Fórmula 1 2026: menos peso, mais potência, som (novamente) ao nível do que deve ser a F1

Por a 15 Julho 2023 11:18

A Fórmula 1 está a considerar a adoção de motores mais leves, mais simples e mais ruidosos para a próxima geração de monolugares a partir de 2026, está empenhada em utilizar combustíveis totalmente sustentáveis, mas também quer que os carros sejam mais divertidos de conduzir e de ver.

É o essencial do que disse o diretor da F1, Stefano Domenicali ao Motorsport.com.

Sabendo-se que um caminho totalmente elétrico está totalmente fora de hipóteses, a utilização de combustíveis totalmente sustentáveis a partir de 2026 é imperativo, sendo que o tipo de unidade motriz está ainda em equação. A ideia é ainda reduzir o peso dos carros: “Se conseguirmos ser eficazes no estudo e na produção de combustível sustentável, poderemos pensar na próxima geração de unidades de potência, com foco na leveza” começou por dizer: “Queremos um motor competitivo, com muita potência e também com um ótimo som. 99,9% das pessoas querem voltar a ouvir um som de Fórmula 1 em pista, e isso é algo que pusemos em cima da mesa”, disse Domenicali.

Segundo Domenicali a F1 vai continuar a aligeirar todos os componentes dos carros e vai haver um foco importante nos combustíveis sintéticos: “acreditamos que a Fórmula 1 pode acelerar a possibilidade de termos combustível sustentável ao preço certo, e isso será uma grande ajuda para a mobilidade no sentido absoluto, incluindo os veículos comerciais, a aviação e a que inclui os carros que circulam no mundo, que são cerca de mil milhões e meio”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scb
Scb
1 ano atrás

Motores mais leves umas gramas para levar com uns bons kilos em cima das novas baterias.

Phil1971
Phil1971
Reply to  Scb
1 ano atrás

Da leitura que se faz dá notícia não pé parece que seja para isso, bem pelo contrário. A interpretação que faço é mesmo que estejam a trabalhar na possibilidade do regresso de motores v8 a combustão com combustível sustentável o que eu também acredito ser mais viável que os elétricos.

macickx
macickx
1 ano atrás

Um grande passo em frente
Pena ser só em 2026

canam
canam
1 ano atrás

Os F2 são os únicos monolugares que ainda dão um ar do que é a sonoridade de um carro de competição a sério. Tudo o que seja nesse sentido é bem vindo.

leandro.marques
1 ano atrás

Horner já tinha alertado há mais de um mês que com os novos combustíveis poderíamos ver regressar os v8 ou mesmo os v10, deixando mais de lado tanta eletricidade.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado