F1: Vencedor de Le Mans, Ryo Hirakawa é escolhido pela McLaren para piloto de reserva
Durante o Grande Prémio do Japão a McLaren anunciou que o japonês Ryo Hirakawa será piloto do seu programa de desenvolvimento para 2024, tornando-se ainda piloto de reserva da equipa.
Hirakawa detém o título de campeão do Mundo de resistência, conquistado com os seus companheiros da Toyota Gazoo Racing Brendon Hartley e Sébastien Buemi em 2022, liderando novamente a classificação do mundial esta temporada quando falta apenas uma prova para fechar o ano. Além disso, venceu as míticas 24 Horas de Le Mans do ano passado, tendo experiência no Super GT e no Super Fórmula. Agora, passará a representar o programa da McLaren.
“Estou feliz por ter entrado para a McLaren F1 Team como piloto de reserva”, disse Hirakawa no anúncio. “É excitante trabalhar com uma equipa tão respeitada e estou grato ao Zak [Brown, diretor executivo da McLaren Racing] e ao Andrea [Stella, chefe de equipa] por esta oportunidade. Já conheci a equipa e experimentei o simulador no MTC [McLaren Technology Centre], o que me permitiu começar a trabalhar a todo o vapor. Agora estou totalmente preparado e concentrado para o resto de 2023.”
A equipa de Woking confirmou que o piloto vai testar com MCL35M de 2021, ao mesmo tempo que realiza trabalho de simulador no Reino Unido, mantendo a sua função na Toyota.
Andrea Stella afirmou que a sua equipa está grata “à Toyota Gazoo Racing pela sua colaboração, permitindo que o Ryo assuma esta nova função em simultâneo com os seus deveres de piloto”.
Foto: Toyota Gazoo Racing
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Smells like Honda for 2026…
A Honda em 2026 vai estar com a Aston Martin.
Eu sei disso e não impede a Honda de fornecer outra equipa. Contudo apresentar um piloto japonês na casa Honda (o circuito de Suzuka é da propriedade destes), pode ser um sinal que a McLaren esteja realmente a ponderar trocar de motores a partir de 2026. (já se falou também na hipótese RBPT)
Também noutro comentário aqui referido, pode ser um sinal de agradecimento pela utilização do túnel de vento da Toyota durante largos anos, que vendo bem pode ser realmente o caso.
Só quis fazer o papel de “rumour creator” por uma vez LOL!
Hirakawa??? OMG…por acaso é só o pior piloto da Toyota (a par de J.M. Lopez), mas como é só para “encher chouriços”…
Pagamento de favor à Toyota pelos anos de túnel de vento de colônia. Nada mais do que isso.
Bom piloto para resistência mas não me parece com perfil para a F1.