F1: Günther Steiner contra o aumento do teto máximo para desenvolvimento das fábricas

Por a 1 Outubro 2023 17:30

James Vowles tem vindo a pedir um aumento no valor não abrangido pelo limite orçamental para melhorar as fábricas das equipas (CapEX), mas não houve qualquer acordo na Comissão de Fórmula 1 sobre este tema. Günther Steiner admite não estar ao lado do responsável da Williams nesta matéria e justifica o porquê, além de apresentar uma alternativa. 

Em julho passado, a Comissão de F1, reunida em Spa-Francorchamps, não registou qualquer alteração concreta ao regulamento financeiro da disciplina, relativamente à permissão para que algumas equipas possam atualizar as suas infraestruturas sem que entrem em incumprimento. A Comissão “debateu o objetivo de eliminar a discrepância inerente entre equipas com diferentes níveis de infraestruturas no âmbito dos regulamentos financeiros”, mas sem alcançar um acordo, a pediu a análise do Comité Consultivo Financeiro sobre este tema. 

“Temos um limite de CapEx. Antes de mudar alguma coisa, alguém tem de dizer: ‘Já ultrapassei o limite’, perguntar se pode ser aumentado e não pedir agora o impossível”, criticou Steiner em declarações ao Motorsport-Magazin.com, acrescentando ainda que: “Gastem 36 milhões [o limite atual], vejam até onde chegam e depois expliquem às pessoas o que estão a fazer. É assim que eu faria”. 

O responsável da Haas revelou que não sabe se a Williams já investiu o limite máximo do valor nas suas instalações “ou se querem apenas aumentar o CapEx”. 

Steiner vê ainda o risco, ao possibilitar o aumento deste valor, de beneficiar as maiores equipas, as únicas, na sua opinião, que terão mais dinheiro para gastar nas fábricas e tirar partido disso a nível competitivo. Por isso, para o chefe de equipa da Haas a solução poderia passar por gastar o atual limite máximo “o mais rapidamente possível e depois informem-nos de quanto mais precisam”, considerando “é muito melhor do que simplesmente aumentar o limite”.

Foto: Andy Hone / LAT Images

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
thewing
thewing
1 ano atrás

Para urso, falta-lhe pouco.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado