F1 GP da Arábia Saudita: Fernando Alonso penalizado, perde pódio para George Russell
Por Fábio Mendes a 19 Março 2023 18:49
A festa do pódio de Fernando Alonso foi curta. O piloto espanhol estava a ser investigado pela paragem em que cumpriu os cinco segundos de penalização. Em causa estará o macaco traseiro que terá estado encostado ao carro, numa altura em que ninguém pode tocar no carro. As imagens mostram um aparente contacto com o monolugar e os comissários penalizaram o espanhol com dez segundos, o que promove George Russell ao terceiro lugar.
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Oh, meu Deus! Como é possível, tanto Alonso como a AM repetirem exactamente os erros da Alpine? Só faltou ultrapassarem o limite no “pit lane”!
For God sake, goddammit!
Grande corrida do Alonso de qualquer maneira. Erros estúpidos.
Nem vale a pena perder tempo a comentar este tipo de penalizações.
As equipas estão informadas que não podem tocar no carro. Se não podem tocar, não podem tocar. E não é que não tenha havido precedentes na corrida anterior. A AM estava mais que avisada.
Eu também queria Alonso no pódio mas aqui os pénaltis foram justos.
O que foi suspeito foi esperarem pelo fim da corrida para para dizerem que estavam a investigar, se avisassem em tempo útil o Alonso podia ter construído uma margem de mais de 10s.
Pois nao. Nao há qualquer dúvida da justica da penalização.
Tenho é duvidas sobre o papel da Mercedes nisto.
???????
A Mercedes sem haver qualquer comunicado de investigacao avisou o russel para estar dentro dos 5 segundos.
Como a mercedes sabia e mais ninguem? E aqui saliento a aston martin nao saber.
Porque foi deixada a penalizacao para depois da corrida quando a corrida passada foi tudo dentro da corrida?
O que houve de diferente da corrida passada para esta corrida?
Na passada nao dava para akudar a mercedes e nesta dava.
Mas vamos fingir que nao se passou nada.
Não embarco em teorias da conspiração. Como já disse noutro post, nem sempre o público tem conhecimento das investigações, só das que são anotadas pela direcção de corrida, o que não quer dizer que as equipas não saibam. O facto de ter sido a Mercedes a avisar o Russell, não significa que outras não soubessem, mas só um piloto, da Mercedes, poderia beneficiar.
O único ponto que condeno, é o timing da decisão. Houve tempo mais do que suficiente para anunciarem a penalização durante a corrida.
Mas foi a Mercedes que foi colocar o macaco no carro ¿¿¿
A minha questao nao tem nada mas nada mesmo com isso.
Eu ate digo que nao ha duvidas.
Mas a corrida passada nao foi assim ha tanto tempo para nao se lembrar de uma situacao identica e resolvida durante a corrida.
E esta acabou agora, se nao se deu conta que a mercedes ja sabia da penalizacao antes de toda a gente. nao tenho culpa que nao esteja com olhos de ver a corrida.
Mas você é que está a tirar conclusões por aquilo que viu na emissão televisiva, quem lhe disse a si que por o áudio da Mercedes para o Russell ter aparecido na emissão por exemplo mesmo antes do da Aston Martin, que a Mercedes sabia antes dos outros????isso é uma conclusão sua
Sabe para que serve a f1tv?
Somos bueda espertos ein.
N maneiras de saber, ate nos tempos das voltas se percebe.
Mas vamos fingir que ainda vemos f1 na rtp1 e temos acesso a informacao nenhuma alem da transmissao.
Não você não é esperto, você é um teórico da conspiração, nem sei como não escreveu que a entrada do safty car ao invés de um virtual safty car foi para tentar dar a vitória ao max
Claro que sou teorico.
A sua explicacao entao para a mercedes avisar o russel foi porque ouviu na radio o aviso ao alonso?
Mas as radios nao mostram isso.
Como soube a Mercedes entao?
Maior cego é aquele que nao quer ver.
A directiva o ano passado a meio da epoca tambem nao foi para ajudar a mercedes. A escolha dos regulamentos para 2014tambem nao.
Então por esse prisma (retorcido) os regulamentos do anos passado foram feitos para favorecer a Red Bull
Sabe como a mercedes ja tinha a unidade motriz desenvolvida? Sabe a pressao que deu abfia para comtinuar que k motor tinha de ser assim? Sabe ha quantos anos ja tinha k motor construido?
Mas tem razao. Sao teorias da conspiração
Foi obra do totó…
Alguem me explica como a Mercedes era a unica a saber da possivel penalizacao??
Ou foram eles a chorar a pedir a penalizacao??
Quem esteve atento durante a corrida sabe bem do que falo.
Isso foi estranho. Sendo que não houve nenhuma mensagem da penalização.
Ora aí está…
Mas é estranho porquê????a mensagem da Ferrari para o Leclerc acelerar para não ser passado pelo Lewis só aparece na emissão duas voltas após o sucedido, acredita que essa mensagem foi dada ao Leclerc naquela altura????como é que você sabe que os áudios foram emitidos por ordem cronológica??quem lhe garante que o primeiro áudio não é o da Aston para o Alonso e só depois a Mercedes informa o Russell???
Nao precisa de ter medo de entrar no seculo XXI.
O dinheiro investido na f1tv é mais bem gasto do que no autosport.
Diz algurm que nao falhava um nr da revista ate recentemente.
Quem lhe disse que gasto dinheiro no AutoSport??? Só não percebo como a F1 não vem recrutar pessoal para ser comissário nas corridas aqui ao AutoSport, o que não falta é inteligentes e entendidos, que não percebem nada
E dinheiro ainda mais bem gasto foram 35 € pelo autosport.com com acesso às revistas desde 2010 e posso fazer download dos pdf de todas.
É possível que, tal como nós, a Mercedes tenha reparado na falha do mecânico e tenha antecipado uma penalização mesmo antes desta ser apresentada. Nesta medida faz sentido colocarem o Russel na margem mínima previsível .
Sem espinhas o mecânico meteu o macaco na traseira logo que o carro parou ,erro estúpido do mecânico
Se foi sem espinhas porque deixaram para o fim da corrida?
E corrida passada tinha espinhas e por isso penalizaram durante a corrida?
Para não dar tempo de reagir, e que o Alonso acabasse atrás do Hamilton. Não são teorias da conspiração, mas sim factos. A Aston Martin não tem o poder da Mercedes nem da Red Bull.
É a mesma coisa que o VAR no futebol, não ter detectado um fora de jogo e ter validado o golo e depois do jogo acabar vão rever as imagens e anular o golo, é isto que está a acontecer na F1, tem de existir uma decisão antes da cerimónia de pódio. Depois as regras não são claras e não há consenso, pelos vistos no passado podem ter sido cumpridas as penalizações como a AM fez, foi por isso que anularam a penalização e vão alterar as regras.
Eu acho um vergonha.
A FIA mais uma vez a não merecer o espectáculo que promove. Não sei se houve erro da AM, mas se houve há que penalizar sem problemas. O problema é como é que a Mercedes sabia na corride e que eram 5s, e depois de Alonso ficar a salvo dado ter conseguido ficar a mais que esse tempo foi-lhe dado 10s. Pôrem-se a jeito para dar lugar a interpretações dúbias não é de maneira nenhuma o caminho certo. Triste sem duvida…
Mesmo. Mas ainda ha aqui muitos que preferem nao ver as coisas.
Outro teórico da conspiração, qual foi a penalização do Ocon por a equipa tocar no carro antes do tempo????………… não pense muito, foram os mesmos 10 segundos que deram agora ao Alonso, a Mercedes é que foi burra pois se não se tem enganado na penalização podia ainda ter pedido ao Hamilton para acelerar “se conseguisse” e tinham ganho lugar ao Alonso com os 2 carros, pois no fim o Hamilton ficou a 3 décimos do Alonso
Eu posso dizer, sem problema, que fiquei chateado com isto. Mas houve uma conversa entre o Alonso e a AM a dizer para ele acelerar para ganhar os 5s pois podia ser penalizado novamente e a seguir é que houve a comunicação da Mercedes. Eu vi a corrida e ouvi isto. Preferia 1000x o pódio do Alonso. Abraço
A razão da decisão foi a penalização que Alonso teve de cumprir na pista, devido ao seu posicionamento incorrecto na grelha de partida do Grande Prémio da Arábia Saudita. Fê-lo durante a sua paragem nas boxes, que ocorreu após a entrada do Safety Car devido à retirada do companheiro de equipa Lance Stroll. E o regulamento em mãos não o permite. “A menos que o condutor já estivesse na entrada do pit lane com a intenção de cumprir a pena, já não o pode fazer se houver um regime de Carro de Segurança Virtual na pista ou se a entrada… Ler mais »
Este texto foi retirado de um artigo noutro site….
A FIA tem cada penalização que nem ao diabo lembra 🙁
Se não podia cumprir a penalização durante a paragem em Safety car, eles não cometeram nenhuma violação nas boxes, e os 5 s mantêm-se como penalização no fim e não os 10s. De qualquer forma a penalização foi removida, que azia para os fanboys da Mercedes.
Eu ouvi primeiro na F1tv/sky depois na Mercedes e depois o aviso ao Alonso. Já sabia da penalização 5 minutos antes da Sport tv ter dado por ela.
A Mercedes continua a ter “malta” na FIA?
E tudo o vento mudou. Afinal já não há penalização.
Mais uma vez a AS é a ultima a dar a noticia. Estao a jantar.
Com tantas incoerências esta FIA.
As palavras do chefe da aston ja se previa que no minimo isto iria arrastar uns tempos.
Mais melão para alguns😁