GP da Grã-Bretanha de F1: 5 histórias que prometem passar pelo paddock

Por a 8 Julho 2023 10:33

A Fórmula 1 prossegue a sua temporada com o Grande Prémio da Grã-Bretanha e serão muitos os temas que alimentarão as conversas no paddock, que vão desde Albon e Dr. Marko, a Alfa Romeo e as novas equipas.

FOTOS Martin Trenkler

Albon diz não a Dr. Marko

A posição de Sergio Pérez na Red Bull debilitou-se bastante nos dois últimos meses, mas a Red Bull está sem opções para substituir o atual colega de equipa de Max Verstappen.

Desde o Grande Prémio de Miami que o mexicano vem a acumular erros em qualificação que o deixam incapaz de replicar os resultados do neerlandês, que venceu as últimas cinco corridas enquanto o titular do carro número onze o máximo que conseguiu foi um segundo lugar na prova americana, voltando ao pódio apenas no Red Bull Ring, com um terceiro posto.

Esta falta de resultados deixou agastado Christian Horner, que foi muito vocal na prova austríaca, mas a situação parece ser pior com Helmut Marko que perdeu a confiança em Pérez e terá já iniciado a procura de uma solução.

De acordo com os rumores, o austríaco terá indagado Alex Albon sobre a possibilidade de regressar à Red Bull como colega de equipa de Verstappen.

Este, porém, terá recusado a proposta de Dr. Marko que neste momento não tem verdadeiras soluções válidas para substituir Pérez, uma vez que os pilotos da AlphaTauri, a equipa que deveria formar pilotos para a Red Bull, não convencem o conselheiro para a área do automobilismo da empresa de bebidas energéticas.

Guarda-lamas de F1 em teste

A McLaren e a Mercedes testarão em Silverstone uns protótipos de guarda-lamas para reduzir o spray de água quando a pista está molhada.

A avaliação decorrerá no dia 13 de Julho, depois do teste de pneus da Pirelli que ocorrerá no circuito inglês após o Grande Prémio da Grã-Bretanha.

Esta ideia surgiu depois do Grande Prémio da Bélgica de 2021, que na prática não existiu devido à chuva, e agora ganha força com o acidente que ceifou a vida a Dilano van’t Hoff no passado fim-de-semana em Spa-Francorchamps durante uma prova da Formula Regional Europe Championship by Alpine, que foi realizada com muita água em pista.

O objetivo é perceber a sua eficácia e como interage com os túneis venturi, responsáveis por gerar grande parte do apoio aerodinâmico dos atuais F1, com o intuito de introduzir uma versão final que seja montada apenas quando chove no início do próximo ano.

Alfa Romeo sem novidades?

A Alfa Romeo ainda não definiu o seu programa desportivo para os próximos anos, tendo Jean-Philippe Imparato afirmado que seria anunciado ou no Le Mans Classic ou no Grande Prémio da Grã-Bretanha.

Antevia-se, caso fosse no evento francês a apresentação do programa da marca de Arese, uma entrada no mundo dos Hypercar, ao passo que se fosse na prova de Silverstone a continuidade na Fórmula 1 seria a escolha.

O Le Mans Classic foi realizado no passado fim-de-semana sem que houvesse um anúncio e neste realiza-se o Grande Prémio da Grã-Bretanha.

Não existe para já nenhuma conferência de imprensa marcada pela Alfa Romeo, portanto, não se esperam novidades, mas a possibilidade mais forte é que o construtor italiano junte forças com a Haas, como patrocinador principal, podendo a médio-prazo entrar no Campeonato do Mundo de Endurance e Le Mans.

Nova construção de Pirelli

A Pirelli apresenta em Silverstone uma nova construção de pneus para suportar as performances dos Fórmula 1 actuais.

O apoio aerodinâmico gerado pelos monolugares deste ano excedeu as expectativas da companhia italiana, que esperava que só no final da temporada chegassem aos valores que se verificaram logo no primeiro Grande Prémio. Para evitar problemas com os seus produtos, a Pirelli criou uma nova construção, que mantém os compostos e os níveis de pressão.

As equipas já rodaram com esta família de pneumáticos em Barcelona, durante os treinos-livres de sexta-feira, tendo sido introduzidos em Silverstone, o circuito que mais exige dos pneus.

Existe, portanto, a possibilidade de haver alterações no equilíbrio competitivo, dado as borrachas da Pirelli serem um componente-chave na performance de cada carro.

Duas candidatas com luz verde?

O prazo para uma decisão da FIA quanto ao futuro dos projetos para novas equipas está a aproximar-se, correndo rumores de que duas delas deverão seguir para a fase seguinte.

Sabe-se que são pelo menos cinco as entidades que responderam ao desafio da entidade desportiva, o que significa que, caso os boatos que circulam em Silverstone se verifiquem, três delas receberam uma nega.

Olhando para os candidatos, a Andretti com apoio da GM parece ser o candidato mais forte, quanto à Hitech, Carlin Rodin, Formula Equal e LKY SUNZ as dúvidas são muitas, sendo difícil identificar um projeto que se destaque. No entanto, se forem mesmo dois dos candidatos, será pelo menos um destes quatro nomes a ganhar a possibilidade de avançar para a fase seguinte do processo de seleção.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado