GP Grã-Bretanha F1: McLaren incomoda Max Verstappen
O vencedor do Grande Prémio da Grã-Bretanha foi o suspeito do costume, Max Verstappen, mas a grande surpresa foi a McLaren que mostrou ter um carro competitivo, tendo até incomodado neerlandês.
A formação de Woking tinha já dado um salto competitivo no Red Bull Ring, com o novo pacote técnico no carro de Lando Norris, sendo o inglês batido apenas pelos Red Bull e por Charles Leclerc na corrida austríaca.
Fotos Martin Trenkler
No entanto, em Silverstone, até à qualificação, a Ferrari parecia a maior ameaça ao domínio do Bicampeão Mundial e a Williams a grande surpresa, conseguindo Alex Albon e Logan Sargeant figurar consistentemente entre os dez primeiros das classificações dos treinos-livres.
Foi, portanto, com alguma surpresa que Lando Norris chegou a estar na pole-position provisória, acabando em segundo lugar à frente de Oscar Piastri, assumindo a McLaren a liderança da perseguição a Verstappen, que conquistou o melhor lugar da grelha de partida.
Ainda assim, os carros de Woking têm mostrado alguma voracidade com os pneus da Pirelli, havendo alguma expectativa quanto ao ritmo de corrida dos carros pintados de ‘papaya’.
No arranque, o líder do Campeonato de Pilotos não foi suficientemente expedito, perdendo rapidamente um lugar para Norris, sendo ainda incomodado por Piastri.
Esperava-se que Verstappen rapidamente repusesse a normalidade, mas levou ao neerlandês cinco voltas até que conseguisse suplantar o inglês.
Com o novo pacote aerodinâmico, o MCL60 mostrou ser muito veloz nas curvas rápidas, tendo ainda um arrasto baixo, o que permitia a Norris sair rápido das curvas e voar baixinho nas rectas. Claro que não está ainda ao nível do Red Bull RB19, mas a diferença não era suficientemente grande para que Verstappen pudesse passar o inglês sem dificuldades.
A competitividade do McLaren ficou bem patente nas voltas seguintes à ultrapassagem do neerlandês, com Norris a manter-se na zona de DRS do líder, tendo este apenas conseguido distanciar-se definitivamente do seu perseguidor cinco voltas depois.
Apenas quando a superior capacidade de gestão de pneus do Red Bull se começou a sentir a diferença se abriu.
Ainda assim, até à trigésima primeira volta, Norris perdeu apenas 9,3s, o que significa que a diferença por volta entre ele o líder era de cerca de 0,3s, talvez a menor diferença este ano entre Verstappen e um opositor de outra equipa.
Oscar Piastri secundou bem o seu colega de equipa, mantendo-o no seu horizonte, apesar de não ter ainda a asa dianteiro que o inglês estreou em Silverstone.
O australiano parecia caminhar com segurança para o seu primeiro pódio da temporada, porém, parou nas boxes para montar pneus duros na vigésima oitava volta, o que o deixou exposto ao Safety-Car Virtual espoletado por Kevin Magnussen na trigésima terceira volta, que depois se transformou em Safety-Car, vendo-se suplantado por Lewis Hamilton, que aproveitou a neutralização da corrida para trocar de pneus.
Os dois da frente também aproveitaram a situação para realizar a sua única paragem nas boxes e aqui a McLaren terá jogado de uma forma que poderia ter sido demasiado defensiva, apostando em pneus duros, enquanto Verstappen e Hamilton escolhiam macios.
Os responsáveis da equipa de Woking ainda equacionaram montar os pneumáticos marcados a vermelho, mas, logisticamente, implicava que os mecânicos tivessem de colocar de parte os duros, que já estavam prontos para serem montados, e ir buscar os macios, havendo o risco de não estarem prontos para chegada do piloto inglês.
Com borrachas marcadas a vermelho dificilmente Norris poderia ameaçar a vitória de Verstappen, mas com duros ficou exposto aos ataques de Hamilton durante a fase de aquecimento dos pneus, após o reinício da corrida.
De facto, o heptacampeão mundial chegou mesmo estar lado a lado com o seu conterrâneo na antiga recta da meta, aproveitando a maior tracção proporcionada pelos pneus macios na saída de Luffield, mas a superior eficácia aerodinâmica do McLaren face ao Mercedes, manteve Norris no segundo posto.
Quando os duros de jovem da formação de Woking atingiram a temperatura óptima de funcionamento, este afastou-se definitivamente de Hamilton, conquistando o segundo posto a 3,7s de Verstappen, que venceu pela oitava vez este ano, sexta consecutiva, muito embora talvez não esperasse o incómodo que lhe foi dado por Norris.
Piastri, que teve o infortúnio de o Safety-Car entrar em pista pouco depois da sua paragem nas boxes, realizou uma excelente prova e, em circunstâncias normais teria terminado no pódio. Acabou por ver a bandeira de xadrez no quarto posto encostado ao escape de Hamilton, que voltou a terminar entre os três primeiros perante o seu público.
Este foi o melhor resultado do ano da McLaren, tendo sido dado um claro passo em frente, mas a olhar para temporada de 2023, são muitas as equipas que pareceram assegurar a liderança na perseguição a Verstappen para depois serem ultrapassadas. As próximas corridas serão determinantes para tirar conclusões, mas esta época ninguém esteve tao perto do Bicampeão do Mundo como Norris.