Hyundai Ioniq 5 N: um vislumbre do futuro dos ralis?
Quando a Hyundai N divulgou o mais recente vídeo do Ioniq 5 N, houve alguém que escreve nos comentários isto: “Nunca pensei que alguém fosse capaz de me convencer a comprar um carro elétrico… até agora… muito bem, Hyundai!”
Não temos a mais pequena dúvida que no WRC há-de aparecer uma categoria elétrica, provavelmente mais cedo que se pensa, mas não nas categorias mais altas, mas sim em paralelo com os Rally5, uma espécie de Rally5e.
Já temos o Opel Corsa Eletric Rally com um troféu, bem rapidamente, outras marcas se seguirão.
Este Hyundai Ioniq 5 N é o primeiro veículo elétrico da gama N da marca coreana, mostra bem o que se pode fazer com um carro elétrico, mesmo nos ralis, onde nem sequer falta o som.
O Ionique 5 N tem um motor elétrico em cada eixo, produz uma potência combinada de 585 cv de potência e 605 Nm de torque. Acelera de 0 a 100 Km/h em apenas 3.5 segundos e tem uma velocidade máxima limitada de 250 Km/h. Traz consigo uma série de recursos de desempenho exclusivos, como um sistema de suspensão adaptativa, travões Brembo e um diferencial de deslizamento limitado bem como um sistema de gerenciamento de baterias otimizado para uso em pista.
Como se calcula, é um veículo elétrico de alta performance que assinala o primeiro passo na estratégia de eletrificação da gama N, a que se seguirão futuros modelos N elétricos.
Corner Rascal: Carroçaria e chassis reforçados proporcionam uma maior rigidez e uma sensação de direção mais precisa, permitindo curvas inspiradas nos ralis.
Racetrack Capability: Até 478 kW / 650 cv com o N Grin Boost ativado, maior resistência, com gestão térmica e travagem regenerativa líderes na indústria.
Everyday Sportscar: O N e-shift e o N Active Sound+ proporcionam sensações e sons de condução similares a automóveis com motor de combustão interna de alta performance.
Entre as muitas características de performance exclusivas do Ioniq 5 N contam-se: N Battery Preconditioning N Race, N Pedal, N Brake Regen, N Drift Optimizer, N Torque Distribution, Launch Control, N Grin Boost, N Active Sound+, N e-shift, N Road Sense e Track SOC.
Veja o vídeo para perceber melhor…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI