AutoSport: A última Edição (está nas bancas)
A vida é feita de ciclos e também no AutoSport, esta semana, se encerra mais um. É feito com tristeza, mas com ainda mais determinação, que sempre caraterizou esta publicação. É um ciclo recheado de histórias que termina, dando mais atenção ao presente e ao futuro. Um passo necessário e encarado com ânimo.
Desde o longínquo dia 24 de agosto de 1977, data do Nº 0 do AutoSport, distribuído em pleno Circuito Vila Conde, durante um fim de semana de corridas da velocidade nacional, passaram 45 anos e meio.
Esta edição de 29 de março é a última, em que o jornal AutoSport é impresso em papel, a não ser que algum dia uma qualquer circunstância do destino reverta a situação. Para trás ficam 45 anos e seis meses, ou 2377 semanas.
Nesse período fizeram-se 2361 edições. Pelo meio, algumas interrupções, a mais significativas quando no início de 2012 foi interrompida a publicação semanal, e realizadas nove revistas mensais, de março a novembro em paralelo com uma edição digital online.
Sabemos que muitos sentem pena que a referência no desporto motorizado vá deixar de estar nas bancas. Mas também sabemos que são muito mais os que nos procuram pelo site e que abandonaram o papel. O AutoSport tornou-se num ritual e o jornal era um “fiel amigo” que partilhava as notícias e os resultados do fim de semana. Muitos colecionaram os vários formatos até aos dias de hoje. Os que o fizeram são privilegiados, pois facilmente podem fazer uma bela viagem no tempo.
Será certamente uma pena para esses, mas há que ter consciência que tem sido precisamente a ‘teimosia’ em manter o jornal em papel ‘vivo’ que impede o AutoSport Online de ser ainda maior e melhor. Portanto, agora, é tempo de virar totalmente o foco para o online, que todos sabemos ser o futuro, e não só nas nossas publicações, mas em todas, pelo mundo inteiro.
Como se sabe, o futuro das publicações impressas como jornais e revistas é totalmente incerto, mesmo a curto prazo, especialmente devido ao desenvolvimento da tecnologia. Cada vez mais pessoas preferem agora consumir notícias e informação online através de websites, meios de comunicação social e publicações digitais e isto levou a um forte declínio nas publicações impressas e como consequência direta, nas receitas de publicidade. E isso, por sua vez, obrigou muitas publicações impressas a reduzir o seu pessoal, a cortar custos, ou a cessar completamente as operações.
Apesar destes desafios, que já existem há duas décadas, o AutoSport foi-se conseguindo adaptar e sobreviver, não só com o reforço das tecnologias digitais, como também procurando e encontrando novas fontes de receitas.
Sabemos que o nosso futuro depende da nossa capacidade de adaptação e inovação em resposta ao panorama mediático em constante mutação, e é neste contexto que decidimos agora parar com a impressão do papel.
O futuro passa pelo site, criado em março de 2001, visitado diariamente por muitos milhares de pessoas. A atual redação do AutoSport vai continuar a assumir o desporto como até aqui, mas a isso junta o comércio e a indústria, o que pensamos ser importante num momento em que esta passa por uma enorme transição, com muita gente a não saber que caminho irá seguir. Pode consultar todas as novidades em automais.autosport.pt
À imagem do que acontece nas corridas, é apenas mais uma volta que acaba, para dar início a outra, onde queremos ser melhores, sabendo dos desafios que existem pela frente. Encaramos este desafio com o entusiasmo e determinação de sempre, com a vontade de partilhar esta paixão que nos une. Acompanhe-nos neste novo capítulo. Amanhã estará nas bancas a última edição.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Mas vão continuar as edições digitais? Ou fomos enganados ao assinar por um ano e ao fim de alguns meses ficamos só com o site? Eu assinei pelo autosport.com por apenas 35€ com acesso a todas as revistas, podendo fazer downloads das revistas em formato pdf, ter acesso ao plus, incluindo notícias de motogp e indycar, que não existe no autosport.pt.
Naturalmente que as edições digitais terminam. Se a intenção é eliminar os 40% de trabalho que dá a realização do jornal, para o canalizar para o online, prosseguir as edições digitais significaria manter o mesmo trabalho, só evitando o envio para a impressão.
Então fomos completamente enganados, comprámos gato por lebre, deviam ser forçados a devolver o dinheiro em proporção.
Não vejo assim. Está-se a pagar para ter acesso a todas as notícias sem limite.
Muito obrigado por tudo e muito boa sorte para esta nova fase.
Têm aqui um aliado! Força!
Muita sorte na nova etapa.
Não sei se será a melhor opção, mas é certamente a lógica dado os tempos que correm. Comprei o vosso jornal durante muito tempo, mas agora só assino a edição digital.
Boa sorte para mais 45 anos
É uma pena que deixe de haver o AutoSport em papel , eu sou leitor desde o nº 1 e quando passou a ser digital fiz a minha assinatura no site mas nunca deixei de comprar também em papel pois é outra coisa um gajo chegar a casa do trabalho e sentar-se no sofá com a respectiva cervejinha fresca e desfolhar o jornal . Mas pronto tudo tem um fim lá vou que ler tudo só no computador. Já agora um off tópico o guia das Motos chegou a sair para as bancas no dia 18 como foi anunciado ?… Ler mais »
Pois é ! Os senhores do Autosport decidiram pôr fim à revista em papel e digital. Cada vez deixamos mais de ter referências testemunhadas em papel. Por este andar se um dia houver um holocausto digital, a memória da humanidade desaparece.
Também já não estaremos cá para testemunhar a situação.
Seja feita a vontade a bem da ganância de fazer dinheiro e mais dinheiro deste mundo de vaidade. Um dia teremos dinheiro e a alma vendida. São esses os valores desta humanidade perdida.
Entende que as edições impressas acabaram, porque as pessoas não as compram? Não vejo onde está a ganância. É triste, sim. Mas somos nós, consumidores, que causamos este fim.