WRC: Polónia e Letónia devem ser as novidade de 2024
Já não deverá demorar muito à FIA e ao WRC confirmarem o calendário de 2024, que, a confirmar-se é, basicamente, “muita parra, pouca uva…”
Já se esperava que a ‘conta’ ficasse pelos 13 ralis, de modo a haver poupanças em termos financeiros, e que isso pudesse contribuir para haver quatro carros das três equipas em todas as provas
Muito se falou de eventuais ralis nos EUA e/ou na Arábia Saudita, mas nem um nem outro surgirão no calendário de 2024, pois até aqui nem sequer provas candidatas foram realizadas. O que está previsto, mas ainda não confirmado é que o Rali da Arábia Saudita fará parte do Campeonato de Ralis do Médio Oriente em 2024 e deverá entrar no WRC em 2025.
Os ralis de Monte Carlo e Suécia já tinham as suas datas confirmadas, 24-28 de janeiro e 15-18 de fevereiro, depois devem seguir os ralis da Croácia, Portugal, Sardenha, Quénia, Finlândia, Grécia/Acrópole e a Europa Central deverão manter-se, a Letónia deve entrar por troca com a Estónia, Chile e Japão mantêm-se, mas a surpresa menos positiva é que, quando se esperava uma prova mais fora da Europa, especialmente a Argentina, a solução encontrada foi a Polónia.
Face ao calendário deste ano ‘caem’ o México e a Estónia, entram a Letónia e a Polónia. Um calendário muito mais conservador do que o esperado…
Quando o Promotor anda há imenso tempo à procura de mais provas fora da Europa, e sem dúvida que os eventos como a Arábia Saudita, pelo dinheiro que traria à competição, e eventualmente uma prova muito boa, como podemos testemunhar pelas condições que tem tido o Dakar, e os EUA, pelo facto de ser um país que faz falta a qualquer competição mundial motorizada. Vamos ver como as coisas evoluem, pois a Arábia Saudita não tem tradição no WRC, mas basta olhar pelo que tem feito pelo Dakar, e os EUA, tantas vezes o Promotor tenta, que um dia há-de conseguir…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Esta malta que dirige os destinos do WRC são cismados em propostas que não acrescentam nada à modalidade. Sem dúvida que o WRC deve ir aos EUA, mas fazer uma prova (que eles nem têm grande interesse em receber) não vai trazer vantagem nenhuma para o campeonato. Acho que a aposta tem que ser começar por fazer um evento ao estilo dos XGames ou das Ginkanas do Ken Block, que não conte para nada, apenas para atrair público e posteriormente sim, apostar numa prova quando houver público interessado.