CPK, Portimão: Corridas intensas na terceira jornada do campeonato

Por a 15 Maio 2023 09:00

O Kartódromo Internacional do Algarve recebeu a terceira jornada do Campeonato de Portugal de Karting Toyota, com uma centena de participantes em pista.

Na categoria X30, novamente com uma grelha de 36 pilotos, Miguel Silva (Pantano) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 58,290s. Na manga de qualificação, venceu João Dinis (CRG), na frente de Diogo Pinto (Tonykart), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Diogo Castro (Redpseed) e Santiago Ribeiro (Birel ART) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 14 voltas, João Dinis aproveitou bem a pole-position para liderar a primeira volta, tendo depois sido Diogo Pinto a passar para o comando e, mais tarde, Diogo Castro a assumir a liderança. Estes três pilotos brindaram os aficionados pelo Karting com uma grande corrida ao alternarem a primeira posição até à bandeira xadrez, tendo Diogo Pinto saído vitorioso, com João Dinis a ser um honroso segundo classificado e Diogo Castro a completar, com todo o mérito, o pódio.

Mas houve mais espetáculo: Francisco Macedo (CRG) arrancou da 27.ª posição e terminou no 4.º lugar e Miguel Silva largou da 30.ª posição e ainda conseguiu fechar o top-5! Rodrigo Vilaça (CRG) esteve igualmente muito forte e foi sexto classificado, assim como Henrique Ventura Oliveira (Kart Republic), Rafael Rajani (Kosmic), Santiago Ribeiro e Martim Romão (DR), pilotos que encerraram, por esta ordem, o top-10. Victor Luz (DR) voltou a vencer na Master e Francisca Queiroz (Kosmic) triunfou na classe feminina.

Categoria X30 Super Shifter

Luís Alves (CRG) foi o mais rápido nos treinos cronometrados à geral e na Sénior com a marca de 55,725s. Na manga de qualificação, o piloto de Guimarães voltou a ser o mais forte, na frente de Rodrigo Ferreira (Kosmic), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Miguel Ramos (CRG) e Henrique Cruz (Birel ART) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 12 voltas, Rodrigo Ferreira arrancou bem e assumiu a liderança na qual se manteve até à oitava volta, altura em que Luís Alves passou para o comando e começou a construir uma vantagem que lhe permitiu festejar a sua primeira vitória na categoria à geral e na Sénior. Henrique Cruz, que rubricou a volta mais rápida em 56,578s, foi o segundo a ver a bandeira xadrez, mas uma penalização de cinco segundos, fez com que caísse para o quarto lugar da geral e para o terceiro da Sénior. Assim, foi Lucas Vieira (Birel ART) o segundo classificado à geral e na Sénior, enquanto Hugo Marreiros (Tonykart) terminou na terceira posição e venceu na Master. Joseph Oliveira (Lenzokart) fez uma excelente corrida e fechou o top-5, sendo quarto na Sénior. Nuno Portela (Birel ART) triunfou na Gentleman, numa corrida em que abandonaram vários pilotos, tendo Rodrigo Ferreira sido talvez o mais inglório, já que foi forçado a abandonar a duas voltas para o final e numa altura em que era terceiro classificado.

Categoria Júnior

Diogo Caetano (Birel ART) foi a mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m00,707s. Na manga de qualificação, venceu Martim Meneses (Kart Republic), na frente de Tomás Gomes (Kosmic), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Santiago Alves (Parolin) e Martim Marques (FA) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 14 voltas, Martim Meneses aproveitou bem a pole-position e liderou de princípio a fim, mas nas primeiras voltas foi muito pressionado por Santiago Alves e por Tomás Gomes, tendo ainda na parte final da corrida tido forte oposição de Gabriela Teixeira (Kart Republic), que rubricou a volta mais rápida em 1m01,203s. Contudo, a jovem piloto de Gondomar foi penalizada com 10 segundos por alegada saída total dos corredores no momento de partida, pelo que caiu para a sétima posição. Assim, foi Tomás Gomes quem garantiu o segundo lugar, tendo terminado logo a seguir Maximiano Radeck (Redspeed), João Barros (Parolin), Martim Marques e Santiago Alves, que encerrou o top-6. António Macedo (CRG) foi o oitavo classificado, na frente de Davide Malvetta (Tonykart) e de Vasco Tavares (Kart Republic), que fechou o top-10.

Categoria X30 Mini

Romeu Mello (DAP) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m06,453s. Na manga de qualificação, venceu Afonso Lopes (Kart Republic), na frente de Jan Rodrigues (FA), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Gustavo da Silva (Birel ART) e Romeu Mello a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 12 voltas, Afonso Lopes largou da pole-position e manteve-se na liderança até final, tendo, contudo, a partir da sétima volta, travado um intenso duelo pela vitória com Jan Rodrigues, que foi o segundo a ver a bandeira xadrez, com a volta mais rápida em 1m07,165s. Contudo, o jovem luso-polaco foi penalizado com cinco segundos por alegada falsa partida, pelo que caiu para o quarto lugar, tendo assim Gustavo da Silva e Romeu Mello ascendido às segunda e terceira posições, respetivamente.

Vicente Capela (Parolin) e Xavier Lázaro (DR) travaram igualmente um duelo bem aguerrido pelo quinto lugar, tendo o primeiro acabado levado a melhor. A luta pela sétima posição envolveu vários pilotos, tendo Vicente Rodrigues (DR) sido o mais bem-sucedido, na frente de Francisco Correia (Kart Republic), José Pedro Pinto (Kart Republic) e Mário Silva Lora (Kart Republic), que encerrou o top-10.

Categoria Cadete 4T

Francisco Iglésias (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o tempo de 1m12,205s. Na manga de qualificação, o jovem piloto de Cascais também foi o mais forte e teve a seu lado João Francisco (FA) na primeira linha da grelha para a Final, com Martin Rodrigues (FA) e Tiago Caetano (Birel ART) a partirem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 8 voltas, Francisco Iglésias tirou o melhor proveito da pole-position para assumir a liderança até à passagem da quarta volta, altura em que João Francisco passou para o comando. A partir de então, assistiu-se a um intenso duelo até final, tendo João Francisco – autor da volta mais rápida em 1m11,992s – acabado por levar a melhor, por uma escassa vantagem de 0,023s (!) sobre Francisco Iglésias, que foi assim um honroso segundo classificado.

Tiago Caetano completou o pódio, enquanto Luís Fernandes (Birel ART) e Artur Loureiro (Parolin) fecharam o top-5, na frente de Diogo Baptista (Charles Leclerc) e de Lourenço Antunes (Birel ART). Martin Rodrigues foi forçado a abandonar e Miguel Baião (Kosmic) foi desclassificado.

Categoria Iniciação

Tomás Dias (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m45,812s. Na manga de qualificação venceu José Diogo Martins (Birel ART), na frente de Tomás Dias, pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Miguel Barbosa (Charles Leclerc) e Tomás Fontes (Birel ART) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 5 voltas, José Diogo Martins tirou o melhor proveito da pole-position para se impor logo na frente da corrida. O jovem piloto de Leiria ainda teve oposição de Tomás Dias no início, mas depois foi ganhando cada vez mais vantagem e voltou a triunfar de forma tranquila. Tomás Dias garantiu a segunda posição, com a volta mais rápida em 1m48,718s, e Miguel Barbosa completou o pódio. Enzo Santos (Birel ART) acabou por levar a melhor na luta pelo quarto lugar diante de Tomás Fontes, enquanto Lana Pelfrene (Birel ART) foi sexta classificada.

Todas as classificações em: RESULTADOS – CPKARTING

A quarta jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota está agendada para 22 e 23 de julho e será disputada no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização do Clube Automóvel do Minho (CAM).

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPK
últimas Autosport
cpk
últimas Automais
cpk
Ativar notificações? Sim Não, obrigado