F1 GP do Canadá: Nico Hulkenberg perde o segundo lugar, Stroll e Tsunoda também penalizados

Por a 18 Junho 2023 02:08

Nico Hulkenberg recebeu uma penalização de três lugares na grelha por não respeitar o tempo mínimo exigido por altura da bandeira vermelha (provocada por Oscar Piastri) na qualificação para o Grande Prémio do Canadá de Fórmula 1. Com esta penalização, Hulkenberg perde o segundo lugar na grelha.

No documento oficial fornecido pelos comissários da FIA refere-se o seguinte “O piloto tinha acabado de terminar a sua volta mais rápida e tinha começado outra volta rápida. Estava na curva 1 quando a bandeira vermelha foi mostrada, mas nessa altura já estava 1,5 segundos acima do seu tempo delta. O piloto afirmou que isso tornava extremamente difícil ficar abaixo do delta imposto no sector seguinte. Admitiu também ter-se confundido com o sinal sonoro dos auscultadores e, por isso, a certa altura pensou que estava a ir demasiado devagar. A comparação da telemetria com a do Carro 31 mostrou que, em geral, durante o resto da volta, ele estava aproximadamente à mesma velocidade que o Carro 31, que cumpria os tempos delta em cada mini-sector. Consideramos este facto como uma circunstância atenuante. No entanto, o regulamento é muito claro e, embora não esteja em causa que o piloto tenha agido perigosamente ou conduzido de forma insegura, houve uma infração e, por isso, tem de ser aplicada uma penalização. A penalização normal por não abrandar sob bandeiras vermelhas é de 10 posições na grelha, no entanto, tendo em conta as circunstâncias atenuantes, é adequada uma penalização mais baixa. Registamos que a intenção do regulamento é garantir que um carro não está a acelerar durante uma situação de bandeira vermelha e não há provas de que a velocidade tenha sido excessiva neste caso. Notamos também que o condutor deve familiarizar-se mais com os aspetos operacionais dos sinais delta.”

Lance Stroll foi penalizado em três lugares por atrapalhar a volta de Esteban Ocon e Yuki Tsunoda também recebeu a mesma penalização por interferir na volta de Nico Hulkenberg. No caso de Stroll os comissários afirmaram que “o piloto do carro 18 declarou que, embora tivesse conhecimento da aproximação do carro 31, não teve outra alternativa senão manter-se na trajetória seca porque os seus pneus (macios) estavam frios e, se não o tivesse feito, ter-se-ia despistado devido à natureza molhada da pista. No entanto, a equipa alertou-o para a proximidade do Carro 31 e é nossa opinião que ele poderia ter reduzido a velocidade na reta entre as curvas 7 e 8 e deixado passar o Carro 31. Por esse motivo, impediu desnecessariamente o Carro 31.”

No caso de Tsunoda a documentação FIA diz o seguinte: “o Carro 27 e o Carro 22 estavam ambos a fazer voltas rápidas com o 22 na frente. O Carro 27 estava a ganhar terreno ao Carro 22 e ao entrar na Curva 10, o Carro 22 foi para fora de pista e depois regressou à frente do Carro 27. O piloto do carro 22 considerou que ainda estava na sua volta rápida, apesar de, nessa altura, ser cerca de 3 segundos mais lento do que na sua volta anterior. Determinamos que o piloto do carro 22 atrapalhou desnecessariamente o carro 27. Depois de ter passado a curva 10, podia ter abandonado a sua volta e ter-se mantido fora da linha de corrida. Isto teria evitado qualquer impedimento.”

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Pity
Pity
1 ano atrás

Ena! Tantas penalizações! Há muito tempo que não tínhamos uma situação destas. (nem precisávamos)

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  Pity
1 ano atrás

O que precisamos é de penalizações em tempo útil, para quem é prejudicado sinta alguma justiça. Se tiverem de atrasar o Q2 ou Q3, paciência, no Rugby o VAR decide na hora e não no fim do jogo (no futebol não tanto costumam fazer vista grossa, só têm pressa é nos golos Fora de jogo).

