Dylan Pereira vence corrida 1 da Porsche Sprint Challenge Ibérica
Dylan Pereira dominou a corrida 1 da Porsche Sprint Challenge Ibérica em Portimão. Pereira não deixou créditos por mãos alheias na primeira corrida da Porsche Sprint Challenge Ibérica, na manhã deste sábado, integrada no programa do FIA WEC (Campeonato do Mundo de Resistência), no Autódromo Internacional do Algarve. O piloto luso-luxemburguês que partida da ‘pole position’ nunca perdeu o controlo dos acontecimentos para terminar com uma vantagem de 4.071s sobre Pedro Salvador, o qual também concluiu com uma diferença tranquilizadora face a Francisco Mora.
“Depois do acidente sofrido nos treinos, a equipa AF Motorsport fez um trabalho fantástico e entregou-me um carro perfeito. Consegui manter a liderança na primeira curva e a partir daí procurei não cometer erros. Estava rápido, conservando um bom ritmo até final”, referiu Dylan, vencedor em 2022 da Mobil 1 Super Cup e agora convidado da AF Motorsport, liderada por André Fernandes, para disputar a primeira jornada da Porsche Sprint Challenge Ibérica.
Muito embora se esperassem duelos empolgantes pela conquista dos primeiros lugares, a verdade é que houve muita contenção, com muitos pilotos a optarem por não arriscar demasiado neste início de época e alguns porque também ainda estão a adaptar-se ao sistema de travagem sem ABS. “Como o Dylan não pontua e também, devido a ter feito pouco treinos, me sentia pouco confortável com a travagem em ABS, preferi não inventar, fazendo uma corrida a pensar nos pontos. A época é longa e marcar pontos desde o início será muito importante…”, referia, por seu turno, Pedro Salvador, o segundo classificado, que se destacou de Francisco Mora, outro dos favoritos, cujo carro não estava afinado para as caraterísticas da pista… “O meu objetivo era ficar à frente do Pedro [Salvador], mas a suspensão estava longe de ser eficaz para uma pista com tantos ressaltos. Tentaremos melhorar o carro para a próxima corrida, de modo a que possa bater-me com o Pedro”, declarou Mora, que ocupou o último lugar do pódio.
Manuel Alves e Vasco Barros, os dois pilotos da LOB Motorsport, embora distanciados entre si, destacaram-se do restante pelotão que chegou a agrupar-se à quarta volta, quando o safety car entrou em pista – de modo a que fosse retirado o carro de Bernardo Sousa, protagonista de uma saída. Lá mais para trás verificaram-se alguns duelos interessantes, como na categoria AM, dominada pelo jovem José Barros, que neste regresso a tempo inteiro após quase um ano de ausência esteve um desempenho notável: “Foi uma corrida fácil depois da saída do safety car, quando consegui ganhar vantagem e distanciar-me do segundo classificado”, contou o jovem da Veloso Motorsport. O segundo lugar do pódio apenas se decidiu na última curva, onde Ian Barret fez um “pião”, apanhando ainda… um grande susto. “Estou desapontado, porque ia conseguir um ótimo segundo lugar e deitei tudo a perder, mas pelo menos evitei bater…”, referia o piloto britânico, enquanto Ricardo Costa confessava: “Este resultado, para quem possui pouca experiência, pois esta foi apenas a minha terceira corrida, é muito satisfatório e animador para o futuro. Estou satisfeito, porque embora tivesse treinado pouco, consegui fazer bons tempos durante a prova”.
Na corrida GD, em que Rui Mirita, a contas com problemas de rendimento no motor do seu Porsche, foi uma carta fora do baralho, João Posser fez valer a sua experiência para concretizar os objetivos de subir ao lugar mais alto do pódio, como comentou no final: “Procurei sempre gerir a corrida para vencer a classe e consegui, o que foi excelente para começar a época”. E quem acabou, feliz da vida, no segundo lugar do pódio, foi Aloísio Monteiro, o “patrão” da The Racing Factory na sua primeira experiência na velocidade: “Fiz uma progressão fantástica nesta estreia, mas ainda tenho de entender como o carro se comporta a meio da corrida. Foi uma experiência interessante e o objetivo é continuar a minha aprendizagem nestas andanças”. Quem também fez a sua primeira prova num circuito foi o piloto de ralis britânico Frank Barret (irmão de Ian Barret, terceiro classificado na categoria AM). “Direi que foi entusiasmante e mais ainda o resultado, pois a minha intenção era aprender e evoluir volta após volta, sempre com muitas cautelas”, disse o mais velho dos Barret.
A segunda corrida da jornada inaugural da Porsche Sprint Challenge Ibérica está agendada para as 17h15 deste sábado
Classificação CORRIDA 1 (oficiosa):
1º, Dylan Pereira (AF Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-997.2/PROAM), 15 voltas
2º, Pedro Salvador (Porsche 911 GT3 Cup-991.2/PROAM), a 4.071
3º, Francisco Mora (Veloso Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-991.2/PROAM), a 9.937
4º, Manuel Alves (LOB Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-991.2/PROAM), a 19.714
5º, Vasco Barros (LOB Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-991.2/PROAM), a 27.376
6º, José Barros (Veloso Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-991.2/AM), a 42.618
7º, Ricardo Costa (Monteiros Competições/Porsche 911 GT3 Cup-991.2/AM), a 1.01.683
8º, João Posser (Veloso Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-991.2/GD), a 1.06.530
9º, Ian Barret (Porsche 911 GT3 Cup-991.2/AM), a 1.06.826
10º, André Fernandes (AF Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-997.2/AM), a 1.07.567
11º, Leandro Martins/Racar Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-991.2/AM), a 1.25.986
12º, Jorge Brioso (Porsche 911 GT3 Cup-911.1/AM), a 1.35.923
13º, Jorge Ramirez (HRT Performance/Porsche 911 GT3 Cup-991.2/AM), a 1.37.162
14º, Aloísio Monteiro (Porsche 911 GT3 Cup-991.2/GD), a 1.53.046
15º, Nuno Inocêncio (Porsche 911 GT3 Cup-911.1/AM), a 1.57.239
16º, Frank Barret (Porsche 911 GT3 Cup-991.2/GD), a 1 volta
17º, Chris Hillaby (HRT Performance/Porsche 911 GT3 Cup-991.2/GD), a 1 volta
18º, Big George (BigGeorge/Porsche 911 GT3 Cup-997.2/GD), a 1 volta
19º, Tiago Gonçalves (P21 Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-911.1/AM), a 2 voltas
20º, Manuel Chincilla (Racar Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-991.2/GD), a 3 voltas
Não classificados
Rui Mirita (Monteiro Competições/Porsche 911 GT3 Cup-991.1/GD)
Bernardo Sousa (AF Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-997.2/PROAM)
Francisca Queiroz (P21 Motorsport/Porsche 911 GT3 Cup-911.1/AM) não alinhou por problemas técnicos no carro
Volta mais rápida: Dylan Pereira, com 1m46.256s
Foto: Action Media
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI