24h Le Mans: Novas regras para o Safety Car
As regras dos Safety Cars foram revistas para as 24h de Le Mans. Um novo procedimento “pass-around” vai ser implementado, com algumas mudanças face ao sistema de três Safety Cars em pista.
Ao contrário do que acontecia nas provas de resistência dos EUA, em Le Mans, a corrida usa um sistema de três Safety cars. Este sistema permitia grandes ganhos ou grandes perdas, dependendo de que Safety Car apanhasse um determinado carro. Essa tornou-se muitas vezes a diferença entre a vitória e o desaire na prova francesa.
Três Safety Cars continuarão a ser utilizados inicialmente, mas serão fundidos numa fila única atrás de um Safety Car. Uma vez inseridos nessa fila única acontecerá o “pass-arround”. Qualquer carro que esteja atrás do Safety Car, mas à frente do seu líder de classe , será autorizado a passar pelo Safety Car e completar uma volta do Circuito de la Sarthe antes de voltar a juntar-se à parte de trás da fila. Depois de completado este procedimento, o diretor da prova iniciará um procedimento de ‘drop back’, através do qual a fila é arrumada até à ordem da classe.
Os carros LMP2 serão primeiro ordenados para o lado direito da pista para serem passados por Hypercars e GTEs. Os carros GTE irão então para a direita e serão passados pelos Hypercars e LMP2s, criando uma ordem Hypercar-LMP2-GTE para o reinício das corridas. As equipas são responsáveis por decidir se o seu carro é elegível para o procedimento ou não. Os carros que o fizeram quando não forem elegíveis receberão uma penalização de stop & go igual a duas voltas.
Os carros continuarão a poder ir às boxes antes de os três Safety Cars se fundirem numa única fila. A entrada do pit lane será fechada quando o pelotão estiver numa fila única.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Uma vergonha, a transformar as 24h de Le Mans numa corrida da IMSA, nem vale a pena ver as primeiras 23h, os carros vão estar todos alinhados uns atrás dos outros para um sprint final de 40 minutos como aconteceu nas 12h de Seebring.