Festa da Taça de Portugal de Karting em Braga
José Diogo Martins, João Francisco, Gustavo da Silva, Afonso Ferreira, Diogo Pinto, João Pedro Rodrigues, Rodrigo Ferreira, André Serafim, Paulo Martins, Gonçalo Coutinho e Vítor Mendes venceram nas suas categorias a Taça de Portugal de Karting AM I 48, disputada este fim de semana no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização do Clube Automóvel do Minho (CAM).
Considerada a grande festa da disciplina, a Taça de Portugal de Karting AM I 48, realizou-se este fim de semana, com 116 pilotos, distribuídos por sete categorias distintas, nomeadamente a Iniciação, a Cadete 4T, a X30 Mini, a Júnior, a X30 (que inclui a classe Master) e X30 Super Shifter (que conta com as classes Sénior, Master e Gentleman) e a DD2 (que também inclui uma classe Master).
Categoria X30
Diogo Pinto (Tonykart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, com uma volta em 53,848s, e o campeão nacional Francisco Macedo (CRG) venceu as duas mangas de qualificação. Na Pré-Final, que determinou a grelha de partida para a Final, triunfo para Diogo Pinto, na frente de Pedro Cachada (Tonykart). Gabriel Caçoilo (LN) e João Dinis (CRG) largaram da segunda linha para a Final.
Na corrida decisiva, disputada em 16 voltas, Diogo Pinto dominou por completo as operações. Arrancando na frente, o piloto de Guimarães geriu de forma perfeita as condições de aderência precária e foi aumentando a sua vantagem sobre a concorrência direta. Na fase final, controlou o andamento para uma vitória com 2,2s de vantagem sobre Gabriel Caçoilo. O piloto de Aveiro fez a volta mais rápida da corrida (1m07,356s) e conseguiu superar Pedro Cachada na fase final, com ambos a acompanharem Diogo Pinto no pódio bracarense.
Afonso Ferreira (Tonykart), que regressou ao Karting na última prova do CPK, em Leiria, fez uma Pré-Final de grande nível e na Final foi quarto classificado, logo na frente de Santiago Ribeiro (Birel ART), que chegou a rodar no segundo lugar.
Diogo Castro (Redspeed) conseguiu recuperar quatro posições na Final e foi sexto classificado, com Francisco Macedo a terminar a corrida decisiva no sétimo posto. João Dinis foi o oitavo, enquanto Rafael Rajani (Kosmic) e o sul-coreano Junho Kim (DR) completaram o top 10, após grandes recuperações.
Na X30 Master, João Rodrigues (Tonykart) fez a ‘dobradinha’ entre CPK e Taça, triunfando na frente do espanhol Guillermo Hevia (Tonykart), com o argentino Gabriel Zughella (Tonykart) a não conseguir alinhar.
Categoria X30 Super Shifter
André Serafim (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados e venceu as duas mangas de qualificação à geral e na Master. Na Pré-Final – que determinou a grelha de partida para a Final –, Rodrigo Ferreira (Sodi).
Na corrida decisiva, disputada em 14 voltas, Rodrigo Ferreira largou da pole-position, mas André Serafim arrancou melhor e manteve-se na liderança até à sexta volta, altura em que Rodrigo Ferreira recuperou a primeira posição e não mais a largou, conquistando a Taça de Portugal de Karting de 2023 quer na X30 Super Shifter à geral quer na classe Sénior.
André Serafim contribuiu para um bom espetáculo e foi um meritório segundo classificado, conquistado, contudo, a Taça de Portugal na classe Master. Hugo Marreiros (Tonykart) completou o pódio à geral e foi segundo classificado na Master. Já na classe Gentleman, foi Paulo Martins quem conquistou a Taça de Portugal, fazendo a dobradinha, dado que há um mês sagrou-se campeão nacional, à semelhança de Rodrigo Ferreira à geral e na Sénior.
Categoria DD2
Gonçalo Coutinho (Kosmic) foi o mais rápido nos treinos cronometrados e depois venceu as duas mangas de qualificação. Na Pré-Final – que determinou a grelha de partida para a Final –, o piloto de Rio-Tinto Gondomar voltou a triunfar.
Na corrida decisiva, disputada em 14 voltas, Gonçalo Coutinho tirou o melhor proveito da pole-position para liderar de princípio a fim, conquistando assim a ‘dobradinha’, dado que depois de se sagrar campeão nacional da categoria DD2, junta agora a vitória na Taça de Portugal de Karting.
João Dinis (CRG) esteve igualmente muito forte e foi um meritório segundo classificado, podendo dizer-se o mesmo de Dylan Lima (Tonykart), que foi um honroso terceiro classificado. Vítor Mendes (Kosmic) cruzou a meta na quarta posição, mas conquistou a Taça de Portugal entre os Masters, garantindo também assim a ‘dobradinha’, já que há quinze dias sagrou-se campeão nacional da categoria DD2 Master.
Categoria Júnior
Tomás Gomes (Kart Republic) foi o mais rápido nos treinos cronometrados e Martim Meneses (CRG) venceu as duas corridas de qualificação. Na Pré-Final, que determinou a grelha de partida para a Final, Tomás Lemos (Birel ART) bateu a concorrência, logo na frente de Martim Marques (FA). Na segunda linha da grelha para a Final largaram Tomás Fernandes (Kosmic) e Tomás Gomes.
Na corrida decisiva, disputada em 16 voltas e com a pista molhada, Martim Marques saltou para a liderança, mas problemas mecânicos obrigaram o jovem piloto de Vila Nova de Gaia a rumar às boxes duas vezes, a segunda em definitivo. Tomás Fernandes assumiu, então, o comando e manteve-o até à fase final da corrida, quando Afonso Ferreira conseguiu a ultrapassagem, a duas voltas do final.
Um forcing final permitiu a Afonso Ferreira ‘abrir’ uma vantagem decisiva e garantir a vitória na prova-rainha do Karting português. Tomás Gomes recuperou até ao segundo lugar final, com Tomás Fernandes a fechar o pódio bracarense, depois de uma penalização por danos na carenagem frontal do seu kart.
Depois de ter sido desclassificado na Pré-Final, o campeão nacional Martim Meneses fez uma corrida de recuperação e subiu nove lugares, terminando em quarto, na frente do bracarense António Macedo (CRG), que também esteve em bom plano.
Diogo Caetano (Birel ART) terminou logo a seguir, no sexto lugar, seguido por Gabriela Teixeira (Kart Republic), que recuperou duas posições desde o arranque. João Barros (LN) foi oitavo classificado, após uma penalização, com Oliver Benes (Redspeed) e Afonso Azevedo (FA) a completarem o top 10 em Braga.
Categoria X30 Mini
Mario Silva Lora (KR) foi o mais rápido nos treinos cronometrados e Gustavo da Silva (Birel ART) venceu as duas mangas de qualificação. Na Pré-Final, que determinou a grelha de partida para a Final, Gustavo da Silva voltou a triunfar.
Na corrida decisiva, disputada em 14 voltas, Gustavo da Silva aproveitou da melhor forma a pole-position para liderar de princípio a fim, nunca vendo ameaçada a sua vitória, que significou a conquistar da sua terceira Taça de Portugal na categoria X30 Mini. Francisco Correia (KR), Romeu Mello (DAP) e Mário Silva Lora estiveram igualmente em excelente plano, a lutar pelo segundo lugar do pódio, tendo, neste particular, Francisco Correia levado a melhor, enquanto Romeu Mello e Mário Silva Lora terminaram, por esta ordem, nas terceira e quarta posições.
Vicente Capela (Parolin) fechou o top-5 e Leonor Rocha (Parolin) garantiu um positivo sexto lugar, seguindo-se Guilherme Morgado (Birel ART), Mateus Gomes (Birel ART), Beatriz Costa (FA) e José Pedro Pinto, respetivamente, no top-10.
Categoria Cadete 4T
Francisco Iglésias (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, com uma volta em 1m04,149s, e depois venceu as duas corridas de qualificação. Na Pré-Final – que determinou a grelha de partida para a Final –, triunfo para Martin Rodrigues (FA), na frente de João Francisco (Birel ART), com Jayden Francisco (Kosmic) e Lourenço Antunes (Birel ART) logo atrás.
Na corrida decisiva, disputada em 10 voltas, Martin Rodrigues liderou a fase inicial, mas João Francisco assumiu o comando durante a terceira volta e nunca mais cedeu essa posição. Jayden Francisco ainda se aproximou do piloto de Castelo Branco nas últimas voltas, mas o jovem canadiano terminaria na segunda posição, a 0,2s de João Francisco, que assim culminou da melhor forma uma época em que também se sagrou vice-campeão nacional.
Martin Rodrigues também esteve em bom plano e, depois de ter chegado a sonhar com a vitória, garantiu o terceiro lugar do pódio, confirmando o seu potencial. Artur Loureiro (Parolin) ficou muito próximo do pódio, no quarto lugar, enquanto Lourenço Antunes também terminou a época com bons indícios, completando os cinco primeiros.
O novo campeão nacional, Francisco Iglesias, foi condicionado pelo resultado na Pré-Final e terminou a derradeira corrida no sexto lugar, com Martim Botelho (Kosmic) e Tiago Caetano (Birel ART) a completaram a classificação da Final bracarense.
Categoria Iniciação
Tomás Dias (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados e depois venceu as duas mangas de qualificação. Na Pré-Final – que determinou a grelha de partida para a Final –, triunfou José Diogo Martins (Birel ART).
Na corrida decisiva, disputada em 5 voltas, José Diogo Martins aproveitou da melhor forma a pole-position e liderou de princípio a fim, conquistado assim a sua primeira Taça de Portugal e, ao mesmo tempo, a ‘dobradinha’, dado que há cerca de um mês sagrou-se campeão nacional da categoria Iniciação.
Miguel Barbosa (Charles Leclerc), que esteve afastado por lesão, teve um regressou positivo e garantiu com mérito o lugar intermédio do pódio, enquanto Tomás Fontes (Birel ART) foi um honroso terceiro classificado. Tomás Dias não teve muita sorte logo após a partida, dado que caiu do segundo para o quarto lugar, mas não baixou os braços e foi quarto classificado, seguindo-se Lana Pelfrene (Birel ART) que fechou o top-5.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI