A1GP pode renascer com Marcin Budkowski ao leme do projeto desportivo
Criada em 2005 pelo xeique Maktoum Hasher Maktoum Al Maktoum, a A1GP foi uma competição de monolugares que reuniu nações a discutirem o triunfo em pista. O projeto pode estar de regresso às pistas depois de ter terminado de forma abrupta por razões financeiras na temporada 2009-2010.
A Sky News avança hoje que Keith Mills, empresário britânico e vice-presidente do comité organizador dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, lidera um grupo de interessados em fazer renascer a A1GP.
O projeto está pensado para 20 equipas, cada uma representando uma nação, com monolugares que seriam um pouco mais lentos do que os atuais Fórmula 1, usando biocombustíveis.
Quem vai liderar a vertente desportiva do projeto será Marcin Budkowski, antigo diretor executivo da equipa Alpine na Fórmula 1 em 2021, tendo passado ainda por Ferrari, McLaren e e ter sido diretor na FIA. A publicação francesa AUTOHebdo diz ter confirmado a informação avançada pela Sky.
Avançam ambas as publicações que o objetivo do regresso da A1GP não é competir com a Fórmula 1, mas criar um campeonato com 12 corridas começando em dezembro e terminando em julho.
Portugal teve pilotos na A1GP como por exemplo Filipe Albuquerque, que venceu uma corrida e alcançou o terceiro lugar na classificação na temporada 2008-09, João Urbano, Álvaro Parente e César Campaniço. Na altura, a FPAK criou ainda o programa A1GP Portugal Junior Team com os pilotos Gonçalo Araújo, Bruno Serra, Frederico Duarte, Armando Parente e António Félix da Costa.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Bons pilotos em carros com o andamento da FRECA, já basta a FE. Ainda se usassem carros de Super fórmula, isso sim seria uma grande jogada, seria superior à actual super fórmula pois teria pilotos ao nível da FE mas no carro mais rápido logo a seguir à F1.