CPM, Rampa da Pena: Hélder Silva sem rivais no 1º dia de prova
Com 72 participantes à partida, nem os chuviscos constantes impediram a rampa, neste dia de arranque, de receber os favores de muito público, que vibrou com uma jornada inaugural muito intensa e cheia de incidentes e duelos. Nota muito positiva para a prestação organizativa do Demoporto.
Está difícil de travar Hélder Silva e a Osella PA2000 EVO2 PA.30 da Power House.
Já líder do campeonato, após a sólida vitória em Murça, o bicampeão nacional absoluto em título foi o mais rápido nas três subidas realizadas durante a tarde de sábado e, reservou o melhor momento para a única Subida de Prova do programa, onde estabeleceu um tempo que colocou os seus dois adversários mais diretos a uma distância significativa.
Na Subida de Prova, rodou em 1:28.385, alcançando, com piso ainda húmido, a espantosa média horária de 113,23 km/h. Ainda melhor para as suas pretensões a novo triunfo, foi o facto de ter colocado José Correia (Norma FC20), o mais próximo contendor, a 4,7 segundos, com este a levar de vencida o duelo com António Rodrigues (Silver Car EF10), algo conservador na abordagem a este primeiro dia, que terminou a 6 segundos do líder.
No entanto, com a previsão de tempo completamente seco para amanhã, os tempos de hoje poderão nada valer para efeitos da classificação final, pois contam os dois melhores, em somatório e, pela frente, estão duas subidas de prova por realizar.
Vítor Pascoal teve uma tarde e crescendo. Se nas duas subidas de treino, pareceu algo cauteloso, na Subida de Prova, forçou o andamento no seu Porsche 991 GT3 CUP e alcançou a melhor marca entre os GT, sendo ainda o 4º mais rápido da geral.
Quem já não lhe pode dar réplica nesse primeiro “momento da verdade” do fim-de-semana foi Gabriela Correia. Nas duas subidas de treino, levou o seu Mercedes AMG GT4 ao topo da tabela de tempos dos GT, embora com Pascoal sempre por perto. Na Subida de Prova, deu um toque forte nos rails, já na parte final da rampa e ficou sem tempo, condicionando assim o seu dia de amanhã, onde terá obrigatoriamente de registar dois tempos nas duas subidas de prova do programa.
Com tudo isto, o espanhol Bernardo Garcia de Castro (Porsche 997 GT3 CUP) acabou este sábado no 2º lugar, a 6,7 segundos do líder dos GT, com José Carlos Magalhães a levar o Porsche 911 GT3 CUP da MNE Sport ao 3º melhor tempo, a 10,6 segundos de Pascoal.
No 5º posto da tabela de tempos absoluta encontrámos o dominador habitual dos Protótipos B. Nuno Guimarães foi paulatinamente ganhando confiança no piso e, na subida que importava, estabelece uma marca que o colocou no Top 5 e longe da concorrência entre os B.
Logo atrás, encontrámos no 6º lugar Luís Nunes. O piloto da Nunes Sport imprimiu, como sempre, um ritmo tremendo ao Skoda Fabia R5 e foi, por larga margem, o dominador dos Super Challenge,. Nesta categoria quem mais perto de si andou foi o regressado Manuel Pereira (Mitsubishi Lancer EVO VI), 2,7 segundos mais lento, tendo logo atrás outro EVO VI da marca nipónica, tripulado por José Carlos Pouca Sorte, a 4,2 segundos de Nunes.
Já no duelo dos Turismos, Joaquim Teixeira (Cupra TCR) foi o 7º da geral e superiorizou-se a Luís Delgado (Cupra Competicion TCR), com os dois a ficarem separados por 1,2 segundos. Sérgio Nogueira comemorou o seu regresso ao Renault Clio RS com o 3º melhor tempo da categoria, sendo o mais rápido na Divisão 3.
Tiago Pinto trouxe até à Penha o LBS Motor Club RX 01, sendo o único participante nas lides da Taça de Portugal de Kartcross de Montanha. Sofreu com alguns problemas mecânicos, mas, na subida de prova, já conseguiu rodar rápido, estabelecendo uma marca perto do Top 20.
Flávio Sainhas ‘passeou” a sua superioridade entre os Clássicos. A sua tarefa ficou ainda mais facilitada com os problemas de direção que afetaram o Ford Escort RS 1800 de José Pedro Gomes, com este a não participar na subida de prova.
Como tal, que mais perto rodou do covilhanense foi Fernando Salgueiro. Mesmo assim, o bicampeão nacional não rodou sem problemas no seu Ford Escort MKII e fez mais 8,3 segundos do que Saínhas. A 11,7, com o 3º tempo, quedou-se Gilberto Pinto, num Austin Mini Cooper S.
Nos Legends, Pedro Alves não teve rival por perto. No fecho do primeiro dia, o vila-realense e o seu Citroen Saxo VTS estão já com 8 segundos de vantagem sobre José Coimbra (Opel Astra) com Miguel Gonçalves (BMW E36 Coupé) em terceiro, 8 décimas atrás do piloto do Astra,
Armando Freitas sai desta jornada inaugural no comando dos 1300, mas o fafense esteve longe de exercer um domínio musculado, como é seu hábito. Na subida de prova, superou o regressado Francisco Milheiro (Peugeot 106), mas por míseras 341 milésimas de segundo , tendo ainda João Diogo Santos (Fiat Punto) a singelas 5 décimas. O duelo a 3 promete!
Amanhã, domingo, a partir das 10 da manhã, o cardápio da edição 2023 da Rampa da Penha Paisagem Protegida incluirá 4 subidas. Uma de warm-up, outra de treinos e duas subidas de prova, normalmente decisivas para o desfecho competitivo.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI