando Norris foi apagada por exceder os limites de pista, o que colocava o piloto da McLaren em apuros.
No final das primeiras tentativas, tínhamos na zona de eliminação Daniel Ricciardo, Kevin Magnussen, Zhou Guanyu, Carlos Sainz e Lando Norris. Ninguém estava particularmente seguro nesta fase, com a Mercedes e a Ferrari longe dos primeiros lugares, enquanto os homens da Alpine no top 5.
Nas derradeiras tentativas da Q2, Leclerc ficou a 0.004 do segundo 34, ficando à frente do tempo de Verstappen que ficou a 0.004 seg. do tempo do homem da Ferrari. Leclerc ficou com o melhor tempo da Q2 (1:35.004) e eliminados na Q2 ficaram Yuki Tsunoda, Zhou Guanyu, Valtteri Bottas, Kevin Magnussen e Daniel Ricciardo (volta apagada por limites de pista).
Passaram assim à Q3 Leclerc, Verstappen, Hamilton, Sainz, Ocon, Norris, Gasly, Piastri, Russell e Pérez, por esta ordem.
Q3
Chegamos à desejada Q3, em que os dez primeiros lugares são definidos. Max Verstappen mantinha-se como favorito, mas Leclerc parecia ter uma palavra a dizer e mesmo Lewis Hamilton parecia ter argumentos para atrapalhar o #1 da Red Bull. Ocon, Norris, Piastri, Russell e Hamilton foram para a pista com pneus usados.
As primeiras tentativas sorriram a Leclerc que conseguiu entrar no segundo 34, seguido de Max Verstappen e Carlos Sainz. Mas faltava o tempo de Lewis Hamilton, que colocou o britânico no segundo lugar. Assim, tínhamos Leclerc, Hamilton, Verstappen, Sainz e Gasly. A volta de George Russell foi apagada por exceder os limites de pista.
A discussão pela pole estava renhida e Leclerc, Hamilton e Verstappen eram os principais candidatos.
A quatro minutos para o fim. Os homens da Ferrari e Norris foram para a pista para as últimas voltas do dia. Todos os carros pareciam bem espaçados, pelo que não deveríamos ter problemas quanto ao tráfego. Charles Leclerc melhorou o seu registo, mas Max Verstappen conseguiu melhor que o monegasco (diferença de 0.005 seg.) mas a sua volta foi apagada, entregando a pole a Charles Leclerc, com Lando Norris a ficar em segundo e Lewis Hamilton a completar o top 3. Seguiram-se Carlos Sainz, George Russell, Max Verstappen, Pierre Gasly, Esteban Ocon, Sergio Pérez e Oscar Piastri.
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Uhuhuhuh grande volta do Leclerc a colocar a minha ferrari novamente na pole position a provar que o carro não é tão mau como muita gente pinta, a ferrari até tem vindo nesta segunda parte da época a fazer uma boa recuperação e a desenvolver o carro na direcção certa, mas a imprensa só fala na mclaren e na mercedes por serem inglesas e terem pilotos ingleses já sabemos como funciona o esquema, já vêm os aziados fãs da red bull e mercedes e mclaren dizer que é só motor, que é ilegal, blablabla, nunca é merito da ferrari nem… Ler mais »
É aquilo que venho a dizer á mt tempo… Os lóbis da F1 sao gramados: marcas, TV, patrocinadores… Etc
Vejo a F1 desde sempre apenas com os olhos apontados á nossa Ferrari!… De resto a Indy é mt mais competitiva… 1 chassi, 2 motores, o resto é mãos!
F1, já foi… Forza Ferrari sempre
Qualificação bem animada. Leclerc a mostrar, mais uma vez, que é muito bom em qualificação. Norris a ser Norris. O novo fundo da Mercedes parece ter resultado. Verstappen a mostrar que é humano e, como tal, também comete erros, o que vai animar a corrida. Nota positiva para a Alpine e negativa para a Aston Martin. Stroll ser 19º não é estranho, já que perdeu o treino livre, mas Alonso 17º… algo de muito errado aconteceu.