F1, GP Japão, TL1: Max Verstappen regressa ao topo da tabela de tempos
Depois de ter estado afastado da luta pelos primeiros lugares no fim de semana passado, Max Verstappen voltou à liderança da tabela de tempos na sessão de treinos inaugural do Grande Prémio do Japão, terminando com uma vantagem de mais de meio segundo para o adversário mais próximo, com o tempo de 1:31.647s.
Carlos Sainz foi o segundo piloto mais rápido, dando seguimento à excelente prova passada, apesar do piloto da Ferrari ter terminado a sessão com 0,626 de diferença.
O terceiro lugar foi de Lando Norris.
Verstappen entrou rapidamente no ritmo do mítico circuito japonês de Suzuka, com o piloto da Red Bull a marcar o ritmo inicial com uma volta de 1:33.719s com pneus duros. Depois de completar cinco voltas com o pneu de banda branca, dirigiu-se para as boxes e, depois de mudar para os pneus de teste oferecidos pela Pirelli este fim de semana, melhorou o seu tempo, com uma volta em 1:32.597s, colocando-o com uma confortável vantagem de 1.6s sobre o pelotão.
Decorridos os primeiros 15 minutos da sessão, Sergio Pérez passou a ser o segundo mais rápido, embora a 1,2 segundos do seu companheiro de equipa. Fernando Alonso chegou a intrometer-se entre os Red Bull, ficando em segundo com o tempo 1:33.166s.
Verstappen, ainda com os pneus de teste, foi mais rápido com uma volta de 1:32.442s. George Russell passou a ser o terceiro mais rápido, atrás de Pérez, mas Alonso voltou a ficar entre os três primeiros com uma volta em 1:33.166s com pneus médios, enquanto Nico Hülkenberg foi o quarto mais rápido com pneus macios.
Quando a última meia hora chegou, a maioria do pelotão começou a usar pneus macios. Pérez, com os pneus vermelhos, fez uma volta em 1:33.043s, mas isso ainda o deixou a 0,601s do tempo anterior do seu companheiro de equipa com os pneus de teste.
Verstappen passou então a usar os pneus macios e passou para a frente com uma volta em 1:31.647s, aumentando a vantagem para Pérez em 1.396s.
A Ferrari também passou para os macios, e Sainz foi o segundo mais rápido com uma volta de 1:32.273s. O espanhol ficou a 0,626s de Verstappen, enquanto Leclerc ficou em terceiro, a quatro décimos do seu companheiro de equipa, com 1:32.693s. Alonso melhorou o seu registo anterior e ficou quatro centésimos de segundo à frente de Leclerc.
Atrás dos quatro primeiros, Alex Albon realizou uma boa volta para ficar no quinto lugar na tabela de tempos, com Liam Lawson a ficar em sexto.
A pouco mais de 10 minutos do final, ambos foram ultrapassados por Norris, com o piloto da McLaren a registar um tempo de 1:32.880s para ficar à frente de ambos com pneus médios. No entanto, o piloto local Yuki Tsunoda não ficou para trás e levou o seu AlphaTauri para o quarto posto da tabela de tempos, à frente de Alonso, com um tempo de 1:32.597s.
Embora a maioria do pelotão tenha mudado para pneus de compostos mais duros nos últimos 10 minutos, a McLaren reforçou o andamento com os macios para o final da sessão e nos momentos finais, com Oscar Piastri – que renovou o contrato com a equipa durante esta semana – a ser o sétimo mais rápido, enquanto Norris saltou para o terceiro tempo, à frente de Leclerc e Tsunoda.
Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Claramente a nova diretiva técnica prejudicou a Red Bull, vejam só o tempo de Checo. Oh, espera lá. O Max afinal dominou em todo o tipo de compostos.
Fiquei confuso.
Edição: correção de erros ortográficos que tornavam a mensagem confusa de ler.
Então não sabe que a diretiva técnica foi revogada ? Só assim se pode explicar o regresso da RB. Ou isso ou descobriram outro “golpe” desde a semana passada
Deve ter mesmo sido isso. 😅
Era uma dúvida legítima que foi dissipada, felizmente.
Que era uma dúvida de alguns era. Se era legítima ou não….
Podemos falar se uma equipa ainda usa o ilegal DAS? Ou não é dúvida legítima?