Last edited 1 ano atrás by F1 FOR FUN
Pity
Pity
Reply to  F1 FOR FUN
1 ano atrás

O rugby tem rodas? 🙂 🙂 🙂
Desculpe a brincadeira, mas comparar desportos tão diferentes não tem lógica.
Há situações que podem ser resolvidas na hora, mas quando é preciso ouvir as partes, tal não é possível. Ouvir as partes e visualizar os factos leva tempo, pelo que atrasar a Q2 ou Q3 não faz sentido. Claro que o piloto prejudicado fica impedido de prosseguir, mas não há situações ideais.

Cágado1
Reply to  Pity
1 ano atrás

O rugby chega a ter 16 gajos envolvidos numa situação e o TMO (assim se chama), não demora horas a decidir. Mas se há coisa que nunca faz é ouvir intervenientes, cinge-se a factos, decide, comunica, explica e ninguém contesta.
A maioria das decisões nestes treinos era simplicíssima, podia e devia ter sido tomada no intervalo entre sessões.

Pity
Pity
Reply to  Cágado1
1 ano atrás

Então tinham de fazer intervalos maiores, não de cinco minutos.

Cágado1
Reply to  Pity
1 ano atrás

Os intervalos são de 10. Se for preciso alongar um, que se alongue.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
1 ano atrás

E porque não penalizaram o Luís por dar uma Strolada no Stroll? hah não vejo nada nos espelhos, tem direito a perdão?

Cágado1
1 ano atrás

É ridículo que uma technicality como a do Hulkenberg tenha o mesmo tratamento que o Sainz, que prejudicou seriamente 2 adversários em 2 alturas distintas.

Pity
Pity
Reply to  Cágado1
1 ano atrás

Na qualificação, o Sainz só prejudicou o Gasly, que eu tenha visto.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  Pity
1 ano atrás

Só? E deixar quase espaço nenhum no Q2 na recta grande antes da entrada das boxes, já não me lembro a quem.

Last edited 1 ano atrás by F1 FOR FUN
Cágado1
Reply to  Pity
1 ano atrás

Gasly na Q1 e já não me lembro quem na Q2. Sempre no mesmo sítio que ao Albon, onde foi acordado que não era o sítio para abrandar. Não sei se a culpa foi do Sainz ou da Ferrari, mas foi super perigoso e chocante, pela repetição.

Pity
Pity
Reply to  Cágado1
1 ano atrás

Essa questão com o Albon foi no 3º treino livre, tanto que foi chamado aos comissários. Nessa ocasião não foi penalizado e, na minha opinião, bem. Para mim, só impedimentos na qualificação devem ser penalizados.

Cágado1
Reply to  Pity
1 ano atrás

Oh Pity, vai para aí uma defesa ao Sainz e à Ferrari, que eu não entendo. Claro que ao Albon foi no TL. Foram chamados aos comissários e foi acordado que aquele não era o sítio adequado para abrandar, embora não tenha havido nenhuma penalização (e tb acho bem não haver penalizações desportivas no TL). Depois do puxão de orelhas, o Sainz repetiu a graça em Q1 e Q2. 3 lugares foi muito pouco, por 2 manobras perigosíssimas, que prejudicaram outros pilotos e que foram reincidências.

Pity
Pity
Reply to  Cágado1
1 ano atrás

Eu não defendo o Sainz por ser o Sainz, mas a verdade é que só vi ele prejudicar o Gasly, não vi nada no Q2.

Cágado1
Reply to  Pity
1 ano atrás

às tantas até já duvido de mim mesmo. Fui rever a Q2, a ver o que o Sainz tinha feito, ou não, e a quem. Pasme-se, foi ao Albon. Embora realmente muito menos grave que a outras, limitou-se a estar no meio da pista, em vez de à direita.

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