Fórmula 1 2026: menos peso, mais potência, som (novamente) ao nível do que deve ser a F1
A Fórmula 1 está a considerar a adoção de motores mais leves, mais simples e mais ruidosos para a próxima geração de monolugares a partir de 2026, está empenhada em utilizar combustíveis totalmente sustentáveis, mas também quer que os carros sejam mais divertidos de conduzir e de ver.
É o essencial do que disse o diretor da F1, Stefano Domenicali ao Motorsport.com.
Sabendo-se que um caminho totalmente elétrico está totalmente fora de hipóteses, a utilização de combustíveis totalmente sustentáveis a partir de 2026 é imperativo, sendo que o tipo de unidade motriz está ainda em equação. A ideia é ainda reduzir o peso dos carros: “Se conseguirmos ser eficazes no estudo e na produção de combustível sustentável, poderemos pensar na próxima geração de unidades de potência, com foco na leveza” começou por dizer: “Queremos um motor competitivo, com muita potência e também com um ótimo som. 99,9% das pessoas querem voltar a ouvir um som de Fórmula 1 em pista, e isso é algo que pusemos em cima da mesa”, disse Domenicali.
Segundo Domenicali a F1 vai continuar a aligeirar todos os componentes dos carros e vai haver um foco importante nos combustíveis sintéticos: “acreditamos que a Fórmula 1 pode acelerar a possibilidade de termos combustível sustentável ao preço certo, e isso será uma grande ajuda para a mobilidade no sentido absoluto, incluindo os veículos comerciais, a aviação e a que inclui os carros que circulam no mundo, que são cerca de mil milhões e meio”.
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Motores mais leves umas gramas para levar com uns bons kilos em cima das novas baterias.
Da leitura que se faz dá notícia não pé parece que seja para isso, bem pelo contrário. A interpretação que faço é mesmo que estejam a trabalhar na possibilidade do regresso de motores v8 a combustão com combustível sustentável o que eu também acredito ser mais viável que os elétricos.
Um grande passo em frente
Pena ser só em 2026
Os F2 são os únicos monolugares que ainda dão um ar do que é a sonoridade de um carro de competição a sério. Tudo o que seja nesse sentido é bem vindo.
Horner já tinha alertado há mais de um mês que com os novos combustíveis poderíamos ver regressar os v8 ou mesmo os v10, deixando mais de lado tanta eletricidade.