F1: BoP a caminho? FIA pondera equalização de performances dos motores

Por a 23 Julho 2023 10:06

A FIA e as equipas irão discutir na próxima reunião da Comissão para a F1 a possibilidade da equalização de performances dos motores da F1. Esta medida foi pensada para minimizar a diferença de potência dos motores Renault para os restantes. A decisão poderá ser tomada no GP da Bélgica, segundo a motorsport.com.

Com quase dez anos de motores turbo-híbridos, as performances das várias marcas equivale-se e hoje em dia, os motores apresentam performances semelhantes. Mas a Renault terá um défice significativo e depois de um processo de análise, concluiu-se que a unidade francesa está abaixo das restantes. Algumas fontes apontam para uma diferença entre os 20 e os 33 CV, números que fazem a diferença numa F1 cada vez mais competitiva (especialmente no meio da tabela).

O problema da Renault é de difícil resolução, pois apenas poderão fazer mudanças ao seu motor com vista a melhorar a fiabilidade, dado o congelamento dos motores até 2026. Como será resolvida esta solução? Ou a Renault recebe “jokers” para desenvolver e melhorar o seu motor, ou as outras equipas aceitam ver a potência dos seus motores limitada a um nível que seja igual para todos.

Assim, se o tema chegar de facto à mesa, será preciso que as equipas aceitem que haja uma equalização de peformances, o que já foi tentado no passado, sem sucesso. Não parece muito plausível que as equipas permitam “jokers” à Renault para desenvolver o motor (correndo o risco de dar um salto maior que o previsto) e a possibilidade das equipas não usarem todo o potencial do motor, depois de um trabalho de investigação penoso parece também algo rebuscado, mas mais exequível. Mas o tema deverá ser falado em Spa, tal como o fim (ou não) das mantas de aquecimento.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
garantia4
garantia4
1 ano atrás

Para quê? Ainda ontem vimos a pirelli a resolver de vez os problemas da McL com a mistura dura, a MB a ser ajudada ( a única constante ao longo destes anos) a Ferrari a afundar- se ainda mais ( não foi há muito duas que o Pároco de Província dizia q iam lutar pela pole) , idem a AM ( antes tinha pneus mais ‘ delicados’ e mais fáceis de mandar para a temp. certa), a RB a perder algum do domínio etc. A mudanca a meio do campeonato mais uma vez provocou um choque que nunca seria possível… Ler mais »

Pity
Pity
1 ano atrás

Que culpa tem a Mercedes, a Ferrari e a Honda (ou RBPT) da incapacidade da Renault em fazer um bom motor? Nivelar por baixo não pode ser solução.

peudreot106rallye
1 ano atrás

Paguem menos aos administradores e investam nos motores….mas nem sei para quê, provavelmente nem Renault nem Alpine avançam para além de 2026

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado