Zak Brown afirma que Álex Palou não vai honrar contrato com a McLaren para 2024

Por a 12 Agosto 2023 11:17

Depois da disputa legal do ano passado por causa de Oscar Piastri, a McLaren pode estar perto de iniciar mais uma, desta vez com Álex Palou. Zak Brown enviou uma carta aos funcionários da Arrow McLaren SP, a equipa de Indycar, onde explicou que o piloto espanhol não terá intenções de honrar o contrato assinado com a sua estrutura para 2024.

O piloto espanhol da IndyCar também se viu envolvido numa questão contratual com a Chip Ganassi Racing antes da corrente temporada, tendo tido apoio legal da equipa liderada por Zak Brown. Nessa altura, Palou queria competir pela equipa de Brown, mas teria um acordo com a equipa de Chip Ganassi até ao dia 1 de setembro deste ano. Sem poder contar com Palou para esta temporada, a McLaren chegou a acordo com o piloto para que este fosse seu piloto em 2024 na competição norte-americana e também piloto de reserva da Fórmula 1, com os gestores da carreira de Palou a fazerem força para a sua entrada no mundial de monolugares da FIA a médio prazo. 

O que parece que não vai acontecer. Antes da ronda deste fim de semana da Indycar em Indianapolis, Zak Brown enviou a missiva à sua equipa, esclarecendo que, “infelizmente, parece agora que a nossa crença, empenho, investimento e confiança no Alex foi uma má aposta, uma vez que não está a ser correspondida”. 

Uma cópia da carta foi obtida pela Associated Press, que divulgou na sexta-feira parte do seu conteúdo. Entre outras coisas, Brown assegurou que Palou lhe deu garantia que iria correr pela McLaren em 2024, acrescentando que o espanhol já tinha recebido um adiantamento do seu salário. “Deixámos claro ao Alex que esperamos que honre e cumpra o seu contrato connosco”, sublinhou Brown na mesma comunicação. “No entanto, a equipa e eu estamos concentrados em abordar o nosso alinhamento de pilotos para 2024, a fim de estarmos preparados caso o Alex não o faça”. 

Após esta notícia ter sido conhecida, a Monaco Increase Management, que geria a carreira do piloto espanhol, fez saber que “está profundamente desapontada ao saber da decisão de Álex Palou em quebrar o acordo existente com a McLaren para 2024”. A agência explicou ainda que “juntos, construímos uma relação que pensamos que ia para além de qualquer obrigação contratual e que culminou com a conquista do título da Indycar em 2021 e ao traçar um caminho de oportunidades na F1. A vida continua e desejamos ao Alex tudo de bom para as suas conquistas futuras”.

Foto: Travis Hinkle

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lisboa
1 ano atrás

O Zak Brown já começa a acumular demasiadas situações sobre questões contratuais com outros pilotos.

O Eddie Jordan também era muito malabarista com os contratos de pilotos e a Monisha Kaltenborn igualmente (Sauber, para quem já não se recorda desta senhora e doa episódio da Austrália) e para não falar do mestre dos malabarismos e falcatruas contratuais, o Flavio Briatore (menção honrosa para o pupilo deste, o manager do Piastri, o Webber).

Não é um bom sinal de seriedade e ética profissional, quando todos os anos, o lider da estrutura tem desentendimentos contratuais com pilotos e outras equipas.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Lisboa
1 ano atrás

Todas as entidades reconheceram a legalidade e legitimidade do contrato do Piastri, excepto o reconhecido especialista Lisboa aqui do fórum.
Curiosamente, Passado seis meses é evidente para todos, que o Piastri é Mclaren são apostas ganhas. Já o senhor Otmar que perdeu dois pilotos numa semana nem equipa tem. É o Brown é que é inético?
Bolas!!
A respeito do Palou, é só ler um bocadinho para entender que sabia perfeitamente os riscos que tinha em assinar com a Mclaren o ano passado. E por isso é que houve um ACORDO para solucionar a situação.

Pity
Pity
1 ano atrás

Se o Palou não tem intenção de cumprir o contrato com a McLaren, será que foi abordado por alguma outra equipa, que lhe terá acenado com uma vaga na F1?

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  Pity
1 ano atrás

Nunca teve a intenção de ir para a equipa de indycar da McLaren, ou arranja um lugar na F1 ou renova pela Chip Ganassi, que é uma das 2 equipas de topo da indy. Ao contrário do caso do Piastri, o contrato foi ilegalmente assinado, só ficaram “a bem” porque as partes chegaram a um acordo para este ano, porque se fosse a tribunal a McLaren tinha sido bem queimada e o piloto tinha ficado a ver corridas na TV.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  F1 FOR FUN
1 ano atrás

Quem teria sido queimado era o Palou porque sabia os riscos que estava incorrer.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
1 ano atrás

Ele só assinou pela McLaren por causa da cenoura F1, mas como já percebeu que não tem lugar na equipa de F1, a não ser que alguém leve o Lando Norris, já está à procura de outro lugar. Parece que o Zak vai ter de se contentar com 1 ou os 2 suecos.

mindgamesracing
mindgamesracing
1 ano atrás

Tudo o que não seja ganhar corridas o Entertainer Zak está na primeira fila

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado