F1 2023- Equipas: Aston Martin tem objetivo firme
Apostados em lutar pelos lugares cimeiros da classificação, a Aston Martin começou mal a época passada, não tendo interpretado da melhor forma as alterações ao regulamento técnico e apresentou um monolugar que ficou muito aquém da maioria dos adversários. Foram ainda a tempo de realizar uma melhor segunda metade do calendário, mas o máximo que alcançaram foi a batalha até à última volta com a Alfa Romeo pelo sexto lugar do campeonato de construtores.
A equipa adquirida por um fundo de investimento liderado pelo canadiano Lawrence Stroll tem vindo a fazer uma série de melhoramentos na sua fábrica e contratado uma série de funcionários de relevo a outras equipas para alcançarem as estruturas de topo na Fórmula 1. Esse é o objetivo a médio prazo: lutar por títulos. Em 2023 pretendem começar a época com um carro base mais performante e que vá melhorando ao longo do ano com as atualizações apresentadas. Estão confiantes disso mesmo, mas o verdadeiro teste só ocorre na primeira corrida da época e só aí se pode aferir com mais certeza do que é capaz o AMR23 nas mãos de uma dupla nova de pilotos.
Sebastian Vettel deu lugar a Fernando Alonso e a Aston Martin manteve um piloto experiente e capaz de os levar numa boa direção durante a época. Possivelmente a equipa britânica nada ficou a perder, em termos de desempenho, com a saída do alemão, visto que Alonso é um dos melhores pilotos da sua geração e já fez muito na Fórmula 1 com carros que não eram os melhores.
Os últimos tempos de Alonso na Alpine não foram os melhores em termos de relação com o seu companheiro de equipa e na Aston Martin terá Lance Stroll como colega, que lutou muito em pista com Vettel na época passada. A relação entre ambos os pilotos é uma das muitas dúvidas para este ano, mas não deverá ser a maior. O facto da Aston Martin conseguir apresentar um carro capaz de pontuar frequentemente e aprender com o AMR22 é mesmo a questão principal nesta estrutura para 2023.